segunda-feira, janeiro 07, 2008


Anular de excessos através da consciência
Como todos os anos, as festividades natalícias e de Ano Novo foram dadas a excessos: comeu-se demais, bebeu-se demais e o exercício físico foi mínimo; tudo isto com a benção da publicidade aliciante a altos pitéus, doces tradicionais e bom vinho e licores. Entretanto chega-se a Janeiro e tudo aponta compulsivamente para que se tenha de começar imediatamente a fazer penitência pelos tais excessos cometidos em Dezembro, como já aqui abordei anteriormente: a publicidade de um dia para o outro está cheia de produtos magros, fatos de treino e todo o tipo de apetrechos engenhosos para nos “ajudar” a perder peso e voltar a viver uma vida mais saudável – ou ter a consciência pesada se o não fazemos.
É por exemplo o caso da Omron HBF-500 Body Composition Monitor, a nova balança da Omron, que para além de acusar o peso também aponta para outros detalhes desagradáveis como a percentagem de gordura corporal, de músculos e massa óssea e o Body Mass Index (BMI) e que graças a um chip queixinhas se lembra perfeitamente de quão gorda e em que má forma estavas antes da dieta que começaste assim que deram as 12 badaladas da meia noite a 31 de Dezembro.
Ou o CA4000 pro, o balão para uso próprio que permite que se meça a percentagem de alcoolémia sanguínea de meia em meia hora, prevenindo desta forma que uma pessoa chegue a ficar bêbeda – o quanto não mais porque se passa a vida a soprar no aparelho nem terá tempo para beber.
Ou o Forerunner 305, um conta-passos avançadíssimo que para além do óbvio (contar passos) também mede o pulso e calcula o uso de calorias e tem um sistema de GPS, que te permite seguir o teu circuito de corrida num mapa electrónico – tudo isto talvez para distrair uma pessoa do facto de que é extremamente duro ficar em forma...
... mas o aparelho mais... tragicómico, digamos, com que me deparei foi o cinzeiro que tosse cada vez que alguém o usa, o que inspira a pensar em pulmões de fumador, aparelhos de oxigénio e morte dolorosamente lenta por asfixiação e efectivamente “estrangula” qualquer vontade de continuar a fumar.
Tem de se sofrer pela beleza – e pela saúde também.

13 Comments:

Blogger papel químico said...

um cinzeiro que tosse é muito bom :) as balanças sádicas dispenso...

07 janeiro, 2008 12:53  
Blogger Vida de Praia said...

Balança Sádica... ora aí está um nome bastante mais apropriado - se bem que menos comercial - para a balança em questão ;-)

07 janeiro, 2008 14:00  
Blogger Marta said...

Eu já vi um desses cinzeiros e adoro! :D As balanças... passo, obrigada! :D

07 janeiro, 2008 15:13  
Blogger Vida de Praia said...

Fumas, ó marta? Só um fumador é que pode apreciar o verdadeiro efeito constrangedor-intimidador-aterrador- dos cinzeiros com catarro ;-)

07 janeiro, 2008 18:31  
Anonymous Anónimo said...

Se o cinzeiro, para alem de tossir, tambem fumar e morrer de cancro, dispensam-se de todo os fumadores!

O meu medidor de gordura e' a quantidade de piropos que ouço das meninas por dia. Menos de 100 significa que tenho de perder umas gramas.

07 janeiro, 2008 20:39  
Blogger Vida de Praia said...

Ha ha ha. Bons pontos de vista. Mas umas gramas, ó jaime? Umas gramas??! Então não é o grama? Pontapés na gramática, isso sim, é que é perigoso para a saúde :-P (mas estás quase desculpado, porque deixaste de exercitar o português no teu blogue...)

08 janeiro, 2008 07:09  
Anonymous Anónimo said...

Onde é que foste buscar essa de o grama? Parece coisa que eu diga.

08 janeiro, 2008 19:39  
Blogger Vida de Praia said...

A um sketch dos Gato Fedorento, claro :-P (um gaiato é apanhado com droga e vai apaziguar os pais, assegurando-os de que só foi apanhado com uma grama; ao que os pais reagem bastante mal - porque ele comete esse erro imperdoável de gramática, LOL).

08 janeiro, 2008 20:27  
Blogger Marta said...

Não, não fumo... mas acho o cinzeiro engraçado! :D Vou ver se o ofereço ao senhor meu namorado, que tem dias que mais parece uma chaminé... :S

09 janeiro, 2008 00:19  
Blogger Vida de Praia said...

Ele, sim, como fumador, há-de dar-lhe o devido valor e apreciá-lo na sua inteireza :-P

09 janeiro, 2008 07:13  
Anonymous Anónimo said...

Ηello my familу member! І wish tο say that this aгticle iѕ aweѕome, grеat writtеn
and come with approximately all іmportant infos.
Ι wоuld liκe to sеe more poѕts like this .


my blog payday loans

06 abril, 2013 11:05  
Anonymous Anónimo said...

Good ԁaу very niсe blοg!
! Guу .. Bеautiful .. Amazing .
. I'll bookmark your website and take the feeds additionally? I'm glad tο
find so many helpful info гight hеre in the рublish, we
want develoρ extгa techniques on this regard, thаnκs foг sharing.
. . . . .

my blog post - New Bingo Sites

17 maio, 2013 10:03  
Anonymous Anónimo said...

This site was... hοw do уou say it?
Relеvant!! Finally I havе found something ωhіch helреd me.
Thanks!

Check out my web page :: small loans

22 maio, 2013 03:27  

Enviar um comentário

<< Home