Que fobia!
Fobia (do Grego φόβος, “medo”), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objectos, animais ou lugares (Wikipedia).
Quando há dias estava a escrever um comentário sobre a fobia aos pombos, queria certificar-me se havia um termo técnico para este fenómeno e consultei a Wikipedia. Bem (por incrível que pareça) não encontrei essa, mas em contrapartida deparei-me com uma lista de nove (!) páginas cheias de exemplos de fobias, ordenadas alfabeticamente. Desde as mais banais como a agorafobia (medo de lugares abertos e multidões), a acrofobia (medo das alturas) ou a escotofobia (medo do escuro), às que a mim me parecem palermices como a anuptafobia (medo de ficar solteiro/a), a autofobia (medo de si mesmo or de estar só), a automatonofobia (medo de bonecos de ventríloquo e de cera – nada estranho, são tão “creepy”), a biofobia (medo da vida), a cainofobia (medo de novidades), a catagelofobia (medo do ridículo – compreensível em certos casos...), a corofobia (medo de dançar – de dançar??? O que é que mete medo nisso?), a crometofobia (medo de dinheiro – esta eu de certeza que não tenho!), a cromofobia (medo das cores), a cnidofobia (medo de cordas), a coulrofobia (medo de palhaços – ui, sou uma coulrofoba: detesto palhaços e sempre me meteram um medo pegado!…), a deipnofobia (medo de jantares e de conversas ao jantar), a epistemofobia (medo do conhecimento – ui, conheço tanta gente que parece padecer disto!...), a eleuterofobia (medo da liberdade – isto deve ser a fobia favorita dos governantes de certos países...), a ergofobia (medo do trabalho – também conheço várias pessoas que parecem ser afectadas por esta condição, he he he). Também descrevia a estupofobia (medo de pessoas estúpidas – esta eu tenho de certezinha absoluta!).Pronto, e a parvoíce era tanta ou tão pouca que nem tive coragem de passar do “e”.
Começo a ter fobia às fobias!… Ah, essa já há e já tinha ouvido falar: é a fobofobia E supostamente há a fobia à falta de fobias, a afobia (e eu que pensava que isso era ser-se são, mas ok...).
Acreditam nisto?!...
12 Comments:
Não encontraste a selachofobia (medo de tubarões) nem a fobofobia (medo de fobias)?
oooookkkkkk..... :|
Deu-te uma fobia e não leste o post até ao fim, foi, jaime?... ;-D Não, eu não cheguei à selachofobia, se bem que suspeito tê-la, he he; mas à fobofobia, essa flagrante parvoíce, tinha feito referência mesmo antes de terminar.
Pois, maria qualquer coisa...
Oops, sorry, escapou-me o final do teu post.
Foi o palhaço que te assustou, foi, jaime? Confessa lá... ;-D
Também não gosto de palhaços!! ufa... Já não sou a única.
Tenho medo da ignorância. Assusta-me mesmo!!!
Estou a precisar de ir ao psicólogo :)
confesso que não consegui ler todas as fobias. acho que tenho fobia de vir a ter fobofobia :)
LOL, psipages :-D Quem não precisa, he he he, quem não precisa? ;-)
Mmmm... a fobia de vir a ter fobofobia deve ser a fobofobofobia, papel ;-P
Não conhecia grande parte das fobias, até mete medo ler lol
beijinho*
Eu até tenho algumas fobias mas de certeza que não tenho fobia ao dinheiro. Tenho fobia é a não ter dinheiro e quando chega o fim do mês essa fobia agrava-se...
Essa foi boa, menina, he he he :-D
:-*
A fobia a não ter dinheiro deve ser também uma das que eu tenho e é terrível, né, helena?! ;-) E pelos meus calculos deve chamar-se tipo acrometofobia :-)
Que tem medo de pombo é o que?
mande um email para: viits@hotmail.com
Enviar um comentário
<< Home