quinta-feira, agosto 28, 2008

Que fobia!
Fobia
(do Grego φόβος, “medo”), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objectos, animais ou lugares (Wikipedia).

Quando há dias estava a escrever um comentário sobre a fobia aos pombos, queria certificar-me se havia um termo técnico para este fenómeno e consultei a Wikipedia. Bem (por incrível que pareça) não encontrei essa, mas em contrapartida deparei-me com uma
lista de nove (!) páginas cheias de exemplos de fobias, ordenadas alfabeticamente. Desde as mais banais como a agorafobia (medo de lugares abertos e multidões), a acrofobia (medo das alturas) ou a escotofobia (medo do escuro), às que a mim me parecem palermices como a anuptafobia (medo de ficar solteiro/a), a autofobia (medo de si mesmo or de estar só), a automatonofobia (medo de bonecos de ventríloquo e de cera – nada estranho, são tão “creepy”), a biofobia (medo da vida), a cainofobia (medo de novidades), a catagelofobia (medo do ridículo – compreensível em certos casos...), a corofobia (medo de dançar – de dançar??? O que é que mete medo nisso?), a crometofobia (medo de dinheiro – esta eu de certeza que não tenho!), a cromofobia (medo das cores), a cnidofobia (medo de cordas), a coulrofobia (medo de palhaços – ui, sou uma coulrofoba: detesto palhaços e sempre me meteram um medo pegado!…), a deipnofobia (medo de jantares e de conversas ao jantar), a epistemofobia (medo do conhecimento – ui, conheço tanta gente que parece padecer disto!...), a eleuterofobia (medo da liberdade – isto deve ser a fobia favorita dos governantes de certos países...), a ergofobia (medo do trabalho – também conheço várias pessoas que parecem ser afectadas por esta condição, he he he). Também descrevia a estupofobia (medo de pessoas estúpidas – esta eu tenho de certezinha absoluta!).Pronto, e a parvoíce era tanta ou tão pouca que nem tive coragem de passar do “e”.
Começo a ter fobia às fobias!… Ah, essa já há e já tinha ouvido falar: é a fobofobia E supostamente há a fobia à falta de fobias, a afobia (e eu que pensava que isso era ser-se são, mas ok...).
Acreditam nisto?!...

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não encontraste a selachofobia (medo de tubarões) nem a fobofobia (medo de fobias)?

28 agosto, 2008 13:21  
Blogger ML said...

oooookkkkkk..... :|

28 agosto, 2008 14:15  
Blogger Vida de Praia said...

Deu-te uma fobia e não leste o post até ao fim, foi, jaime?... ;-D Não, eu não cheguei à selachofobia, se bem que suspeito tê-la, he he; mas à fobofobia, essa flagrante parvoíce, tinha feito referência mesmo antes de terminar.

Pois, maria qualquer coisa...

28 agosto, 2008 14:33  
Anonymous Anónimo said...

Oops, sorry, escapou-me o final do teu post.

28 agosto, 2008 14:38  
Blogger Vida de Praia said...

Foi o palhaço que te assustou, foi, jaime? Confessa lá... ;-D

28 agosto, 2008 14:46  
Blogger Marcia said...

Também não gosto de palhaços!! ufa... Já não sou a única.

Tenho medo da ignorância. Assusta-me mesmo!!!

Estou a precisar de ir ao psicólogo :)

28 agosto, 2008 14:58  
Blogger papel químico said...

confesso que não consegui ler todas as fobias. acho que tenho fobia de vir a ter fobofobia :)

28 agosto, 2008 15:13  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, psipages :-D Quem não precisa, he he he, quem não precisa? ;-)

Mmmm... a fobia de vir a ter fobofobia deve ser a fobofobofobia, papel ;-P

28 agosto, 2008 15:31  
Blogger Menina said...

Não conhecia grande parte das fobias, até mete medo ler lol

beijinho*

28 agosto, 2008 20:40  
Blogger Unknown said...

Eu até tenho algumas fobias mas de certeza que não tenho fobia ao dinheiro. Tenho fobia é a não ter dinheiro e quando chega o fim do mês essa fobia agrava-se...

28 agosto, 2008 21:03  
Blogger Vida de Praia said...

Essa foi boa, menina, he he he :-D
:-*

A fobia a não ter dinheiro deve ser também uma das que eu tenho e é terrível, né, helena?! ;-) E pelos meus calculos deve chamar-se tipo acrometofobia :-)

29 agosto, 2008 06:58  
Anonymous Vitoria said...

Que tem medo de pombo é o que?
mande um email para: viits@hotmail.com

20 agosto, 2009 05:30  

Enviar um comentário

<< Home