sexta-feira, agosto 22, 2008

Acabaram-se as faltas injustificadas?
De certeza que também têm colegas que arranjam desculpa atrás de desculpa para faltar ao trabalho, tipo: “ai, o meu filho está doente”, “ai, há greve geral dos transportes e é impossível deslocar-me”, “ai, a minha avó foi internada de urgência”, “ai, tenho uma inundação cá em casa e tenho de ficar à espera do canalizador”, “ai, tenho de ir fazer umas análises”, “ai, fui atropelado por um camião e estou com um traumatismo craniano gravíssimo” etc. e tal – isto particularmente às Segundas ou Sextas. E não há uma pessoa de pensar que o que esse tipo de gente quer é um fim-de-semana prolongado à conta do patrão?!...Entretanto isto das faltas dá prejuízos enormes todos os anos e destabiliza o clima laboral, por isso inspirados pelo ramo segurador, onde as falsas alegações, patranhas e falcatruas também abundam, e segundo o jornal
Telegraph, já há patrões que começaram a aplicar a tecnologia ao serviço da empresa numa tentativa de resolver o problema: nomeadamente sistemas informáticos como o sistema Voice Risk Analysis criado pela Digilog que funciona como detector de mentiras, analisando o grau de stress que se faz sentir na voz dos empregados quando ligam para pôr uma baixa por motivos vários.
Não sei se resultará... espero que sim...
(foto acima: arimoore @flickr.com)

11 Comments:

Blogger papel químico said...

Ms... digo eu... se a pessoa precisar de faltar por ter *realmente* um problema não é normal que tenha níveis de stress elevados, logo uma voz pouco segura? Por que não um chip no cérebro com acesso total aos dados biomédicos? Muito mais fiável. Com ligação ao GPS então melhor ainda.

22 agosto, 2008 10:34  
Anonymous Anónimo said...

O mesmo "detector de mentiras" pode ser usado quando patrão disser aos empregados que apesar do aperto financeiro da empresa, não haverá despedimentos.

22 agosto, 2008 10:54  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, tens razão, papel. E que excelente proposta a tua! Muito melhor e mais fiável, sim senhor! Tira já a patente disso ;-)

Outra excelente proposta, jaime. Isso era óptimo! E já agora aplicavam-no também quando o chefe está a tentar justificar a falta de aumentos salariais e de promoções claramente merecidas, he he ;-)

22 agosto, 2008 11:02  
Blogger Marcia said...

Eu usava uma coisa dessas no patrão!!
:)

22 agosto, 2008 13:20  
Blogger papel químico said...

eu estava a ser irónica (se calhar não se percebeu). irritam-me solenemente esses gadgets controladores. já bem chega o despertador de manhã e o relógio de ponto (para quem tem de sujeitar-se a isso).

22 agosto, 2008 13:30  
Blogger Marta said...

Eu espero bem que essa coisa não funcione!! :D

22 agosto, 2008 14:44  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, psipages ;-)

Percebi, papel. Ironia por ironia... ;-D Também odeio controlo - e de gadgets fico-me mesmo pelo despertdor, só porque tem de ser :-P

Quer resulte, quer não, quem me dera ver-me livre dos “faltões”, que me enervam descomunalmente, marta ;-D ... bem, na realidade só se trata de um “faltão”, mas o gajo irrita por 100 :-P

22 agosto, 2008 15:32  
Anonymous Anónimo said...

Mesmo, mas mesmo mesmo giro, era se o "detector de mentiras" estivesse ligado por um fio eléctrico ao empregado, e desse um choque eléctrico sempre que apitasse. Piii! Tzzz! ]:->

22 agosto, 2008 17:09  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, jaime :-D Ora aí é que acabava definitivamente com as faltas não justificadas! ;-)

23 agosto, 2008 09:39  
Blogger Unknown said...

Lá tás tu a dar ideias!!! :-)Concordo com o comentário da/do paquel quimico. Os bons mentirosos safam-se sempre...

23 agosto, 2008 15:54  
Blogger Vida de Praia said...

Estou, helena, eu e as minhas ideias... ;-D
Claro que os bons mentirosos se safam sempre, mas se ao menos se apanhassem os maus mentirosos (os mais burros das desculpas esfarrapadas)... já era meio caminho andado ;-)

24 agosto, 2008 12:49  

Enviar um comentário

<< Home