quinta-feira, agosto 21, 2008

Vinil, forever!
Não sei se já repararam que há tendência na área da moda das coisas voltarem à circulação depois de um x número de anos – e se uma pessoa é visionária (ou como eu não é tão disciplinada em relação a deitar roupa que já não usa fora, como seria de desejar) e guarda a roupa, bem pode voltar a usá-la 15-20 anos depois, quando voltar a entrar em moda. E quem diz na moda, diz em outros campos: na música, na arte – e até na tecnologia.

Nos anos 80 havia os LPs, singles e maxisingles de vinil; mas com os anos 90 e a vinda dos CDs o vinil foi desaparecendo e dizia-se que ia terminar de vez e conheço muita malta que deitou os gira-discos fora.
Entretanto bem que os podiam ter guardado, como nós lá em casa, porque a tendência mais recente no campo das publicações discográficas parece ser o voltar ao vinil, que, em combinação com a música que se pode encontrar online, está a fazer retrair o CD.
...

Entretanto duvido que a cassete tenha um renascimento, mas é melhor guardar o gravador e o walkman, porque nunca se sabe...

16 Comments:

Blogger papel químico said...

eu ainda tenho LPs do josé barata moura :D

21 agosto, 2008 11:28  
Blogger Marcia said...

Bem, quando os "discos" (era assim que eu lhes chamava) deixaram de ser usados, eu e a minha irmã achámos que seria "boa ideia" brincar com eles e fazer de conta que eram "freesbes"... Ya, ya... Não foi grande ideia, mas a minha imaginação sempre foi muito fértil!!

21 agosto, 2008 11:47  
Blogger ML said...

Discos ainda temos muitos (meus pais)...agora o gira discos em si.. onde o pobre já lá vai... :P

vjs

21 agosto, 2008 11:52  
Blogger Vida de Praia said...

A sério, amiga papel? Que giro! Eu ainda tenho ”A Loja do Mestre André” em single E gira-discos, ainda tens?
Por falar em coisas boas dessa época, comprei os DVDs do ”Verão Azul”! Tem-me dado um gozo imenso voltar a ver as peripécias do Javi, da Bea, do Pancho, etc. e tal :-D

Então não restam discos na família, é isso, psipages? Espera lá: mas os discos de vinilo não são assim... a modos que... afiados como navalhas?... Oooops!... Ai a imaginação fértil!... ;-)

A tua sorte, maria qualquer coisa, é que os gira-discos voltaram ao mercado e até se apanham relativamente baratuchos.
:-*

21 agosto, 2008 13:50  
Blogger Marcia said...

Ficaram algumas marcas registadas nos braços e mãos :)
Mas tenho pena, sabes? Tínhamos uma colecção de ABBA, por exemplo, que seria engraçado manter... Não sei o que nos deu!!!

21 agosto, 2008 14:19  
Blogger Menina said...

Os meus pais ainda guardam aqui por casa um gira-discos, mas acho que não funciona lol e também temos alguns discos de vinilo..

bjs*

21 agosto, 2008 14:34  
Blogger Vida de Praia said...

Uuuuui! Foi a imaginação fértil, psipages, mais nada ;-D
Era bom, era, se a colecção dos Abba tivesse sobrevivido...
Mamma Mia here
I go again


Engraçado, menina, que excepto a psipages - por motivos de maior... parvoeira infantil LOL - todas até agora parecem ter ainda discos de vinil algures :-)

21 agosto, 2008 16:50  
Blogger Vida de Praia said...

Reparem, meus amigos, que graças a uma alma caridosa que me chamou à atenção para o erro - e eu DETESTO erros ortográficos desnecessários, por isso fiquei muito agradecida - já corrigi: mas qual vinilo?! Chama-se vinil! Vinil!... ;-)

21 agosto, 2008 16:55  
Anonymous Anónimo said...

Chama-se fóssil. :-)

21 agosto, 2008 17:52  
Blogger Marta said...

Eu não tenho discos, nem nunca tive, mas tenho pena. Lá em casa, a única coisa que dava música era um rádio a cair de podre (que só há poucos anos passou à reforma) e que - por acaso - tinha leitor de cassetes. Cassetes tenho muitas...
Em relação a discos, se não lhes têm muito amor, vendam-nos em feiras de velharias: há dias vi um single dos Beatles em vinil a ser vendido por 80 euros!

21 agosto, 2008 18:10  
Blogger papel químico said...

eu tenho montes de discos ainda e montes de discos infantis :) músicas e histórias. mas lembro-me que quando apareceu o break dance resolvi fazer uma sessão de scratching com um LP de fado dos meus pais (e que eu achava tão horrível na altura que não tive qualquer pejo em destruir). o disco ainda existe com riscos e tudo (a agulha do gira-discos é que teve de ser trocada - acho que os meus pais ainda não descobriram porquê).

21 agosto, 2008 19:48  
Blogger Vida de Praia said...

Aaaaaaaaaaaaai, jaime!... Mas não me ouviste acabar de dizer que o vinil voltou a ser moderno???! Hã? :-P

Wow, que fortuna, marta!
Cassetes também ainda tenho muitas.

LOL, papel químico! Tudo pela arte, he he he ;-D (e o que os pais não sabem, não lhes dói - é a minha divisa :-D)
Temos de fazer uma sessão de discos pedidos um dia qualquer - mas discos a sério, vinil, pois! ;-)

21 agosto, 2008 20:40  
Anonymous Anónimo said...

«Mas não me ouviste acabar de dizer que o vinil voltou a ser moderno???! Hã?»

Sim, sim, e os protestos contra a guerra do Vietname são já ali... :-P

Hoje o que está a dar é o mp3. Ou era, que já vamos no mp4. E eu até já uso a extensão mp5, que na verdade é um ficheiro mp4, mas eu meto mp5 para impressionar as miúdas. ;-)

21 agosto, 2008 22:46  
Blogger Unknown said...

Ya é Fixe... Acho que vou "roubar" o leitor de vinil (é assim que se diz????)... Avó: é para mim tá???

Se bem que para os ouvir no carro não dá muito jeito pois não???

21 agosto, 2008 23:08  
Blogger ' Claudjinha said...

la isso é verdade... a moda repete-se... aqui há uns 2, 3 anos, achava completamente horrorosos aqueles sapatos com um buraco ah frente em q aparece o dedo grande do pé e o outro a seguir... e no entanto é o que está agora na moda.. e de uma forma que não me desagradada de todo..

quanto a outros campos, cm a musica.. isso do vinil sabia... a minha avó tem um gira-discos xD valioso, hoje.. ah, e como eu gosto de 'coisas antigas' vou guardar os videos, as cassetes, os telemoveis e isso tudo que tive ate agora... daqui a 20 anos vai ser lendario ! lindo :P

Bj

22 agosto, 2008 00:36  
Blogger Vida de Praia said...

:-P, jaime.
Tudo para impressionar as miúdas, LOL ;-D (o vinil só impressiona os maluquinhos do hi-fi, he he he)

Point taken, helena ;-) Tinha-me esquecido do carro...

É precisamente isso, 'c.! E apanhaste perfeitamente o espírito da coisa :-)
:-*

22 agosto, 2008 07:10  

Enviar um comentário

<< Home