terça-feira, setembro 30, 2008

1 + 4 = 5
Que os elefantes têm uma memória impressionante já toda a gente sabia. Mas também sabiam que os elefantes são bons à matemática? Se não sabiam, pois, tal como eu, ficam a saber: foi Naoko Irie (na foto), uma investigadora japonesa da universidade de Toquio, que descobriu este facto notável e deu direito a um artigo na revista New Scientist e tudo. Teve nisto a ajuda de Ashya, um elefante asiático (também na foto), que demonstrou a capacidade de somar números correctamente em 90% dos casos. Como? De uma maneira bastante simples: foram precisos dois baldes e um monte de maçãs. Naoko pôs por exemplo três maçãs num dos baldes e uma noutro; depois acrescentou quatro maçãs ao primeiro balde e cinco ao segundo. E o inteligente do elefante fez rapidamente as contas e concluiu que três mais quatro é uma soma ligeiramente maior do que um mais cinco (não é?... Eu sou uma asna à matemática, por isso...), escolhendo, é claro, o balde com o maior número de maçãs 90% das vezes.

E esta, hein?

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bastante gira (a Naoko)!

30 setembro, 2008 07:24  
Blogger Vida de Praia said...

Achas, anónimo? Talvez a achasses mais gira ainda se se interessasse especialmente por tubarões e afins, mas é só um palpite... ;-)

30 setembro, 2008 08:21  
Blogger Menina said...

Acabo de concluir que um elefante sabe mais de matemática do que eu xD lol

beijo*

30 setembro, 2008 11:56  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, e do que eu, menina! Ai o sistema de ensino em Portugal é mesmo péssimo :-D
:-*

30 setembro, 2008 12:01  
Blogger papel químico said...

tu já te esqueceste que fizemos a vida negra à professora de matemática no segundo ano (bom e daí... tu talvez não tenhas participado nas acções de terorismo)? tadinha. assim não há milagres. saiu da sala a chorar por mais que uma vez.

30 setembro, 2008 12:25  
Blogger ML said...

elefante asiático?? ahahahah

nem parece...

:P

30 setembro, 2008 14:13  
Blogger Vida de Praia said...

Não me lembro nada disso, papel - mais uma vez devo ter andado no planeta dos T.P.C.‘s ;-) Mas explica o “estado da nação”...

E porque não, maria qualquer coisa? O que é que lhe falta?

30 setembro, 2008 15:52  
Blogger papel químico said...

não te lembras??? tivemos uma professora no primeiro ano que todos adoravam - a ricardina dias, certo? no ano seguinte apareceu-nos uma professora nova que foi alvo das mais pérfidas acções de terrorismo psicológico, cujo fim último seria a sua expulsão da escola e exovalhamento público. eu lembro-me de ter errado de propósito todas as perguntas do primeiro teste para provar como ela era má professora (eu e mais uns quantos, quase todos - menos tu claro :))) no final fizemos as pazes, fomos felizes para sempre e tivemos todos óptimas notas :)

30 setembro, 2008 16:33  
Blogger Marcia said...

A minha matemática também já teve melhores dias :)

Beijinhos grandes :)

30 setembro, 2008 17:09  
Blogger ' Claudjinha said...

já há animais mais inteligentes que o homem ! xD (que eu, por exemplo LOOL)

01 outubro, 2008 01:53  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, amiga papel :-D Mas que lindo, hein, que plano infalível (já parece dos planos infalíveis do Cebolinha dos gibis, lembras-te???) Lembro-me perfeitamente da Ricardina Dias, mas quanto à outra e aos acontecimentos aqui descritos, bateste mesmo numa das minhas lacunas de memória - eu devo mesmo ter andado na lua... ou isso, ou comi queijo demais (não era o queijo que diziam que era mau para a memória?...)

Bem-vinda de volta, psipages! Que saudades! Tudo bem por terras de Sua Majestade?
Vá lá que a tua matemática já teve melhores dias: a minha matemática, excepto um breve período de je ne sais pas quoi, em que devo ter batido com a cabeça algures e inesperadamente me tornei um “crânio” à mesma, foi sempre muito mázinha ;-)
:-*

LOOOOOL, 'c.

01 outubro, 2008 07:17  

Enviar um comentário

<< Home