sábado, novembro 08, 2008

Banda sonora 2
E voltando à conversa da música, aparentemente não só há uma ligação entre certas músicas e o tipo de prestação durante os treinos, como parece haver uma ligação talvez mais próxima ainda entre a música dos Beatles e os sentimentos e experiências que se memorizam.
Passo a explicar: segundo um grupo de cientistas da universidade de Leeds liderado pelo professor catedrático de psicologia Martin Conway e a médica Catriona Morrison a música dos Beatles é uma verdadeira chave de memória. Foi o que concluiram no seu estudo, que intitularam de “Magical Memory Tour”, inspirado no album dos Beatles “Magical Mystery Tour”. Neste pediram a 3.000 pessoas de 69 países diferentes entre os 17 e os 87 anos de idade que respondessem que recordações é que lhes vinham à mente, enquanto ouviam os Beatles e os participantes demonstraram de repente ter acesso a imensas recordações emotivas há muito arquivadas nos lugares mais recônditos da memória.

...
O que vos vem à memória quando ouvem o “Let it Be”?

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E isso de evocar memórias e sentimentos só funciona com as músicas dos Beatles? Com os Rolling Stones já não dá?

08 novembro, 2008 12:53  
Blogger Unknown said...

Quando ouço o "let it be"? Sinceramente, nada!!!! lol. Já o "yesterday" faz-me lembrar o Mr. Bean :-) enquanto o "yellow submarine" lembra-me a música de um curso da minha escola: "façam filhos, nós queremos trabalhar, queremos trabalhar". (curso de educadoras claro está)Já o "imagine" lembra-me o "11 de Setembro" (um noticiário fez um "apanhado" com imagens desse dia e a música de fundo era essa. Tenho a dizer que nessas imagens se viam as pessoas em desespero a "mandarem-se" das Twin Towers)

08 novembro, 2008 14:18  
Blogger Vida de Praia said...

Não, jaime, com os Rolling Stones não dá mesmo ;-P

É pá: tantas memórias evocadas pelas músicas dos Beatles! Acabaste de comprovar esta teoria totalmente científica, helena :-)
...
«Façam filhos, nós queremos trabalhar»??? Esse slogan é um bocado perverso, ou é só impressão minha?... ;-D

08 novembro, 2008 14:33  
Anonymous Anónimo said...

Quando ouço Beatles vêm-me à cabeça infinitas memórias dos meus anos 60. Curiosamente só nasci 20 anos mais tarde.

08 novembro, 2008 20:50  
Blogger ' Claudjinha said...

por acaso é verdade, mesmo eu não tendo vivido enquanto eles estavam no auge, quando oiço musicas deles fazem sempre lembrar qualquer coisa, mesmo q nao seja da minha vida, nao sei é esquisito :P

08 novembro, 2008 22:13  
Blogger Vida de Praia said...

Ha. Ha. Ha, jaime :-P Mas que matemática é essa, hã?...

Realmente é um fenómeno estranho e ainda inexplicável, 'c.

09 novembro, 2008 09:56  
Blogger Unknown said...

Então se as pessoas não fizerem filhos, as educadoras de infância não têm trabalho right???

09 novembro, 2008 16:47  
Blogger Vida de Praia said...

Right, helena. Isso já tinha percebido, mas mesmo assim acho o slogan para o atrevidote... ;-P

10 novembro, 2008 06:51  

Enviar um comentário

<< Home