terça-feira, abril 14, 2009

Pseudo-geografia
Isto de ter tempo demais entre mãos – como foi o caso nestas férias de Páscoa – é no que dá: o meu cara-metade e eu voltámos a arranjar inspiração para mais uma das nossas típicas conversas pseudo-científicas. Tudo começou com a menção de uma ilhota qualquer:


- (ele): “Mas afinal o que é uma ilha?
- (eu): “Uma formação de terra rodeada de água por todos os lados.” E acrescentei: “aprendi isto na escola.
- (ele): “Quando é um sítio pequeno que dá para palmilhar de lado a lado relativamene rápido ainda compreendo. Mas a Gronelândia é enorme. E a Austrália então!... A Austrália será uma ilha?
- (eu): “Não. Apesar de rodeada de água por todos os lados a Austrália é um continente.
- (ele): “Porquê?
- (eu): “Simples: porque é gigantesca.
- (ele): “Então e a Gronelândia não é um continente porquê? E Madagascar que é três vezes maior do que Espanha?
- (eu): “Mas qual quê? Nem sequer o dobro...
- (ele): “E por falar em Espanha: Espanha e Portugal formam uma península.
- (eu): “Sim, a Península Ibérica.
- (ele): “Mas há penínsulas mais claramente penínsulas do que outras e a Ibérica não é uma delas, uma vez que há imensa terra que liga Espanha e França.
- (eu): “Mas qual quê?
- (ele): “Há sim. Já entre a Dinamarca e a Alemanha é só uma linguazinha minúscula de terra. Por isso não me convencem que ambas são penínsulas.
- (eu): “Mas mudando de assunto, dizem que 2/3 da Terra são cobertos de água. Será que na verdade debaixo de todos os continentes e ilhas haverá água?
- (ele): “???
- (eu): “Pois: não temos é submarinos que aguentem a pressão; se tivéssemos e submergissem verticalmente até chegar às profundezas mais profundas e depois fossem sempre em frente, de certeza que até encontrariam água debaixo dos continentes.
- (ele): “Bem... se se escavar o suficiente vai-se dar com água quente...
- (eu): “Ora aí está! O que prova que essa água esteve perto do centro da Terra, que é tremendamente quente... estás a ver, estás a ver? O globo todo é coberto de água, mas nuns sítios há terra à superficie e noutros não!...
- (ele): “???

...
O que nos vale é que começamos a trabalhar hoje outra vez... ;-)

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Austrália pode ser simultaneamente uma ilha e um continente. Um espaço topológico é simultaneamente aberto e fechado! ;-P

14 abril, 2009 10:24  
Blogger Unknown said...

Grandes discussões que pairam na tua cabana!!! :-)

14 abril, 2009 10:51  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela informação, jaime.
...
Espaço topológico?... Não me digas que também andas com tempo demais, he he he ;-P

Podes crer, helena - quase dignas de prémio Nobel... da ignorância :-D

14 abril, 2009 11:15  
Blogger ML said...

Ahh... estas conversas valem a pena!

;)

14 abril, 2009 12:21  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, maria qualquer coisa - se valem! :-D

14 abril, 2009 12:56  
Blogger Marcia said...

Já estava com imensas saudades dos vossos diálogos :)

Fico aguardar mais conversas a dois!!

14 abril, 2009 20:30  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, psipages - sai mais conversa! Espera até voltarmos a ter férias e vais ver, he he he ;-D

14 abril, 2009 22:54  
Blogger Menina said...

Gosto destas conversas cientico-geográficas xD De vez em quando sou eu com o meu pai a discutir estas coisas LOL

Beijo*

15 abril, 2009 00:41  
Blogger ' Claudjinha said...

é mesmo conversas de quem nao tem mais nada que pensar :P

15 abril, 2009 00:54  
Blogger Vida de Praia said...

He he he, menina :-) E conversam sobre que tópicos, por exemplo?
:-*

Mas é que podes ter a certeza, ‘c. :-D

15 abril, 2009 06:57  

Enviar um comentário

<< Home