terça-feira, junho 17, 2008

Mais conversas pseudo-científicas
Há muito tempo que o meu cara-metade e eu não tinhamos daquelas conversas que de científicas só têm mesmo o cheiro. Mas há dias, já nem me lembro a propósito quê... ah, sim, já me lembro, estavamos a saborear um belo frango de churrasco, veio-me ele com a seguinte pergunta:
- (ele): “que tipo de animal será um frango?
- (eu): “uma ave, claro.
- (ele): “mas as aves voam e as galinhas não.
- (eu): “as avestruzes também são aves e não voam. Já para não falar nos pinguins. E os peixes voadores voam, mas não são aves, portanto...
- (ele): “mas o que definirá as aves?
- (eu): “têm penas e bico e reproduzem-se por ovos.

Isso dos ovos deu logo azo a mudança de tópico:
- (ele): “mas os répteis põem ovos...
- (eu): “sim, mas não têm penas, he he...
- (ele): “as serpentes serão répteis?
- (eu): “claro. E os lagartos também. E se calhar até os jacarés.
- (ele): “e o que definirá os répteis?
- (eu): “têm sangue frio, uma língua biforcada e mudam a pele um tanto ou quanto escamosa quando querem crescer.

E das escamas passámos, é claro, aos peixes:
- (ele): “mas os peixes também têm escamas.
- (eu): “sim, e reproduzem-se por ovos tal como os répteis; mas respiram por guelras. Logo, o tubarão é um peixe, mas as baleias e golfinhos não são; são mamíferos.
- (ele): “mamíferos? Mas nadam e vivem na água.
- (eu): “sim, mas dão à luz, tal como os mamíferos, e dão de mamar às crias, tal como os mamíferos; e respiram por pulmões.
- (ele): “digam o que disserem, para mim as baleias têm aspecto de peixe e por conseguinte são peixes e mais nada!...Claro que tivémos de passar pelos insectos.
- (ele): “e o que definirá os insectos?
- (eu): “isso já é mais difícil, porque uns têm asas e outros não.
- (ele): “um escorpião enorme será um insecto?
- (eu): “claro. Não tem nada a ver com o tamanho, he he. Na Amazónia é tudo grande.
- (ele): “mas o que será um insecto então?
- (eu): “ah, já sei!: os insectos têm pelo menos 6 patas.

Claro que como é costume tivémos de acertar teimas com a Wikipedia, e não estava muito longe das definições correctas. E se quiserem podem ler lá mais precisamente o que são aves, répteis, peixes, mamíferos e insectos.
Mas sabiam que a aranha nem sequer é um insecto? Esta é nova pelo menos para mim...
... humpf... digam o que disserem, a aranha é e há-de ser sempre um insecto!

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é muita informação...lol
Já agora para mim a aranhita tambem é um insecto..

Beijinhos

17 junho, 2008 12:14  
Blogger ML said...

k'nojo!!! ;p

bichos! blharc!!!

beijokas e obrigado pelas palavras de hoje, foram certeiras ao sentimento! ;)

17 junho, 2008 12:35  
Blogger Unknown said...

Grandes conclusões ;)

17 junho, 2008 12:41  
Blogger papel químico said...

eu prefiro dividir os animais em fofinhos e não fofinhos. a aranha não é um bicho fofinho!
:P

17 junho, 2008 12:50  
Blogger Vida de Praia said...

Ok, g.d.m. (wolf), então fica decidido aqui que a aranha é um insecto - e para mais nojento e em nada fofinho, né maria e papel? :-P
Bjs.

De nada, maria qualquer coisa. :-*

Eu sou assim, ladybug: ainda elas vêm no ar e já estou a apanhá-las LOL

Btw, adoptei a tua distinção entre bicharada fofinha e não fofinha, papel. Faz perfeito sentido :-)

17 junho, 2008 13:11  
Blogger Unknown said...

Só falta discutir sobre quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? (quem achas que foi? Para mim foi o ovo. Dinossauros/perús lembras-te?)

Já agora: para mim a aranha é da espécie dos repelentes pois é algo a abater quando aparecem :-)

17 junho, 2008 13:36  
Blogger Vida de Praia said...

Resumindo e concluindo, helena, a aranha é um insecto nada fofinho, nojento, repelente e a exterminar de imediato!
Quando à do ovo e da galinha, é pá, isso é filosófico demais para mim, mas acho que vou apostar na supremacia da galinha, he he he. Porquê? Porque não creio que um dinossauro um dia tenha posto um ovo de onde saiu uma galinha - o dinossauro, esse sim, foi-se tornando cada vez mais imbecil, desenvolveu penas e bico e tal e de repente começou a dizer córócócó ou glugluglu em vez de grawl... e toca a fazer churrasco dele :-D

17 junho, 2008 13:50  
Blogger Menina said...

Boa lição de ciências =)

Beijinhos*

17 junho, 2008 17:43  
Blogger Marcia said...

Agora percebo o segredo da vossa relação duradoura :)

17 junho, 2008 21:55  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Eu fiquei foi curioso em saber o que é que vocês tomam antes das refeições...
Onde é que é mesmo a tua farmácia????
;o)))

18 junho, 2008 00:57  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada, menina. Eu para ciências só um ás ;-)

Podes crer, psipages - o segredo é muito humor e parvoíce, he he he :-D

LOL sorrisos - nesse dia foi Mateus rosé, mas foi só durante a refeição ;-)

18 junho, 2008 07:25  
Anonymous Anónimo said...

E os vírus são seres vivos ou não?

18 junho, 2008 11:38  
Blogger Vida de Praia said...

Boa pergunta, jaime. E se forem, os vírus serão animais?.. Ou até insectos?...
Hm hm hm (cough cough cough)... estava à espera que fizesses referência aos tubarões... ;-)

18 junho, 2008 11:56  
Blogger ' Claudjinha said...

LOL tu e a ciencia xD sempre que quero saber novidades , aqui venho.

Nao sabia que os pinguins eram aves... meu deus xD

19 junho, 2008 22:08  
Blogger Vida de Praia said...

:-) ★ c, esta sacola é um poço sem fundo de conhecimentos triviais :-D

19 junho, 2008 23:52  

Enviar um comentário

<< Home