segunda-feira, junho 16, 2008

Palavras geniais
Há palavras tão fantásticas e que condizem tão bem com os objectos a que dão nome, que deviam fazer parte do vocabulário e imaginário de toda a gente. Já aqui falei da palavra “ornitorrinco”, por exemplo. Também podia ter escolhido “paralelipípedo”.
Outra palavra que acho ser das tais é “Jacaranda”. Conhecia-a de ouvido, mas não fazia ideia do que era. Até virmos de Lisboa intrigados com as suas árvores de alameda com cachos de flores azuis. Nenhum de nós lhes sabia o nome, e o meu marido que nunca se acanha perguntou a vários transiuntes lisboetas que também não o sabiam e que pelo seu ar devem ter pensado que estavam a participar num programa de câmara oculta, nos apanhados.
Entretanto há dias fomos dar uma volta pelo jardim botânico em Copenhaga. Eu, como é costume, ia de máquina fotográfica atrás, e aí o meu cara-metade voltou a lembrar-se das árvores lindíssimas que tinhamos visto em Lisboa e decidiu perguntar – se alguém havia de saber que árvores eram, era ali; lá pus uma das fotos no display e explicámos onde as tinhamos visto. “Creio que são Jacarandas”, disse o perito, “são frequentemente usadas no sul como árvores de avenida”.Jacaranda!
Jacaranda!
Jacaranda!... Mas que palavra linda, exótica, poética, melodiosa!
Quando chegámos a casa verificámos na Wikipedia: parece que as Jacarandas são muito comuns na América do Sul, na Florida, na Austrália, no Zimbabwe e África do Sul. Mas Lisboa também não fica atrás :-) Florescem na Primavera e segundo li até há um ditado: que é tarde demais para estudar para os exames quando a Jacaranda já está em flor.
Quando voltarmos a Lisboa – e já faltou mais - vou ter imenso prazer em pensar: “estou a passear à sombras das Jacarandas”!
(fotos: vida de praia)

10 Comments:

Blogger Menina said...

Além do nome sonante, árvores muito bonitas sem dúvida =)

Há uns versos de Eugénio de Andrade que falam exactamente no jacarandá e que eu custumava cantar quando era pequenina:

Canção de Leonoreta

Borboleta, borboleta
flor do ar
onde vais, que me não levas?
Onde vais tu Leonoreta?

Vou ao rio e tenho pressa!
Não te ponhas no caminho.
Vou ver o jacarandá,
Que deve estar florido.

Leonoreta, Leonoreta
Que me não levas contigo…

Eugénio de Andrade

=) beijinhos*

16 junho, 2008 09:16  
Blogger Vida de Praia said...

São lindas, menina. Como o é a canção bem merecida dedicada ao Jacaranda; não conhecia - obrigada :-)
:-*

16 junho, 2008 09:59  
Blogger papel químico said...

mas que raio de lisboetas encontraram vocês que não sabiam o nome dos jacarandás???!!!! são as árvores mais bonitas de lisboa : )
gostei muito de ler os versos que a menina deixou aqui.
(também adoro a palavra "jacarandá", vida)

16 junho, 2008 10:40  
Blogger Vida de Praia said...

É pá, não sei que raio de lisboetas encontrámos:
1) desnaturados e ignorantes (como eu, que também não fazia ideia, he he he...) ou
2) não naturais mas provavelmente ucranianos ;-D
Mas que são as árvores mais bonitas de Lisboa, lá isso são; e o vocábulo é mesmo fixe, não é, papel? Só me apetece repeti-lo: jacarandá, jacarandá, jacarandá (entretanto já me dei conta de que jacarandá tem acento, he he he...) :-)

16 junho, 2008 12:17  
Blogger Unknown said...

E é ver a Vida de Praia a jacarandar por Lisboa para ver as jacarandas... :-)

16 junho, 2008 12:49  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, helena. Jacarandar - e porque não? (se fosse no Brasil, já teria virado verbo, he he he) :-)

16 junho, 2008 13:39  
Blogger ML said...

Lindas! Lindas! Lindas!!!

beijokas

16 junho, 2008 16:02  
Blogger Vida de Praia said...

:-)
Bjs, maria qualquer coisa.

16 junho, 2008 16:15  
Blogger Alecrim said...

Eu também adoro jacarandás e a palavra.

17 junho, 2008 01:45  
Blogger Vida de Praia said...

Não desfazendo o poema do Eugénio de Andrade, deviamos compôr uma ode ao jacarandá, alecrim e meninas :-)

17 junho, 2008 07:27  

Enviar um comentário

<< Home