sexta-feira, junho 13, 2008

Superstição
Não me importo se um gato preto se atravessa no meu caminho, nem me toca minimamente o facto de ser hoje Sexta-feira 13. Já passar por baixo de um escadote me faz alguma confusão, e evito-o se posso – aliás porque também não é nada prático passar por baixo de escadotes, he he he. Mas pronto, cada um tem as suas pequenas superstições e aceito-as enquanto sendo inocentes.
Agora o que li sobre os rituais de Corpo de Deus na aldeia de Castrillo de Murcia, perto de Burgos, em Espanha chocou-me francamente: o ritual consiste em deixar que homens adultos de trajes garridos vestidos de El Colacho (uma figura que simboliza o Diabo) saltem por cima de um grupo de bebés deitados num colchão, para assim supostamente afastarem o Diabo e influências perniciosas da vida dos infantes, uma vez que o diabo incarnado ao saltar supostamente leva o mal consigo. É uma tradição católica centenária na zona e já celebrada desde 1620 nas festas do Corpo de Cristo.Que queiram afastar o mal, tudo bem; mas ninguém me convence de que este ritual, a meu ver bárbaro, nunca involva perigo para as criancinhas ali deitadas e indefesas… senão vejam lá a reacção de quem suponho ser uma das mães (na foto) ;-)
(fotos: Israel L. Murillo, AP)

7 Comments:

Blogger papel químico said...

que estupidez! que anormalidade!

13 junho, 2008 13:36  
Blogger Maria said...

Por acaso não gosto muito de sexta feira 13.. foi o dia em que descobri a minha doença.

um bjnho.

13 junho, 2008 15:41  
Blogger Unknown said...

Eu é que não deixava os meus filhinhos naquela situação! E se passo por baixo de escadotes nem dou por ela...já quando me atravessam gatos pretos olho logo para o lado..e não deixo chinelos virados ao contrário! mas deixo a carteira no chão..

Tanta superstição que existe!

Beijinhos*

13 junho, 2008 15:44  
Blogger Vida de Praia said...

É não é, papel químico? E o cabeçalho até podia ter sido repetido de ontem: Não façam isto lá em casa - mas não façam mesmo - uuuuuui :-S

Compreendo, nostálgica.
:-*

Nem eu, ladybug - ’tadinhos dos putos.
Há muita superstição mesmo. Nem conhecia a dos chinelos nem a da carteira.
:-*

13 junho, 2008 18:14  
Anonymous Anónimo said...

Os bebés devem ficar traumatizados, pelo que o diabo é a menor das preocupações deles.

13 junho, 2008 21:39  
Blogger Menina said...

Que impressão! Eu não deixava um filho meu passar por aquilo...

Hoje a sexta feira 13 correu muito bem mesmo =)

Beijinhos*

13 junho, 2008 22:19  
Blogger Vida de Praia said...

Creio que tens razão, jaime: naquela situação o diabo é provavelmente o menor dos males dos putos ali à mercê do destino (e de uma patada acidental)...

Faz realmente impressão...
A minha Sexta-feira 13 também foi das mais impecáveis, menina
:-*

14 junho, 2008 00:20  

Enviar um comentário

<< Home