domingo, fevereiro 14, 2010

Vantagens
«O niqab ou niqāb é um véu que cobre o rosto e só revela os olhos usado por algumas mulheres muçulmanas; em alguns casos o niqab pode cobrir também os olhos com um tecido transparente. Geralmente é feito de algodão ou poliester, tendo no preto a sua cor mais comum. É frequente nos países da Península Arábica, mas também pode ser encontrado em outros países de tradição religiosa muçulmana. As mulheres que o usam são chamadas de niqabi ou munaqaba.
Não são claras as origens históricas do niqab, mas é provável que ele já existisse na Península Arábica antes do nascimento do Islão e usado quer por homens quer por mulheres para os proteger do sol e da areia.
A não confundir com a burka.» (Wikipedia)


E passando de um extremo ao outro na Dinamarca houve recentemente um debate acérrimo: vários partidos dentro e fora do governo quiseram passar uma lei para proibir o uso de peças de vestuário como o niqab e a burka, que vêm como um símbolo de opressão feminina. E para vos dizer a verdade até concordo – se as mulherem têm de andar cobertas da cabeça os pés para se proteger dos olhares alheios, porque não andam os homens trajados da mesma forma??? Mas enfim: em nome do relativismo cultural retiraram o que disseram e acabou por não dar em nada.
E talvez para o melhor... porque me apercebi que afinal as vestimentas até trazem vantagens – como cobrir a pior fealdade, por exemplo: li há dias no jornal que foi graças ao niqab que um gajo dos Emirados só descobriu que se tinha casado com a mulher errada e muito mais feia do que as fotos que lhe tinham mostrado os futuros sogros depois do casamento quando ela despiu a fatiota. Por outras palavras: foi enganado. Claro que deu em divórcio, uma vez que o noivo não ficou nada satisfeito.
Na guerra e no amor como se sabe vale tudo, logo se ela tivesse sido esperta tinha era ficado vestidinha, né? ;-D Feliz Dia dos Namorados! ♥♥

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho que um homem, antes de casar com uma mulher, devia experimentá-la, não vá ela ter defeito. E elas deviam vir com uma extensão de garantia de 10 anos, para o caso de começarem a ter misteriosas dores de cabeça que as impeçam de cumprirem a finalidade reservada às mulheres - e não preciso de dizer mais, pois para bom porco chauvinista, meia palavra basta.

14 fevereiro, 2010 19:59  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, jaime ;-D Pois... não te sabia tão romântico :-P

14 fevereiro, 2010 22:05  
Blogger Unknown said...

Sinceramente nem sei o que diga. Por um lado é um claro sinal de opressão por outro lado é um simbolo dessa cultura. Se elas estão num pais onde não têm de o usar mas se mesmo assim o querem fazer, não vejo porque não!

15 fevereiro, 2010 00:27  
Blogger Vida de Praia said...

O poblema é talvez quando estão num país onde não têm de o usar - a Dinamarca por exemplo - mas são obrigadas pelo maralhal de pais/irmãos/tios/primos/cunhados/avôs/etc., helena :-S

15 fevereiro, 2010 06:49  

Enviar um comentário

<< Home