sábado, fevereiro 03, 2007

O cantinho da leitura
Aqui vai a contribuição cultural da semana. Lembram-se daquela altura em que sairam os primeiros livros em novas edições do Harry Potter e do “Senhor dos Anéis”, que se tornaram imensamente populares e surpreendemente mainstream? Ora, esse tipo de ficção nunca fez o meu género, por isso, confesso aqui, nunca cheguei a ler nenhum deles. O que até hoje mantive como um segredo fechado a sete chaves, para não me sentir culturalmente ignorante e uma estranha. Se alguém mencionava qualquer das obras referidas, passava sem comentário mais qualificado do que: “ai sim? E estás a gostar?”
Também nunca me senti à vontade para revelar a minha falta de interesse por Kafka, Steinbeck, Dostoyevsky, etc e tal pela mesma razão.

Mas sabem o que descobri recentemente? Que muito boa gente (mais precisamente 1/3 da população) mente acerca dos seus hábitos de leitura – para criar uma boa impressão, criar uma imagem de inteligência, participar em discussões intelectuais, e, no caso de cada 1 em 10 homens, para impressionar as mulheres. Imagino que haja até quem ande a passear os calhamaços só para fazer boa figura.Ainda assim, acho que mais vale a pena ficar calada : )
E afinal talvez não seja tão literariamente estranha, ignorante e inculta como pensava; pelo menos não mais do que a maioria...
(fotos: Assaf Shtilman @flickr.com e cageybee 47 @flickr.com)