segunda-feira, maio 14, 2007

Chinesices
E por falar em turistas…
... com os Jogos Olímpicos de 2008 quase à porta, a anfitriã, a China, já começou os preparativos para o grande evento. Imagino que envolva a construção de intra-estruturas e muita, muita logística. Man um dos maiores desafios, com o intuito de dar uma boa imagem do país aos visitantes estrangeiros durante os Jogos Olímpicos, tem pelos vistos sido educar os turistas nacionais, que ainda são a maioria dos turistas na China.
Um estudo levado a cabo pelo comité apontado pelo governo chinês no ano passado revelou nomeadamente que muitos chineses não respeitam as regras mais elementares de conduta social aceitável: não respeitam por exemplo o seu lugar nas filas mas passam à frente, deitam lixo na rua, cospem para o chão e têm tendência de fazer aquele ruído extremamente nojento que precede as escarretas, e para o qual não conheço o termo técnico, extremamente alto. E tudo isto dá mau aspecto.
E como não é necessariamente uma tarefa policial, quem ficou com a responsabilidade de educar os turistas chineses foram as agências de viagens e guias turísticos, que de um dia para o outro se tornaram bastante impopulares aos olhos de quem por eles já foi admoestado sobre boas maneiras.
Pode-se dizer muito sobre a China, mas acho que esta foi uma excelente iniciativa, que poderia inspirar os demais...