sexta-feira, julho 06, 2007

Agora chega! (4 de Junho de 2007)
(da sacola ainda nada... terei sido alvo de pirataria do cyberspace?...)
Não sei o que se passa, mas é a segunda vez numa questão de semanas que me dei conta de uma política chinesa bastante razoável. Desta vez é sobre os hábitos dos jovens no campo dos jogos de computadores, que para muitos se torna um vício incontrolável, que os isola do resto da família e os impede de se concentarem nos estudos.
Ora, para se precaver contra estes problemas crescentes o governo chinês introduziu um limite nos jogos de computador que se jogam online pela internet. Os menores de 18 anos que jogam mais de três horas de seguida por dia ficam limitados no número de pontos que podem alcançar nestes jogos. Se jogarem mais de cinco horas por dia não alcançam pontos nenhuns e aparece no ecrã o aviso “unhealthy game time” (tempo de jogo nocivo para a saúde).
E é proibido abrir mais netcafés em 2007.
Uma excelente iniciativa. Mas claro que, sendo na China, já se entrou no campo do exagero e também já há controlo com o conteúdo dos jogos e caso estes contenham factos que discordem com a versão oficial da história ficam proibidos por lei.