terça-feira, maio 22, 2007

Hábitos telemóveis - 2
Ainda bem a propósito do tema do post de ontem, li recentemente num estudo, que conversar e comunicar desenvolve o cérebro; e que o facto de – com os telemóveis, mail e messenger – cada vez usarmos mais tempo a falar ao telefone e a escrever mensagens tem contribuido para o imenso desenvolvimento dos centros cerebrais ligados à linguagem nos últimos anos.
“Mas não será demasiado?”, peguntam algumas pessoas, “Não será necessário termos algum tempo em que não estamos em comunicação com ninguém?” Segundo cientistas: pelos vistos não, desde que não usemos estes diferentes meios de comunicação ao mesmo tempo, abusando assim da nossa capacidade cerebral.
Aliás, antes pelo contrário, a tendência de comunicar tanto traz a vantagem de se estabelecerem diversos tipos de contactos sociais, o que por sua vez previne a isolação e alienação social que seria um potencial risco do estilo de vida stressado dos nossos tempos.

4 Comments:

Blogger papel químico said...

sim, concordo que são fabulosas estas novas possibilidades de comunicar, mas eu tb *preciso* de algum tempo sem o fazer, sobretudo porque rapidamente fico viciada nisto e não gosto muito da sensação de ter o dedito sempre a puxar para o blogue, ou para o mail sem me deixar concentrar no resto. digamos que preciso de uns períodos de desintoxicação de vez em quando : )

22 maio, 2007 12:12  
Blogger Vida de Praia said...

Ou seja: hoje entre as 11:12 e as... não desintoxicaste ; )
Como te compreendo... também me torno facilmente numa blogo-mailo-viciada, o que de vez enquando me irrita, porque não consigo controlar-me e deveria estar a fazer outras coisas...

22 maio, 2007 23:09  
Blogger papel químico said...

não : ) na verdade acho que isto já não vai lá com tratamento em ambulatório...

23 maio, 2007 10:40  
Blogger Vida de Praia said...

...pois... agora já só vai lá com... choques eléctricos ; )

23 maio, 2007 11:25  

Enviar um comentário

<< Home