quarta-feira, agosto 15, 2007

Cuidado com a depressão pós-estival
Isto é que é, hein? Como se já não bastasse o inescapável stress inicial de voltar ao trabalho depois das férias de Verão, li anteontem na primeira página de um jornal, que outra ameaça pendente quando se regressa de várias semanas de lazer, segundo investigadores espanhóis, é a depressão pós-estival, que ataca cada 1 em 3 e apresenta sintomas como a falta de motivação, pessimismo, má vontade para com o trabalho, cansaço, dores de barriga e de cabeça, dores musculares e tendência a isolar-se. Isto aparentemente pelas mesmas razões que causam o stress de que falava anteontem: o corpo e a mente necessitam de voltar a acelerar, o que é impossível de um dia para o outro.
Os peritos aconselham a que se comece a trabalhar à Quarta-feira (!), em vez de começar logo à Segunda-feira, tendo assim o fim-de-semana à vista. Que se aceite o facto de não ser possível voltar imediatamente ao mesmo ritmo elevado do costume, sem ter de se sentir culpado e se façam bastantes pausas durante os primeiros dias de regresso, aproveitando para trocar histórias sobre as ferias com os colegas. Que se façam planos detalhados em relação ao que dar prioridade durante os primeiros dias e se saia a horas. E que se comece imediatamente a planear as próximas férias.
Se não soubesse tão bem ter férias e não fazer nenhum durante umas semanitas seguidas, pensaria duas vezes se me atreveria a tê-las, com tantos perigos eminentes que aparentemente gera...

4 Comments:

Blogger Graça said...

Eu só quero é ir de férias!!!

Beijos do Graça

15 agosto, 2007 20:50  
Blogger papel químico said...

essa de começar à quarta-feira é uma excelente dica.

15 agosto, 2007 23:32  
Blogger Vida de Praia said...

Olá benfiquista. Bem-vindo à sacola. E parabéns pelo resultado contra o F.C.Copenhaga de há dias. Grande Rui Costa, pá! : )
E as férias, estão por perto, espero...?
Volta sempre!

16 agosto, 2007 07:30  
Blogger Vida de Praia said...

É boa a dica, não é, papel químico? Este ano não ia já a tempo de mudar as férias, mas para o ano vais ver... começo à Quarta (ou à Quinta) e pronto! : )

16 agosto, 2007 07:32  

Enviar um comentário

<< Home