sexta-feira, agosto 17, 2007

Festas ao natural
Quem não ouviu já falar nas fraternidades ligadas às universidades, aqueles mundos à parte do mundo em que os estudantes vivem para as farras e para o forrobodó? Nas suas festas da toga, em que correm rios de álcool?
Segundo o New York Times, de momento são extremamente populares entre os estudantes das universidades americanas mais conceituadas as festas nudistas, em que os convidados aparecem exactamente como vieram ao mundo – ou mais precisamente, de sapatos. Bebe-se, fuma-se e conversa-se desinibidamente da nudez ali à vista e supostamente de temas mais sofisticados do que é habitual em festas (se bem que a minha imaginação não chega para ver pessoal com tudo ao léu a conversar seriamente sobre a balança de pagamentos e o défice de Estado…). Também se dança, mas com mais distância física. E se alguém se comporta indecorosamente (mais indecorosamente do que aparecer naquela figura?!...) é convidado a deixar a festa imediatamente.
O conceito é tentar ir contra o que na nossa cultura nos encoraja a termos pudor e vergonha dos nossos corpos. Mas também ir contra a importância da aparência e da maneira de vestir, que é habitual noutros tipos de festas.
Felizmente já deixei a vida universitária para trás há alguns anos, antes desta moda pegar por cá também!...
(foto de uma festa da toga em Yale)

3 Comments:

Blogger Graça said...

Eu sinceramente não era capaz!!

Beijos

17 agosto, 2007 20:35  
Blogger papel químico said...

eu também não!

17 agosto, 2007 21:00  
Blogger Vida de Praia said...

Nem eu, pá!... É preciso muito à-vontade, muita auto-estima, muita lata e irreverência - e/ou muito álcool para não ficar toda consciente de estar ali em pêlo à frente de gente estranha, por muito colegas que sejam... e duvido que todo o álcool do mundo ajudasse à festa. Pois, se nem nas festas de biquini e fato-de-banho lá do meu departamento na universidade participei...
Bom fim-de-semana e beijinhos!

17 agosto, 2007 21:15  

Enviar um comentário

<< Home