domingo, agosto 19, 2007

Peritos
Quando uma amiga recentemente comprou um telemóvel novo todo janota e se viu aflita com as novas funções, disse-lhe que o pusesse nas mãos da filha adolescente, que descobriria o que quer que fosse em três tempos. Fê-lo e, tal como esperado, foi exactamente isso que aconteceu.
Segundo um estudo feito pela Telia e referido pela Ritzau, esta é uma tendência generalizada. Enquanto que muitos adultos (eu por exemplo) se perdem e atrapalham a ler livros de instruções, os mais novos vêm um aparelho novo como um brinquedo que vão explorando à medida que o experimentam. Dos 1000 inquiridos, cada um em cinco tinha aprendido dos filhos a usar o mp3, cada um em cinco tinha aprendido sobre segurança informática dos mesmos, e cada um em dez tinha sido ensinado pelos filhos a utilizar a internet de forma mais eficiente. Os números eram semelhantes em relação a aprender a fazer downloads de música e de novos toques para o telemóvel.
As diferenças essenciais entre os graúdos e os miúdos nestas coisas de novas tecnologias é talvez que os últimos não levam as coisas tanto a sério e não têm receio ou vergonha de perguntar, se têm dúvidas, enquanto que os graúdos pensam demasiado na perda de prestígio e coisas do género.