domingo, janeiro 13, 2008

A semana laboral de 4 horas
Estava há dias a ler a secção sobre carreira e negócios do Destak e o seguinte cabeçalho chamou-me à atenção: “O SONHO DA SEMANA LABORAL DE 4 HORAS”. “O quê?! Mas isso seria excelente: trabalhar só 4 horas por semana e ter o resto do tempo para fazer o que quisesse, sem que ninguém viesse com exigências, parâmetros de qualidade, e tal”, e, escapista como sou às vezes, já tinha levitado um ou dois centímetros e desenvolvido um sorriso de orelha a orelha, quando voltei a olhar para o artigo; caí logo. Porque notei que o artigo se referia ao novo guru de Sillicon Valley. E eu só percebo de computadores para uso caseiro :-S Ah, mas afinal o tipo não tinha nada a ver com computadores... ainda tenho esperança... não, não tenho: o tipo ficou milionário por ter desenvolvido uma firma que lançou uma gama de produtos alimentares para desportistas e disso percebo ainda menos :-(
Enfim, apesar de ter perdido a vontade de ler o resto, ainda assim perseverei, na esperança de que aprendesse qualquer coisita. Timothy Ferriss, o dono da tal firma, publicou o livro “The 4-Hour Workweek”, que se tornou um best-seller e o tornou um guru entre o pessoal de Informática (o que não deve ser difícil, já que são pessoas de interesses restritos...) em Sillicon Valley, na Califórnia. E o livro parece ser uma maneira fácil de fazer entrar cifões, com conselhos práticos que até eu era capaz de inventar: tirar o telefone da ficha (ou desligá-lo, uma vez que na nossa era cada vez menos são os que usam o fixo), pensar bem ao que dar prioridade e passar as tarefas e informações menos relevantes a outros (que de certeza não conseguirão ter a tal semana laboral de 4 horas, porque terão as tarefas todas para desempenhar que o chefe não quer), ao que chama “ignorância selectiva”. Contratar um mordomo e/ou assistente pessoal (que de certeza também não terão uma semana laboral de 4 horas!) para as coisas triviais como ler emails, reservar mesas nos restaurantes, dar explicações aos teus filhos ou arranjar-te um encontro amoroso. Enquanto que tu podes ir realizar os teus sonhos.Ok... vou ver se termino este post para me sentar ao computador a escrever um livro extremamente original e creio que o título vai ser “Como ter uma semana laboral de 3 horas” ou algo do género... e já ouço as caixas registadoras ;-)
(foto: *Micky @flickr.com)

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se só escreveres o teu livro três horas por semana, e conseguires viver das receitas, realmente tens uma semana laboral de três horas.

Não percebo bem aquela de o mordomo arranjar os encontros amorosos. Como é que ele faz isso? «Cara Senhora, permita-me que lhe diga "Olá jeitosa!" em nome do meu patrão, cuja fotografia pode encontrar estampada na minha t-shirt.» (É um mordomo muito moderno, usa t-shirt em vez de fato.)

13 janeiro, 2008 11:57  
Blogger Graça said...

“O SONHO DA SEMANA LABORAL DE 4 HORAS”
Em Portugal isso é mesmo um sonho.
Talvez só o Sr.Eng.Primeiro. Ministro, saiba o que é isso da semana laboral de 4 horas.

Beijo

13 janeiro, 2008 14:34  
Blogger papel químico said...

: ) vai sobrar-te muito tempo para andar de bicicleta, portanto...

13 janeiro, 2008 15:51  
Blogger Marta said...

Eu já tive 3 meses de uma semana laboal de 2 horas... mas também só recebia pelas 2horas!! :D

13 janeiro, 2008 16:29  
Blogger Vida de Praia said...

Olá pessoal. Bom Domingo! :-)

Jaime: estou na gáspia para escrever o tal livro para me tornar milionária, por isso para começar vou ter de dar no duro mais do que as 3 horas ;-)
Apanhaste precisamente a ideia do mordomo :-)

Mas que belo sonho, ó Graça.

Está-se mesmo a ver a vantagem de trabalhar tão poucas horas, não está, papel químico?! ;-D Engraçado teres mencionado a bicicleta: hoje fui andar de bicicleta depois de mês e meio sem lhe tocar (por falta de tempo, frio demais, não conseguir chegar a casa antes do sol se pôr e tal) e fiquei toda contente. Por isso é de certeza uma das actividades a que daria a maior prioridade, se só trabalhasse 3 horas :-)

Marta: a ideia no meu original conceito é trabalhar só 2 ou 3 horas sem que isso afecte o salário, ’tás a topar?...

13 janeiro, 2008 16:55  
Blogger Marta said...

Tou a topar, tou :D O problema é que quem te paga não "topa" :D
PS - Já respondi no meu blog às tuas questões da guitarra e do canil! :D

13 janeiro, 2008 17:20  
Anonymous Anónimo said...

Há uma profissão onde se pode só trabalhar quatro horas por semana. Basta apenas aceitar quatro clientes por semana e cobrar uma fortuna por hora. Naturalmente que para tal fortuna se justificar, tem de se passar o resto da semana no ginásio e em salões de beleza.

13 janeiro, 2008 18:27  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, é isso, marta, não topam... :-/
Já lá vou espreitar o teu blogue - estou curiosa particularmente em relação à cena do canil...

Aaaaah, já sei, sr. jaime, já sei: actriz de cinema, francesa talvez?... ;-D

13 janeiro, 2008 21:55  
Anonymous Anónimo said...

Hum? Estava a falar de prostitutas de luxo.

14 janeiro, 2008 08:58  
Blogger Vida de Praia said...

Já imaginava, mas estava a ser irónica ;-P

14 janeiro, 2008 10:02  
Anonymous Anónimo said...

ler todo o blog, muito bom

21 novembro, 2009 04:43  

Enviar um comentário

<< Home