sexta-feira, janeiro 11, 2008

Um chá e um gato, por favor!
E porquê abandonar logo o Japão, quando têm tanto para oferecer que se coaduna ao estilo e tom deste blogue? Vou falar-vos de uma nova tendência que, segundo a Reuters, já ganhou uma popularidade tremenda na metropolis de Tokyo: cafés com gatos. Só no ano passado abriram três cafés com gatos. O conceito é simples: os clientes pagam para passar tempo, fazer festinhas e brincar com um ou vários gatos, enquanto bebem um chá ou um café, lêem o jornal ou banda-desenhada ou descansam. Uma hora na companhia dos bichanos custa apenas entre 800 e 1200 yen (5 – 8€), dependendo da exclusividade do café e dos felinos.
Mas como é que este conceito poderá ter sucesso? Bem, têm de pensar que numa cidade com tantos habitantes, há muitos blocos residenciais em que não é permitido ter animais. E outra vantagem destes estabelecimentos é que alguns dos 240.000 gatos abandonados a nível do país inteiro ganham uma casa.
Seria uma excelente iniciativa em Portugal, mas talvez mais em relação aos cães que todos os anos são deixados ao abandono durante as férias grandes.
Vai um gato ao colo com o café?

14 Comments:

Blogger papel químico said...

não deixa de ser interessante, do ponto de vista sociológico, e indicador da falta de afecto da população urbana. um bocadinho assustador o seguinte facto que descobri: "Existe uma palavra japonesa ("karoshi") que significa "morte por horas extraordinárias". (Não foram poucos os casos ocorridos no Japão.)" [retirado do blog tiagointokyo.blogspot.com > post "a formiga pede desculpa por ir descansar", 2 abril 2007)

11 janeiro, 2008 11:53  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela referência, papel químico. Creio que a população urbana em Tokyo é bastante sui generis pelas condições extremas em que vive: tão bem educados e emocionalmente inibidos num clima de tremendo stress e competição. Deve ser muito pouco saudável, e talvez daí tanta incidência de ”karoshi”.
Lembro-me de há uns anos atrás ter ouvido falar de um método que introduziram para desanuviar de forma socialmente aceitável: alugar um local onde partir o maior número de pratos possível durante o tempo de aluguer. Imagino que depois saiam de lá compostos, como se nada tivesse acontecido...

11 janeiro, 2008 12:12  
Blogger Carina said...

HUmmm não sei não... eu não tenho uma relação lá muito saudável com gatos - eles acham que eu sou boa para morder!!! LOL já levei duas dentadas. Mas, claro, continuo a achar-lhes uma certa graça, senão nem me aproximava. Mas acho que nunca iria a um café desses...

11 janeiro, 2008 12:34  
Blogger Vida de Praia said...

*Au*! Mas porque é que será que os bichanos te identificam como sendo boa para morder?... Por causa de fazeres movimentos súbitos, talvez? Ou és daquelas pessoas que adoram fazer-lhes pirraça e depois se espantam de levar uma unhada? :-D

11 janeiro, 2008 12:52  
Blogger Marta said...

Gatos também não são propriamente o meu passatempo preferido... Já cães... a coisa muda de figura!!
Eu faço algo de semelhante relativamente ao conteúdo do post: vou ao canil regularmente brincar com os bichanos e dar mimos. Quanto aos 5-8 euros do chá, prefiro investi-los em biscoitos para cão ou uma mantinha para o frio ou até mesmo um saco de ração! :)

11 janeiro, 2008 15:03  
Blogger Vida de Praia said...

Creio que seria difícil manter o conceito de ter o animal ao colo se fossem cães - os bichos são tão pesadões!... E os que o não são, são diminutivos e feiosos, porque parecem arraçados de ratazana :-P Mas enfim...
Em contrapartida admiro esse teu grande coração de mimares os gatinhos abandonados, mesmo apesar de não ires muito à bola com eles!
A mantinha era para quem?...

11 janeiro, 2008 15:30  
Blogger Marta said...

Eu vou mimar é os cães :) Lá raramente aparecem gatos. As mantinhas são para os cães... ;)

11 janeiro, 2008 20:45  
Blogger Vida de Praia said...

Aaaaaaaaaaah... se só lá vais mimar os cães, retiro já o que disse! LOL ;-D

11 janeiro, 2008 22:55  
Anonymous Anónimo said...

Porque é que uma sociedade deixa-se conduzir num sentido autodestruti? Nao terá consciência disso? E porque é que nao há pessoas dessa sociedade a fugirem para outras? Ou há?

PS. Pelo menos os gatos ficam a ganhar.

11 janeiro, 2008 22:59  
Blogger Tríade Menor said...

Sim__________ pode__vir

_________mais um ________gato.

Adoramos.

12 janeiro, 2008 00:22  
Blogger Graça said...

Em vez de deixarem os gatos ao abandono enquanto vão para férias, podiam deixá-los entregues a este café!! Pois assim teriam a certeza que eles iriam ficar bem entregues.

Beijo

12 janeiro, 2008 02:23  
Blogger Vida de Praia said...

Se calhar tens razão, jaime: não tarda vem para aí uma invasão de japoneses... hey, não é isso que acontece pela Europa fora todos os Verões? :-)

Bem-vinda(o) à sacola, tríade-menor: sai um gato :-)

Excelente proposta, graça.

12 janeiro, 2008 10:42  
Blogger Alecrim said...

Eu tenho sempre duas gatinhas ao dispôr. :)

12 janeiro, 2008 19:08  
Blogger Vida de Praia said...

És uma sortuda, alecrim: tanto miminho felino a toda a hora!... :-)

12 janeiro, 2008 20:10  

Enviar um comentário

<< Home