segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Beatas
Quando me mudei para cá há 16-17 anos atrás fiquei com a impressão imediata de que Copenhaga era uma cidade limpíssima. O que tem vindo a mudar, especialmente nos últimos anos. Mas nunca pensei vir a ler isto – e nem sei se acredito completamente: vinha no jornal há dias que depois de ter-se tornado proibido fumar em recintos públicos fechados (se bem me lembro a lei entrou em vigor algures no ano passado) as beatas por todo o lado se tornaram um problema maior para os habitantes de Copenhaga do que por exemplo os cocós de cão, papéis e garrafas partidas, como era costume. Isto segundo um estudo levado a cabo pela Câmara Municipal de Copenhaga. Mas não andaram aí com questionários a entrevistar o pessoal; não: o estudo consistiu na sua simplicidade em contar o número de beatas de cigarro, excrementos de cão, papelada e vidros de garrafas estilhaçadas, respectivamente, pela cidade fora durante uma semana. Os resultados parecem óbvios: nessa semana encontraram 1.100 pedaços de papel, ”somente” 34 excrementos de cão e 14.000 beatas de cigarro.
Entretanto espero que tenham indo apanhando o lixo que iam contando, porque lixo é lixo e chateia ver. Para além disto só duas reflexões:
1) qual é a dos fumadores em lugares públicos? Também atiram as beatas para o chão lá em casa? Duvido…
2) hmmm… mesmo assim, apesar da irritação pela falta de consideração de muito pessoal fumador, tenho a certeza que preferia pisar uma beata do que um excremento de cão. Essa do “problema maior” é portanto a meu ver discutível… ora perguntem lá à população e vão ver, srs. da Câmara!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se o filtro dos cigarros fosse feito de uma material que se dissolvesse ao fim de três ou quatro chuvas, resolvia-se o problema das beatas no chão. Excepto talvez no Verão.

Três notícias para ti:
- Prefeita renuncia após roubar cão da vizinha
- Cientistas criam cebola que não faz chorar
- Litígio entre professor e Microsoft leva Rússia a migrar para Linux

04 fevereiro, 2008 09:11  
Blogger Vida de Praia said...

Olha que ideia excelente - beatas solúveis!; e de certeza que ainda vais a tempo de conseguir a patente! ;-)

Obrigada pelas fantásticas notícias! Pelos vistos já me conheces o gosto pelo absurdo... :-D Gostei particularmente da do sequestro do cão. Então ó srs. cientistas: com as novas cebolas, que desculpa é que eu vou ter para chorar, quando as estou a descascar??! ;-P

04 fevereiro, 2008 12:56  
Blogger Graça said...

Isto realmente!!
Gente com pouco civismo!!!
Eu cá não faço nada disso.

Beijo

04 fevereiro, 2008 18:51  
Blogger Vida de Praia said...

Olha, olha, um fumador a dizer que não atira as beatas para todo o lado!... (e lá estou eu com desconfianças!... Desculpa lá.) Então dá lá umas dicas ao resto do pessoal com menos civismo do que tu: quando uma pessoa acaba de fumar atira a beata para o...

05 fevereiro, 2008 07:02  

Enviar um comentário

<< Home