sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Em contacto
Ora aqui vai algo para aquelas gerações com tendência a ter opiniões mais retrógradas e pré-concebidas em relação aos hábitos das camadas mais jovens – meus senhores e minhas senhoras: espero que isto vos dê que pensar e que se calem de vez.
É que não é a primeira nem a segunda vez que ouço um sénior estar a comentar de forma crítica que os mais jovens só sabem dar à tecla do telemóvel, ou que passam a vida sentados ao computador e se isolam dos amigos e que “no meu tempo era bem mais saudável, porque andávamos todos na rua a ‘reinar’ e a jogar futebol, etc., etc.”.
Como ainda não era nascida sequer, não sei se os “bons velhos tempos” realmente eram tão bons como dizem. Mas posso em contrapartida desmentir o que dizem dos hábitos sociais da malta jovem: segundo um estudo recentemente publicado pela MTV Networks em que participaram 18.000 jovens de 16 países diferentes, o que pode ser concluido de certeza é que o comportamento social dos jovens de hoje não é significantemente diferente do da malta em 1988, quando eu era adolescente. Ok, não tinhamos Internet nem telemóveis, por isso o mais certo é que nessa altura tivéssemos bastante menos contacto até uns com os outros do que hoje. O facto porém é que 73% dos inquiridos no tal estudo, responderam que preferiam estar com os amigos à pergunta: “como preferes passar o teu tempo?”.
Com as novas tecnologias, mudam-se certos hábitos – por exemplo 42% dos inquiridos começavam e terminavam o dia vendo se tinham sms e 67% iam ver se algum dos amigos estava no Messenger assim que chegavam da escola – mas ainda há certas coisas que só se fazem cara a cara como acabar com o namorado ou conversas de amigas.
Resumindo e concluindo: se os hábitos sociais da juventude têm vindo a mudar, têm-no feito para o melhor.

14 Comments:

Blogger papel químico said...

o mais parecido qua havia com o messenger, no nosso tempo, era a "linha" [ligava-se para um conjunto de números desactivados da pt e falava-se com várias pessoas ao mm tempo > e todos tínhamos nicks]. eu era viciada. claro que, na altura, os meus pais tinham um telefone vermelho enorme, com um fio de dez metros, que andava por toda a casa (o último grito da tecnologia : ) supostamente essas chamadas não "marcavam períodos", por isso nunca percebi a razão das contas astronómicas ao fim do mês.

01 fevereiro, 2008 10:02  
Blogger Vida de Praia said...

He he :-D E enquanto tu estavas na “linha” (literalmente online!), eu estava no “planeta dos tpc”, alienada de tudo e todos e nunca sequer me dei apercebi da existência dessa maravilha da tecnologia dos anos 80 ... :-)

«essas chamadas não "marcavam períodos", por isso nunca percebi a razão das contas astronómicas ao fim do mês.»
Hmmm... Cá para mim foi invenção da PT para ganhar uns cobres à custa da malta - “ah, nós temos para aí uns números desactivados e tal”... (tling tling tling = caixa registadora)

01 fevereiro, 2008 13:57  
Blogger Marta said...

Embora concorde com muita coisa aqui dita neste post, a verdade é que eu tive uma infância bastante melhor (década de 80 e início da de 90) do que a actual.
Não havia telemóveis; se queríamos falar com alguém, íamos ter ao sítio do costume e à hora do costume. Corríamos, brincávamos e tínhamos amigos de verdade (não daqueles com quem falamos no msn e nos blogs! :D)
Mas... também não me importo nada de viver na era da nova tecnologia - apesar de ter pena que as crianças não possam hoje em dia viver uma certa liberdade que nós tivemos.

01 fevereiro, 2008 15:49  
Blogger papel químico said...

pois, se calhar foi, não sei... uma manobra de maketing analógico dos tlp

01 fevereiro, 2008 16:28  
Blogger Vida de Praia said...

Então venho eu para aqui criticar os sériores e vens-me tu dar voz ao escalão etário em questão, ó marta? E qual é o mal dos amigos de blog? Ai!... :-D
Talvez tenhas alguma razão; mas se os putos de hoje tivessem de viver numa altura de modéstia tecnológica, eram capazes de fugir a sete pés por preferir os dias de hoje em que têm tudo a andar a brincar à apanhada :-)

Papel químico: talvez sim, talvez não... o certo porém é que há qualquer coia nessa história que me cheira a esturro... ;-D

01 fevereiro, 2008 18:05  
Blogger Marta said...

Eu defendo a geração anterior q.b.... até porque tenho de andar frequentemente a ouvir os meus pais e pessoas afins a dizer "ai esta juventude de hoje em dia não valem nada, só querem é discotecas, festas e dinheiro, mas trabalhar é que não". E fico tão fula...
Mais ainda, "gosto" daquelas conversas que a minha mãe às vezes tem comigo "tu não te queiras acautelar com essa coisa da internet... há dias vi nas notícias que". E esta é a parte em que eu desligo porque nem vale a pena explicar à minha mãe que só se deixa enganar na net quem quer. Mal ela sabe que eu tenho a minha vida num blog, falo com pessoas que nunca vi e conheci o meu namorado num fórum de tunas! :D

02 fevereiro, 2008 02:05  
Blogger Vida de Praia said...

Ora é isso mesmo que me irrita, essa mentalidade automaticamente desconfiada e crítica dos “cotas” em relação a tudo o que seja inovador só por ser inovador! Ai, se ela soubesse... ;-D

02 fevereiro, 2008 10:13  
Blogger Marta said...

A propósito deste tema, passa no meu blog! ;)

02 fevereiro, 2008 12:51  
Blogger Vida de Praia said...

Ok.

«[...] Mal ela sabe que eu tenho a minha vida num blog, falo com pessoas que nunca vi e conheci o meu namorado num fórum de tunas! :D [...]»

Eu sou uma provocadora nata e, como tal, nenhum exemplo a seguir por ninguém, mas dava vontade de perguntar-lhe o que acha do genro; e quando a mãe diz que ele é um tesouro de homem e um sonho de genro, deixar cair um comentário de que se conheceram através da net, he he he :-D

02 fevereiro, 2008 15:35  
Anonymous Anónimo said...

[...] ainda há certas coisas que só se fazem cara a cara como acabar com o namorado [...]

Olha que eu já ouvi histórias... Por e-mail... Por SMS... Comigo nunca, claro, obviamente, naturalmente, certamente, outrosmente! :-)

02 fevereiro, 2008 16:28  
Blogger Marta said...

Pois, Vida de Praia, mas isso só quando a mãe conhecer o genro!! (E não me parece que seja para breve... Enfim, outras histórias!!)

02 fevereiro, 2008 19:19  
Blogger Vida de Praia said...

’tá bem, jaime... ainda bem que essas coisas feias só acontecem aos outros ;-)

Olha que pena, marta; daria - ou dará - uma cena gira :-D

03 fevereiro, 2008 00:16  
Blogger Graça said...

Isso não é bem assim!!
Eu cá não ligo aos telemóveis, nem aos computadores, nem ás novas tecnologias, faço tudo como «intigamente» só com as raparigas é que eu abro uma exceção, acabar com elas, isso é sempre pela net.
eheheheheh.
LOOOL

Beijo

04 fevereiro, 2008 18:44  
Blogger Vida de Praia said...

Ha ha ha, isso não se faz (estou a referir-me a não ligares às novas tecnologias, claro)!... :-D

05 fevereiro, 2008 06:55  

Enviar um comentário

<< Home