quarta-feira, janeiro 30, 2008

Ilusões gustativas
Isto nada a propósito do post de ontem!... Aprecio vinho tinto, mas não sou de modo nenhum uma perita. E para vos dizer a verdade, há vinhos de que gosto e outros de que desgosto, mas creio que nem era capaz de conseguir distinguir um vinho caro de um economicamente mais acessível, se de antemão não soubesse qual era qual.
Entretanto a ciência acabou de revelar, que as pupilas gustativas, pelo menos de alguns, tendem a ser snobs; nomeadamente segundo um estudo recentemente levado a cabo em conjunto pela Stanford Graduate School of Business e o Institute of Technology da Califórnia, em que testaram as opiniões de um grupo de pessoas que provaram exactamente o mesmo vinho, mas a quem informaram níveis de preços diferentes. E o que os cientistas puderam observar num monitor foi que havia mais actividade nos centros do cérebro que registam prazer naquelas pessoas que souberam que era um vinho caro. Por outras palavras: o vinho supostamente caro desencadeou supostamente mais prazer.
Estranho, não é? Porque em princípio até um vinho caro pode saber a zurrapa…
(foto: AusInLA @ flickr.com)

10 Comments:

Blogger papel químico said...

o prazer registado foi o prazer de estar a beber um vinho caro à borla, provavelmente.

30 janeiro, 2008 08:37  
Blogger Vida de Praia said...

Excelente hipótese, eu vou nessa :-D - só com uma pequeníssima alteração: o prazer de pensar estar a beber um vinho caro à borla!

30 janeiro, 2008 12:56  
Blogger Marta said...

As minhas papilas gustativas distinguem coca-cola de pepsi. Quanto aos vinhos... não são grandes amigos das minhas papilas gustativas... nem das olfactivas...

30 janeiro, 2008 19:43  
Anonymous Anónimo said...

A minha porquinha-da-índia gostava de salada cara. Quando a informava-mos que 100 g de salada custavam 5€, ela comia logo com outro prazer. Mas depois começou a ficar desconfiada e tinha-mos de mostrar o talão da mercearia.

PS. Quantos erros ortográficos há neste comentário?

30 janeiro, 2008 21:23  
Anonymous Anónimo said...

Papel Químico e Vida de Praia, o prazer de pensar estar a enganar os cientistas! E ao mesmo tempo a beber à borla!

30 janeiro, 2008 21:25  
Blogger Vida de Praia said...

Olha, olha: a marta já está como o meu marido, com a mania das distinções no campo da coca cola e afins!... Bem, pior do que os snobs do vinho, só mesmo os snobs dos refrigerantes!... :-D

Oi, jaime. Ha ha ha! Começando pelos erros ortográficos, que suponho teres dado de propósito, todos os três, certo?...:
[...] Quando a informávamos de que [...]
[...] e tinhamos de mostrar o talão da mercearia [...]
Mas que porquinha-da-índia de gostos exclusivos a tua; foi mal habituada, é o que é. Ou... era? Como escreveste no pretérito perfeito e imperfeito, imagino que lhe tenha acontecido qualquer coisa... não foi por acaso dada de comer ao teu tubarão de estimação como penalidade pelos gostos caros e a desconfiança... ou foi? ;-)

«o prazer de pensar estar a enganar os cientistas! E ao mesmo tempo a beber à borla!»
Tens toda a razão: esse deve ser o maior prazer da experiência em questão. If you can’t join them, beat them - and drink their wine LOL :-)

30 janeiro, 2008 22:22  
Blogger Graça said...

Seja vinho á martelada, seja vinho do mais caro que existir, comigo marcha tudinho!!!
xD LOOOOL

Beijo

30 janeiro, 2008 23:20  
Blogger Vida de Praia said...

Ou seja: as tuas pupilas gustativas não são esquisitas, é isso? ;-D

31 janeiro, 2008 07:21  
Blogger Marta said...

Eu distingo coca-cola de pepsi, de cola foleira, da cola do Modelo, da cola do LIDL má, da cola do LIDL boa e de outras afins! :D

31 janeiro, 2008 15:04  
Blogger Vida de Praia said...

’tá bem, ’tá... ;-D

31 janeiro, 2008 16:10  

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