sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Para quê forrá-los? Para quê?!...
Hoje vou falar-vos de um ódiozinho de estimação – o plástico autocolante para forrar livros. É um produto que activamente boicoto desde que saí de casa dos meus pais; pura e simplesmente não entra cá em casa!
Porquê esta abominação por um inocente produto de papelaria? Aí é que estão enganados: eu de produtos de papelaria na sua generalidade gosto muito, mas não há NADA de inocente no plástico para forrar livros. E digo isto com ponto de partida em anos e anos de experiência. É que quando era miúda, desde que comecei na primária e até aos meus últimos anos de liceu, em que enveredei pela revolta juvenil e me neguei a submeter-me à forragem compulsiva dos livros escolares, que lá em casa era considerada obrigatória, tinha de os entregar à matriarca e vê-los envolvidos na película aderente tema deste post.
A alegria de ter livros novinhos em folha era portanto de pouca dura: assim que eram sujeitos a ser forrados, que acabava sempre por haver pelo menos uma irritante bolhinha de ar que lhes estragava a aparência, o que nunca se coadunou em nada com o meu espírito perfeccionista.
E para vos dizer a verdade, nunca percebi sequer a ideia desta mania de forrar os livros escolares: como o currículo mudava por completo de um ano para o outro, ninguém iria de qualquer forma a tempo de herdá-los, por isso em princípio só era suposto e necessário durarem um ano lectivo – o meu!...
Criei portanto este trauma, esta aversão ao plástico de forrar livros, que pelos vistos ainda se vende até nas papelarias de renome. E ainda hoje não posso nem vêlo. E quantas vezes não estive à beira de fazer uma cena na papelaria local, quando passo pela secção de papel para forrar livros e no inicio de mais um ano lectivo vejo uma mãe a pôr uns quantos rolos no cesto. Só me apetece perguntar-lhe: “mas porquê? Porquê?!...
E para quem ainda insista em forrar os livros, umas dicas que de certeza não resolvem nada, clicar aqui. Más notícias: é impossível evitar as bolhinhas de ar!... Ha!

17 Comments:

Blogger papel químico said...

beeeem, amiga! mas que trauma : )) pois eu era ao contrário! adorava forrar os livros e desenvolvi uma técnica para evitar as bolhinhas (que ok nem sempre resultava muito bem, mas pelo menos eu tentava...). e há coisas muito giras que se podem fazer "plastificando". no outro dia vi um colar fabuloso na loja do ccb feito com recortes de revista plastificados. há quem faça pregadeiras, bases para copos, móbiles... jogos (mmm antecipo uma ida à papelaria antes de ires para casa...)

29 fevereiro, 2008 10:42  
Blogger Vida de Praia said...

Ora, mais razão me dás, papel: apesar da técnica especial e de muito aprumo e cuidado nem sempre (imagino que fosse mais a regra do que a excepção até!...) conseguias evitar as vis bolhinhas de ar :-S
Nem penses: nem a pregadeiras e móbiles (apesar de bastante giros) me “engatas” a dar um saltinho à papelaria para comprar película autocolante. Para isso era precisa MUITA terapia anti-traumática ;-D

29 fevereiro, 2008 15:00  
Blogger Vida de Praia said...

Ou choques eléctricos ;-)

29 fevereiro, 2008 15:01  
Anonymous Anónimo said...

Os livros são plastificados para evitar apanharem doenças. O que é que pensam que esles estao a fazer quando estão uns por cima dos outros? ;-) (Hoje é sexta-feira, o dia das piadas más... assim com o resto da semana.)

29 fevereiro, 2008 15:29  
Blogger papel químico said...

só te posso ajudar com os choques, amiga : ) passo a vida a dar e a apanhar

29 fevereiro, 2008 15:29  
Blogger Vida de Praia said...

Ha ha ha, jaime... whatever!... E de qualquer das formas prefiro que fiquem doentes a que tenham bolhas de ar feiosas na capa :-P

Pois, amiga papel... obrigada pela oferta dos teus serviços, mas para qualquer tratamento com bom efeito é preciso motivação e neste caso não tenho - NENHUMA. Prefiro o status quo e não tenho planos para incluir o plástico de forrar livros na minha vida :-S

29 fevereiro, 2008 16:22  
Blogger papel químico said...

: D
: )

29 fevereiro, 2008 16:54  
Blogger Paulinha said...

Eu até gostava de plastificar os meus livros, mas era com o plástico transparente, porque havia daquele pástico às bolinhas ou com bonecos, e esse não gostava. E só plastifiquei livros até ao 7º/8º ano, depois já tratava melhor deles!! ;)

29 fevereiro, 2008 18:10  
Blogger Vida de Praia said...

Paulinha: percebi-te bem? Tu tiveste boas experiências com plastificar os livros? Nem uma só bolhinha de ar?... ;-)

01 março, 2008 10:21  
Blogger Marta said...

Eu só forrei os livros um ano e nem me quero lembrar da experiência.
A minha irmã, como é mais velha, já tinha forrado alguns livros com papel autocolante e ficavam sempre uma valente m#%$&, precisamente pelas estúpidas e horrorosas bolhinhas de ar. Eu sempre quis experimentar, mas a minha mãe nunca deixou (e ainda bem!!).
Na minha escola, os meus colegas forravam com papel plástico de bonequinhos, ou seja, não era autocolante, pelo que não se põe o problema das bolinhas. A minha mãe teve a triste ideia de me forrar os livros com... papel de embrulho. Sem comentários. Estão a imaginar, não estão?? Pois... Eu até rasguei um de propósito, mas a minha mãe fazia questão de o voltar a forrar.
Resumindo: nunca mais!

01 março, 2008 15:29  
Blogger Vida de Praia said...

Mas que trauma, ó marta! E foi logo aí que decidiste tornar-te psicóloga para curar as manias e ideias obsessivo-compulsivas desse pessoal de forrar os livros escolares a torto e a direito, certo?... ;-D (no entanto, 1 ponto para a tua mãe pela originalidade da aplicação do papel de embrulho LOL)

01 março, 2008 17:05  
Blogger Carina said...

LOL Eu também era obrigada a forrar os meus e para não me poder queixar muito passei eu a forrá-los! e bolhinas de ar nem vê-las - eu estava uma autêntica profissional - ninguém diria que os meus livros alguma vez foram forrados, mas foram, todinhos, os meus e os do meu irmão - sim porque apesar de termos apenas um ano de diferença e ele poder ter aproveitado os meus livros isso nunca aconteceu porque andamos quase sempre em escolas diferentes LOL

03 março, 2008 13:23  
Blogger Vida de Praia said...

Hmmmm, ó carina, não te estou a perceber... afinal achas excelente que se forrem os livros, desde que seja feito por uma autêntica professional de forragem de livros como tu, é isso?...
(confesso porém uma certa incredulidade em relação à ausência total de bolhinhas... ;-D)

03 março, 2008 13:35  
Blogger Marta said...

Eu ontem pus o senhor meu namorado a plastificar umas coisas (não posso dizer o quê senão vem a ASAE e prende-me por tentar copiar uma WISC...) e... nem uma bolha de ar!!

03 março, 2008 15:12  
Blogger Vida de Praia said...

Nem uma bolha? NEM UMA???? O senhor teu namorado está de parabéns! Deve ser um génio plastificador ;-)
Ai ela, a copiar um(a?) WISC!... Uuuui!... Ok, eu há uns aninhos atrás copiei um(a?) WAIS :-P Mas não plastifiquei, é claro :-D

03 março, 2008 18:56  
Anonymous Anónimo said...

Ola :) Eu desde pequena que forro os livros. Via a minha mãe e a minha avó a fazê-lo até que comecei também eu a tentar. Elas forravam-nos muitos bem, tanto cadernos como livros e até mesmo dicionários e outras coisas. Laro que haviabsempre uma bolhinha ou duas, mas as vezes eram tão minúsculas que nem se notávam. Os meus primeiros sairam horriveis! Mas com a prática (até porque não me faltou, visto que somos 4 irmãos e eu a mais velha) fui ganhando técnica. Desenvolvi até a minha própria maneira de o fazer. Os livros ficarem bem ounmal forrados depende grandemente da qualidade do papel autocolante e da maneira como são forrados. Conclusão, a falta de jeito não é o único problema.
Agora, os meus livros e cadernos saem perfeitos ou praticamente.
Percebo perfeitame te porque não gostam de forrar os livros: as inestéticas e irritantes bolhas, o tempos dispendido e que parece em vão e o nosso humor ao ver o nosso trabalho sair furado.
Por isso mesmo, por que muitas pessoas não o suportam fazer, mas gostam de ter os livros mais resistentes e brilhantes é que eu já pensei em prestar os meus serviços enquanto forradora fazendo bons preços, mas obtendo algum lucro. O que acham da ideia? Alguma vez pagariam para os vossos livros serem forrados?

09 setembro, 2014 12:45  
Anonymous Anónimo said...

Mas porque é que não vendem os livros já forrados. Fica aqui uma ideia para os senhores das editoras...

19 setembro, 2014 23:43  

Enviar um comentário

<< Home