quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Mas o chocolate ajuda e só faz bem á saúde!…
É o que eu digo: é tudo de uma incoerência tremenda! Precisamente no mesmo dia em que li sobre a proposta de lei totalmente discriminativa dos cidadãos mississipianos mais para o corpulento, vinha também no jornal que era a recomendar a ingestão de 45 gramas diários de chocolate negro. Porque o chocolate negro, segundo os peritos, ajuda a combater a exaustão. O dr. Steve Atkin (que espero não ser o autor daquela dieta maluca das proteínas que numa vezada foi seguida por todas as estrelas de cinema...) da Hull York Medical School, que abordou a questão, não veio por certo afirmar isso de ânimo leve - nem por ter acções numa firma chocolateira. Ok, estava a referir-se a um estudo que provavelmente só se aplica aos pacientes com Sindroma de Fadiga Crónica (CFS) e Encefalomielite Miálgica (ME) que observou antes e depois da ingestão de chocolate rico em cacau. Com o chocolate melhoravam consideravelmente e sem ele voltavam a piorar os seus sintomas de tremendo cansaço, que era tal que os impedia de ter um dia-a-dia normal.Já aqui falei da serotonina, um transmissor neurológico responsável pela regulação do humor e que desempenha um papel central por exemplo na depressão, em que se dá um défice desta substância no cérebro. Pois, o dr. Atkin põe a hipótese de que o chocolate influencia a produção de serotonina de forma positiva, activando o sistema nervoso e o corpo em geral. O chocolate negro tem um conteúdo elevado de polifenóis, que estimulam a produção de serotonina e que ao mesmo tempo têm um efeito positivo em relação à tensão alta.
Normalmente não sou grande fã de chocolates, mas chocolate negro daquele bem amargo até aprecio de vez em quando. A única coisa porém que me faria atrever-me a tentar seguir a recomendação do senhor, é que garante que nenhum dos seus pacientes engordou com a “dieta” ;-)

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Será que o chocolate também funciona com o síndroma de patetice crónica?

20 fevereiro, 2008 09:35  
Blogger Vida de Praia said...

He he :-D Experimenta e depois diz ;-P

20 fevereiro, 2008 09:55  
Blogger Marta said...

Não posso substituir as 45 gramas de chocolate negro por 100 gramas de chocolate de leite, com ou sem arroz tufado ou chocolate branco?????? Vá lá..........

20 fevereiro, 2008 13:04  
Blogger papel químico said...

eu quando estou há longuíssimas horas em frente ao computador, com os olhos praticamente a fechar, o corpo a doer e um trabalho implacável para acabar... como uma tablete de chocolate de leite INTEIRA (com ou sem frutos secos). nhac! e resulta. quando acabo o trabalho vou todos os dias à ginástica para tentar emagrecer o peso da consciência.

20 fevereiro, 2008 13:24  
Blogger Vida de Praia said...

Marta: se a papel químico diz que chocolate de leite também resulta, olha... ;-)

Papel: obrigada pela dica da vida real - é sempre mais convincente do que dados de um estudo qualquer.
Admiro a tua disciplina - ginástica TODOS os dias? Olha, a minha foi completamente à vida. Isto de emagrecer o peso da consciência é do mais difícil que há, não achas? ;-D

20 fevereiro, 2008 15:48  
Blogger papel químico said...

pois, eu digo isto, mas raramente consigo ir todos os dias (isso queria eu). já não vou praí há dois meses. dói. só depois da última pagina é que posso retomar. até lá, estou a chocolate : )

20 fevereiro, 2008 16:48  
Blogger Vida de Praia said...

Ah,... pois... que duas!... Mas a chocolate, pelos vistos, também já não é nada mau ;-)
Bom trabalho, amiga!

20 fevereiro, 2008 22:27  

Enviar um comentário

<< Home