segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Última chamada...
Eu sou um bocado neurótica quando vou viajar: gosto de chegar ao aeroporto com bastante antecedência, faço logo o check-in, mantenho-me atenta nos monitores a que gate tenho de me dirigir e dirijo-me logo ao gate assim que abre, para evitar stress e confusões.
Uma pessoa está ali sentada a ler e a olhar para o relógio e a certa altura começa o embarque. E termina o embarque. E por estranho que pareça falta sempre algum passageiro para podermos levantar vôo à hora marcada e esta (ou estas) pessoa(s), que se devem ter despistado algures nas secções de perfumaria ou bebidas duty free é finalmente chamada no altifalante “mr. Fujimura, flight bla bla bla to bla bla bla, please go to the gate”… “last call for mr. Fujimura, flight bla bla bla to bla bla bla”.
Segundo fontes no aeroporto de Copenhaga (nas fotos) isto acontece (sentem-se bem, para não cairem) 340 vezes por dia!
Mas – felizmente, para quem, como eu, detesta esperar pelos mais despassarados - acabou-se isso: dentre em breve o avançadíssimo aeroporto de Copenhaga vai introduzir microchips – ou RFID-tags, que é o nome técnico destas maravilhas - nos boardings cards, para evitar que os passageiros andem por aí perdidos. O chip possibilita localizar os passageiros automaticamente e se for detectado que perto da hora do vôo ainda andam por aí às voltas, recebem uma sms ou telefonema de aviso.
Genial! Simplesmente genial!

10 Comments:

Blogger Marta said...

Nada mal pensado! :)

11 fevereiro, 2008 14:58  
Blogger Vida de Praia said...

E, se me perguntas, até já vem tarde. Mas mais vale tarde do que nunca, claro ;-)

11 fevereiro, 2008 15:13  
Blogger papel químico said...

o aeroporto de copenhaga ainda não é silencioso? por cá já acabaram com os anúncios pela megafonia há muito tempo (claro que a poluição visual nunca esteve tão vibrante, mas pronto, não se pode ter tudo). a ideia do chip é boa, só não deve resultar se o passageiro estiver a dormir uma bela soneca nos maravilhosos cocoon que aí têm : ) e que infelizmente não tive tempo de experimentar.

11 fevereiro, 2008 16:27  
Blogger Vida de Praia said...

Não, infelizmente o aeroporto de Copenhaga ainda não é silencioso - mas com tanto progresso acabará por se tornar silencioso, espero. Não há nada mais irritante do que as tais chamadas pelos altifalantes. Eu só me pergunto, como é que tanta gente se “perde” num aeroporto, com tanto ecrã e tanta sinalização? E duvido que estejam todos a passar pelas brasas nos cocoons (que também ainda não tive oportunidade de experimentar, porque por enquanto só os há no lounge da businessclass e eu viajo sempre à pelintra :-D)!...

11 fevereiro, 2008 17:47  
Blogger papel químico said...

como se eu não viajasse à pelintra :) então só os vi por causa daquela iniciativa da cidade do design que estava a decorrer quando aí fui da última vez.
sim, é bem verdade que já não temos megafones, mas temos autênticos trombones ensurdecedores para os olhos. o aeroporto lisboa, pelo menos, está cada vez mais parecido com o centro comercial da mouraria em bom (ao contrário).

11 fevereiro, 2008 17:55  
Blogger Vida de Praia said...

:-D Sim, deve ter sido isso. Era só design por todo o lado, lembras-te? Nunca te vi tão entusiasmada como nesses dias ;-)

Em contrapartida quando penso no aeroporto de Lisboa só me vêm à mente os amarelos dos letreiros (o centro comercial da mouraria, cuja existência ignorava por completo até há segundos atrás e por conseguinte nunca tive oportunidade de visitar, deve ser muita feioso!...) :-S

11 fevereiro, 2008 18:19  
Anonymous Anónimo said...

Se os chips indicarem a posição do viajante, vejo um problema de problema de privacidade: o viajante pode não querer que o pessoal do aeroporto conheça segundo a segundo a sua posição.
Este problema podia ser resolvido fazendo com que os chips apenas detectassem se o passageiro está a mais ou menos de 25 metros da porta de embarque, mas não indicassem exactamente onde está.

O sistema supõe que o passageiro dá o seu número de telemóvel, o que ele pode não querer fazer.

(Sou uma pessoa muito dada a direitos.)

11 fevereiro, 2008 20:28  
Blogger Vida de Praia said...

Ai!... Voltaste a falar com os teus advogados, foi? :-) Como dizia o outro: há males que vêm para bem e quem não se sabe despachar e chegar a horas decentes para embarcar, não tem direito a direitos; sujeita-se, é o que é. É que eu detesto, odeio, abomino! ter de esperar :-P
Hmmm... espera lá... com tanta conversa e apologia sobre direitos, está-me a cheirar a que já foste chamado pelo altifalante... ;-D

11 fevereiro, 2008 20:39  
Blogger Graça said...

Muito boa ideia!!!
Aí está uma alternativa mesmo muito boa!!!

Beijo

12 fevereiro, 2008 22:55  
Blogger Vida de Praia said...

Sim; só tenho pena de não ter sido inventada por mim ;-)

13 fevereiro, 2008 06:53  

Enviar um comentário

<< Home