terça-feira, fevereiro 12, 2008

Tens mais olhos do que barriga!…
Um dos dizeres mais comuns lá em casa quando eu era miúda era o do “tens mais olhos do que barriga”, uma recriminação habitual, se punhamos muito no prato por parecer delicioso, acabando por não ter fome suficiente para comer tudo.Entretanto só recentemente é que compreendi a razão do desdém que tal comportamento desencadeava nos adultos – e, ao contrário do que eu pensava, não tem nada a ver com o mito moral do “que vergonha: nós a deitarmos comida fora e tanta gente a passar fome”, mas com as consequências ainda mais sérias que deixar comida no prato pode ter.
Como um gatuno na Alemanha teve oportunidade de verificar por si próprio, quando finalmente foi apanhado na cidade de Darmstadt, por ter deixado uma salsicha meia comida num escritório onde tinha arrombado o cofre.Foi a salsicha que não acabou de comer e teve o desleixo de deixar para trás que deu as provas de adn necessárias – e para isso hoje em dia basta um amostra mínima de saliva - para o ligar a n assaltos nos últimos tempos.
O crime não compensa – e ter mais olhos do que barriga pelos vistos também não.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Repito o que disse noutro post: ou eu sou muito egocêntrico, ou este post tem uma indirecta para mim. :-)

12 fevereiro, 2008 08:43  
Blogger Vida de Praia said...

Hã?... Não percebi... costumas alambazar-te, é isso? E como é que eu havia de saber, explica lá? Ou eras tu o tipo que se esqueceu do resto da salsicha?

Este post por acaso até era bastante auto-biográfico.

12 fevereiro, 2008 10:13  
Blogger Carina said...

LOL LOL LOL isto há coisas do "arco da velha"!
por causa dessa história do ter mais olhos que barriga, tenho um primo que é capaz de comer quase até rebentar mas não deixa nada no prato - os pais davam-lhe tanto nas orelhas em pequeno que é quase uma questão de princípios LOL

12 fevereiro, 2008 13:44  
Blogger Vida de Praia said...

’tadinho do rapaz. Portanto isso é trauma, não? :-S

12 fevereiro, 2008 13:52  
Blogger Graça said...

Quando era mais pequenino era assim, agora já não.
Agora como muito pouco e o meu pai ralha muito comigo.

Beijo

12 fevereiro, 2008 22:53  
Blogger Alecrim said...

Eu sempre tive mais olhos que barriga. Dois olhos, uma barriga.

13 fevereiro, 2008 02:30  
Blogger Marta said...

Eu também estou como o Jaime: acho que este post é uma indirecta para mim! :)

13 fevereiro, 2008 02:45  
Blogger Marta said...

(E agora vou até ali comer o resto do pacote de amêndoas que abri há bocado...)

13 fevereiro, 2008 02:45  
Blogger Vida de Praia said...

Graça: pelos vistos é-te impossível ganhar nesse jogo dos adultos: ou ralham por uma coisa, ou ralham por outra ;-)

Excelente comentário, alecrim :-) Mas que precisão a tua! (e quem me dera ter tido essa lábia, para responder às ditas recriminações quando era miúda :-D)

Marta: tens mais olhos que barriga, pá! ;-D (as amêndoas ao menos souberam-te bem?)

13 fevereiro, 2008 06:58  
Blogger Marta said...

Claro que souberam, mas fizeram-me mal aos intestinos! :P

13 fevereiro, 2008 13:52  
Blogger Vida de Praia said...

Não se pode ter tudo, marta. E é quase sempre nisso que dá o ter-se mais olhos que barriga - ou tantos olhos quanto barriga, ou...(?) ;-P

13 fevereiro, 2008 14:58  

Enviar um comentário

<< Home