quarta-feira, fevereiro 13, 2008


Males de amor
E voltamos à fascinante sociedade japonesa para falar de um assunto que toda a gente conhece, nomeadamente os males de amor. Quem não sabe o quanto custa e dói, quando um namorado acaba o namoro assim sem mais nem menos? O mundo pára literalmente e não há concentração que resista. E uma pessoa sente-se doente. Mas o dia-a-dia exige a nossa atenção imediata, como se nada tivesse acontecido, e não há como escapar a ter de prosseguir com as tarefas do costume, levantar-se para ir para o trabalho etc. e tal.
Mas no Japão não! Ou pelo menos não na firma de produtos cosméticos Hime & Company, onde a direcção (feminina talvez?) é compreensiva e já sabe que empregados infelizes não dão o seu melhor ou arranjam desculpas para ficar em casa. Foi portanto introduzido na firma um sistema parecido com dar parte de doente para quem tenha o coração dorido de ter terminado uma relação: os empregados até aos 25 anos têm direito a um dia de “baixa”, aqueles entre os 25-30 anos têm dois dias e aqueles acima dos 30 anos têm três dias para “lamber” as feridas. A ideia de dividir os empregados em escalões é simples (e dói!): quem tem 20 aninhos tem mais facilidade em arranjar namorados e por conseguinte supostamente não sofre tanto como quem tem 30 e mais dificuldade em partir para outra.
Outra medida inovadora também para prevenir faltas injustificadas foi criar 2 manhãs livres por ano, na altura do início dos saldos (I kid you not!).
Pois eu adorava poder tirar o dia livre quando está bom tempo, ou quando de repente estou com vontade de fazer outra coisa e a perspectiva de ter de ir trabalhar não parece propriamente aliciante.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«[...] os empregados até aos 25 anos têm direito a um dia de “baixa”, aqueles entre os 25-30 anos têm dois dias e aqueles acima dos 30 anos têm três dias para “lamber” as feridas.»

E a partir dos 40 anos a firma dá comprimidos de cianeto? ]:-> (Esse pormenor do número de dias é mesmo... enfim.)

13 fevereiro, 2008 09:25  
Blogger papel químico said...

fico quase sempre sem saber o que dizer aos teus posts :) será que os empregados têm de levar uma justificação assinada pelo ex e entregá-la na direcção de recursos humanos? quantos dias terão para o fazer? uma fotografia rasgada servirá?

13 fevereiro, 2008 09:42  
Blogger Vida de Praia said...

Sim, jaime, parece que apartir dos 40 anos se está lixado lá na firma - ou isso ou 1) contam com que uma pessoa já tenha uma vida amorosa assente ou 2) com que já tenha deixado de ter vida amorosa... :-S

Compreendo a estupefacção, papel químico. Não sei nada sobre a documentação exigida. Mas cá para mim esta política ainda há de criar discórdias: 1) se alguém se aproveitar dos dias de “baixa por dores de coração” e fingir ter destes males actualmente para mascarar a preguicite e/ou 2) se há quem tenha um namorado atrás do outro e acabe por ter mais dias de férias... perdão de “baixa” do que os demais... ;-) E depois há sempre aquela questão dos que começam e acabam e voltam a começar e têm uma pausa, e recomeçam, etc, etc :-D

13 fevereiro, 2008 10:06  
Blogger Marta said...

Venham de lá é as manhãs livres... para dormir!! :)

13 fevereiro, 2008 13:54  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, pois, mas tu nem sequer tens desculpa, porque estás feliz com o namorado (e eu, para dizer a verdade, também não, por isso devia ficar calada!...) ;-D

13 fevereiro, 2008 14:59  
Blogger Maria said...

Realmente se em Portugal fosse adoptada essa eprspectiva acho que muitas empresas não iriam ter pessoal a trabalhar... Há tanta gente a ser mal amada.

beijinho

13 fevereiro, 2008 15:49  
Anonymous Anónimo said...

O urso polar psicopata e impotente Knut não lucra nada com essas medidas: como é psicopata não sente desgostos de amor, e como é impotente não anda interessado em ursas.

É como eu costumo dizer: "ursos psicopatas e impotentes é só para tapetes".

13 fevereiro, 2008 15:50  
Blogger Vida de Praia said...

Olá, nostálgica. Bem-vinda de volta à Sacola. Creio que tens toda a razão :-S
Volta sempre.

Jaime: ai!!! Lá estás tu a dar nas orelhas ao ursinho Knut, pá! ’tadinho do bicho :-P

13 fevereiro, 2008 17:05  

Enviar um comentário

<< Home