domingo, março 02, 2008

A pior noite da semana
Sabiam que Domingo é a noite em que estatisticamente se dorme pior? Em contrapartida Sexta-feira é supostamente a noite em que melhor dormimos. Pelo menos segundo um estudo levado a cabo entre 3.500 adultos pelo Norfolk and Norwich University Hospital. Mais precisamente 60% dos inquiridos descreveram que dormiam mal de Domingo para Segunda, e mais ou menos 25% tiravam por isso um dia de baixa à Segunda-feira.
O Dr. Neil Stanley, um cientista perito na pesquisa do sono ligado à universidade já mencionada, tem a hipótese de que o que nos mantém acordados Domingo à noite são preocupações em relação ao trabalho, mas não só (senão presumo que se dormiria mal de Domingo até Quinta…): saídas à noite no fim-de-semana fazem com que muitos se deitem muito tarde Sábado e se levantem correspondentemente tarde Domingo, perturbando o ritmo normal de sono. Porque o que o corpo mais quer é deitar-se e levantar-se sempre à mesma hora.

Agora, porque é que acham que 80% dos inquiridos neste estudo afirmaram que dormiam que nem bebés Sexta-feira? Imagino que seja o efeito “bye bye preocupações laborais, até Domingo à noite”.
Isto faz-me lembrar um ditado que li uma vez: que se uma pessoa não quer ter aquele “Monday feeling” o melhor é trabalhar todos os dias da semana e abolir o fim-de-semana; traduzido para o tema de hoje: a solução para as noites mal dormidas deve ser deixar de ir trabalhar de vez… ;-)

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

À sexta-feira as pessoas dormem bem por causa do álcool consumido. :-)

02 março, 2008 11:43  
Anonymous Anónimo said...

Três notícias para ti:

Saúde: Cães e cães-robots têm o mesmo efeito no combate à solidão nos idosos - estudo

Tribunal perdoa cartel

Séries inteligentes

02 março, 2008 14:58  
Blogger Vida de Praia said...

Pode ser que tenhas razão, jaime... se bem que a mim o álcool ajuda-me a adormecer num instante, mas tem tendência a tornar-me o sono leve e agitado.

Obrigada pelas notícias - definitivamente os animais de estimação-robots vieram para ficar. Quem sabe se daqui a 10-20 anos ainda haverão animais de estimação naturais?...
Qual será a ideia do sr. Juiz que perdoou a coima cartel de moagem? Será que o irmão é padeiro?...
O pessoal da Mensa deve estar a querer ser irónico ao nomear as séries em questão como sendo inteligentes... típico do humor dos sobredotados: é tão sobredotado, e de tão sobredotado tão extremamente subtil, que uma pessoa nem se dá conta :-D

02 março, 2008 15:28  
Blogger Marta said...

Eu tenho uma explicação:
6.ª feira à noite: final da semana de trabalho, cumlinar de várias noites mal dormidas, acordar cedo, stress e preocupações e, para muita gente, dia de compras. Logo: dormir melhor.
Domingo: F***-**... Amanhã já é 2.ª feira e começa tudo de novo!! :(

02 março, 2008 15:47  
Blogger Maria said...

Concordo com a explicação da marta. Só vejo essa hipótese.
Um bjnho.

02 março, 2008 16:23  
Anonymous Anónimo said...

Para mim a noite de sexta-feira é aquela em que durmo pior porque vou para os bares, engato quatro ou cinco meninas e depois não durmo nada, se é que me entendem. Mas não digam nada à Mademoiselle Tautou!

Anónimo

02 março, 2008 16:56  
Blogger Vida de Praia said...

Excelente hipótese, meninas... entretanto ontem à noite devo-me ter esquecido de que ia trabalhar já hoje, pois, excepção à regra, dormi que nem um bebé :-)

Ó anónimo, mesmo sem o link eu ia lá :-D
Ah, não dormes nada à Sexta, porque entretanto passas a noite a remoer sobre o que terás feito de errado, desde que conseguiste engatar 5-6 meninas, mas acabaste por levar 5-6 estalos na cara e por ir sózinho para casa, é isso?...
(a Mademoiselle Tautou não precisa de ficar a saber sobre episódios tristes destes ;-D)

03 março, 2008 07:19  

Enviar um comentário

<< Home