segunda-feira, maio 19, 2008

Alimentação bem pensada
De momento tenho várias amigas e colegas - e agora também a minha cunhada - que estão grávidas e dá para apanhar umas coisinhas sobre o que as preocupa – por exemplo se comer ou não certos tipos de queijos, se sushi realmente fará mal, o que fazer para não ter mais uma noite mal dormida com a sensação de que estão entaladas entre o colchão e a barriga; enfim, coisas deste género.
O que poucas certamente sabem – e talvez seja melhor nem dizer nada, para não lhes dar mais em que pensar, coitadas – é que circula para aí agora uma teoria mais ou menos científica sobre a influência do número de calorias ingeridas no sexo do bebé. Segundo a BBC, um grupo de cientistas das universidades de Exeter e Oxford seguiu 740 grávidas (primeira gravidez) e lançaram esta hipótese um tanto ou quanto sui generis – nomeadamente que se as mulheres ingerirem bastantes calorias na altura da concepção, aumentam as possibilidades de vir a ter um bebé do sexo masculino. Como e porquê não reza a história... mas soa-me um bocado àquelas lendas e mitos sobre o tema.
Eu não percebo nada da matéria, mas dá-me a parecer que as grávidas geralmente comem muito e como comer muito vai acumulando calorias, como é que então é possível que nasçam praticamente tantos rapazes como raparigas?… Estranho...

20 Comments:

Blogger Carina said...

Acho que isso deve ser mais um mito maravilhoso relacionado com a gravidez... que até já tinha poucos LOL

19 maio, 2008 11:40  
Blogger Vida de Praia said...

É não é, carina?... ;-)

19 maio, 2008 11:44  
Blogger Marcia said...

"E se comer muito, será que posso ficar grávida??" (esta foi uma questão que me colocaram a semana passada)...

Boa semana :)

19 maio, 2008 12:47  
Blogger Vida de Praia said...

A sério?!... Ai, cúmulo da ignorância... a não ser que venha de uma criança, claro; aí tem desconto.
Boa semana para ti também.

19 maio, 2008 12:58  
Anonymous Anónimo said...

Ora, eu não sou médico (mas em compensação sou extremamente sexy :-D), no entanto essa teoria parece-me estranha.

O sexo do bebé é determinado pelo homem. Mais precisamente: o óvulo tem sempre um cromossoma X, e o espermatozóide tem um cromossoma X ou Y; se tiver X, o bebé fica com XX e usa meias cor-de-rosa; se tiver Y, o bebé fica com XY e usa meias azuis.

Onde é que as calorias ingeridas pela mulher entram nesta equação? Mais calorias aumentam a probabilidade do óvulo ser fertilizado por um espermatozóide com cromossoma Y?

19 maio, 2008 13:01  
Blogger Unknown said...

É como dizes. Se de, facto, as grávidas comem muito e se muitas calorias é igual a um rapaz, porque é que eles estão em minoria?

19 maio, 2008 13:34  
Blogger Marcia said...

Pois, não foi uma criança... Quando penso nisso, nem sei se devo rir ou chorar... Enfim!!

19 maio, 2008 14:29  
Blogger Vida de Praia said...

Excelente palestra de genética, ó-não-médico-mas-extremamente-sexy-jaime :-) Não me perguntes, pá, que eu também não percebi a ligação entre as calorias e o Y.

É precisamente isso que eu não percebo, helena...

Se não veio de uma criança, é mesmo para chorar, psipages :-S

19 maio, 2008 15:21  
Blogger Menina said...

Há uns mitos estranhos sobre a gravidez...a minha mãe também fala num que envolve cheirar flores ou qualquer coisa do género lol e outros que já não me lembro...

Então se quiser uma menina tenho de comer pouco lol não percebo mesmo a relação calorias - sexo do bébé.

Beijinho*

19 maio, 2008 15:32  
Blogger Vida de Praia said...

A única diferença é que isto é suposto ser um mito cientificamente provado; mas também continuo sem perceber a ligação, menina.
Já agora, o que é que cheirar flores era suposto influenciar???
Bjs.

19 maio, 2008 15:56  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Acho que, com esta, ficou para aí muito boa gente à espera que faças um novo post, a desenvolver o que devem comer para ficarem com a sensação de que estão entaladas!

19 maio, 2008 16:05  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, sorrisos. Espero que não, porque sobre isso (também) não sei minimamente nada... ;-)
Alguém tem alguma boa dica sobre o assunto dos “entalanços” durante a gravidez, pessoal? Mas imagino que basta ir comendo, quer se esteja grávida, quer não...

19 maio, 2008 16:12  
Blogger Menina said...

Acho que está relacionado com aquelas "manchas" de nascença que algumas pessoas tem na pele (eu tenho uma na perna), mas não faço ideia da relação lol

19 maio, 2008 16:19  
Anonymous Anónimo said...

meu deus o que se por ai diz....lol
eu que já levei por 3 vezes com gravidas...lol
pois ele é o desejos...
ele é os pelosdo animais,...
ele é a lua cheia...
ele é sei lá o que é...
nas acima de td.. é uma altura mais livre..é linda..

Mitos que são devidamente aproveitados a medida de cada uma...lol e acho bem as mulheres precisam de muitos mimos sejam eles em que forma forem....lol

Beijo

19 maio, 2008 16:20  
Blogger Vida de Praia said...

Cheirar flores e manchas na pele?!... Aí é que não estou mesmo a ver a ligação, menina :-S

Gostei do trocadilho dos mitos e mimos, g.d.m. (wolf) - e particularmente da tua atitude em relação às grávidas :-D
Lua cheia???...
P.S.: Levar com grávidas tantas vezes soa... pesado ;-D
Bjs.

19 maio, 2008 17:08  
Blogger papel químico said...

então e quando é um casal de gémeos?

19 maio, 2008 17:46  
Anonymous Anónimo said...

O sexo da criança é determinado no momento da fecundação. O que acontece depois não afecta o sexo. Mesmo que as grávidas comam muito, como já estão grávidas, isto é, já se deu a fecundação, o sexo não é afectado.

19 maio, 2008 18:15  
Blogger Vida de Praia said...

Mmmm... boa pergunta, papel... realmente esta teoria está-me a sair uma treta.

Essa tua mente analítica, jaime!... Foi precisamente isso que eu tentei dizer, gaita!... (creio...) :-S

19 maio, 2008 18:58  
Anonymous Anónimo said...

Ficaste chateada com alguma coisa que eu disse?

20 maio, 2008 10:48  
Blogger Vida de Praia said...

Não fiquei nada chateada com o que disseste, jaime; fiquei foi chateada comigo própria por não me conseguir exprimir com a tua clareza - é só inveja minha :-D

20 maio, 2008 12:16  

Enviar um comentário

<< Home