terça-feira, maio 20, 2008

Nomes
Outra coisa que parece procupar os futuros pais excessivamente é que nome dar ao recém-nascido. Lançam-se e compram-se toneladas de livros sobre o tema – sobre os significados e origens dos nomes – e investiga-se que nomes estão em voga e discute-se se escolher um nome comum como João ou mais especial como Matias. E se fôr uma menina? Maria ou Matilde?
Segundo um inquérito britânico as futuras mães e futuros pais no Reino Unido usam ao todo 30 milhões de horas por ano a pensar e discutir o nome do bebé ainda por nascer. Trinta milhões!
Porquê? Porque só se quer o melhor para os filhos e grande parte dos futuros pais estão convencidos de que om nome certo estimula a auto-confiança da criança e lhe dá as melhores hipóteses desde o início. Incluindo oportunidades de carreira – porque uma pessoa não pode aspirar a director ou presidente da república se tem o azar de se chamar Jervásio, né? ;-)

18 Comments:

Blogger ML said...

é pá!! eu nãso usei nem perto desses 30 milhões de horas! ahahaha!
foi bem fácil aliás... :)

beijinhos

20 maio, 2008 09:39  
Blogger Vida de Praia said...

:-)
Mas se tu estás muitísso abaixo da média nisto, terá de haver alguém que esteja extremamente acima ;-)
Bjs.

20 maio, 2008 09:51  
Anonymous Anónimo said...

E se o azarado chamar-se Åge?

20 maio, 2008 10:50  
Blogger Menina said...

Eu ainda sou tão nova e ás vezes já me ponho a pensar em nomes que gostava de dar aos cachopos lol

Para menina gosto de Clara e Mariana e para rapaz Tiago e Miguel =D

Quando engravidar já perco menos tempo nestas coisas lol As minhas maluquices... =)

Beijos**

20 maio, 2008 11:36  
Blogger papel químico said...

é que, depois da shortlist, há ainda que chegar a um consenso com o pai da criança. é toda uma negociação :)

20 maio, 2008 11:56  
Blogger Marcia said...

30 milhões de horas???
What?
Bem, as grandes cimeiras europeias são então uma brincadeirinha de criança :)

20 maio, 2008 12:11  
Blogger Vida de Praia said...

Se se chamar Åge, então pior ainda, jaime (onde será que foste buscar esse nome?... Andas muito bem orientado... LOL) ;-)

Que giro, menina - olha que Mariana é um nome lindíssimo (é o meu LOL) :-D
Então, se te fores preparando e pensando em nomes agora, poupas tempo mais tarde, né? É boa ideia.
Bjs.

Podes crer, papel - isso das negociações é que deve demorar horas e horas...

... é portanto mais complicado que as cimeiras europeias, psipages ;-D

20 maio, 2008 12:21  
Blogger Marta said...

Mariana?? :) Nunca pensei que a Vida de Praia se chamasse Mariana! :)
A minha irmã também queria que eu me chamasse Mariana, mas como ela é Ana Maria, os meus pais não acharam piada e olha... cá tenho este nome!! :D
30 milhões... parece-me um exagero!!

20 maio, 2008 13:07  
Blogger Marcia said...

Olá Mariana :)

20 maio, 2008 13:15  
Blogger Unknown said...

Bem agora que já sei o teu nome, já não te chamo vida de praia :-)

Isto é mesmo de quem não tem mais nada que fazer. Provavelmente nem putos vou ter mas os nomes estão escolhidos. Dalila e Simão.

Eh pá é assim tão dificil escolher um nome??? Demoram tanto tempo e os putos depois nem sequer gostamdo nome - eu por exemplo.

20 maio, 2008 13:19  
Blogger Carina said...

Mariana! que giro, imaginava que te chamasses praí Rita ou Ana qualquer coisa... LOL não me perguntes porquê que eu não sei...

Associamos sempre algum nome às pessoas com quem "falamos" e pra mim acho que eras mesmo rita LOL

20 maio, 2008 13:32  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, marta, essa de ter uma filha Ana Maria e outra Mariana não é para lado mais criativo ;-)
Marta também é giro - aliás: nunca fui muito à bola com o nome Mariana para mim; não tenho cara de Mariana, pá...

Olá “psipages” ;-D

Em contrapartida acho helena um nome lindíssimo para qualquer pessoa, helena.
E acho engraçado também já estares de nomes escolhidos para os virtuais putos.
Vá lá: podes continuar perfeitamente a chamar-me vida de praia; que diz muito mais sobre a minha natureza :-)

Nunca pensei que talvez parecesse uma Rita, carina, mas talvez tenhas razão :-)
E eu também associo logo uma cara a um nome e é terrível se me sai outro nome que na minha cabecinha não corresponde à cara ;-D

Estão a ver porque é que é tão difícil escolher um nome??? LOL

20 maio, 2008 14:07  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Depende. Se a empresa for em Ipaguaçu, Jorcival ou Juvenâncio Junior dão perfeitamente...

E não tens um Presidente chamado Cavaco?

20 maio, 2008 15:40  
Blogger Maria João Resende said...

Isto dos nomes, tem que se lhe diga, mas 30 milhões de horas é um verdadeiro desperdício. Primeiro, porque são pouquíssimas as pessoas que gostam dos seus nomes (pelo menos durante uma série de anos), depois, porque outra percentagem importante acaba por usar diminutivos mais ou menos criativos, e, portanto, o nome verdadeiro fica na gaveta, e, depois, porque o universo de hoje está recheado de 'Marias qualquer coisa', Vidas de Praia, Meninas, Optimists, e outros ... ;)
O que verdadeiramente me intriga é como é que é possível alguém olhar para um recém-nascido e achar que aquela coisinha frágil ter ar de Epaminondas, ou Eleutério, ou Florípes, ou Isménia, ou Jervásio????

20 maio, 2008 16:56  
Blogger Unknown said...

Eu gosto de Helena e do meu 2º nome, agora os dois juntos é que não.
Nós nunca estamos bem com nada. Se tivesse outro nome também não ia gostar :-)

Ah, tens um desafio no meu blog.

20 maio, 2008 18:39  
Blogger Vida de Praia said...

You win, sorrisos ;-D

Concordo 100% com o teu ponto de vista, optimist :-D E digo mais: devia ser criminalizado e punível por lei dar nomes idiotas aos bebés! Ou pelo menos razão suficiente para se poder processar os pais... ;-) Tadinhos dos Epaminondas deste mundo, pá; que começo de vida lixado!... Mereciam uma indemnização bem choruda.

É isso, helena...
... ah e obrigada pelo desafio - vou já lá espreitar.

20 maio, 2008 22:47  
Blogger De dentro pra fora said...

Porquê dar tanta importancia assim?
Giro é escolher o nome e só depois saber o que significam...
os meus(Gabriel e Inês) tem tudo a ver com eles...
Escolhi primeiro sem pensar, ...só mesmo porque gostava, ponto...

21 maio, 2008 02:18  
Blogger Vida de Praia said...

Sim, porquê? O gostar-se de um nome é definitivamente um excelente ponto de partida, de dentro pra fora. Não há discussão :-)
E adorei os nomes que escolheste by the way ;-)

21 maio, 2008 07:15  

Enviar um comentário

<< Home