terça-feira, agosto 05, 2008

Cura para o stress?
Pelo que dizem os animais em cativeiro por vezes sofrem bastante de stress. E os polvos aparentemente não são excepção e para lhes dar uma mãozinha (he he he... estão a ver o trocadilho – polvos e mãozinha?...) no combate ao stress e ao mesmo tempo estudar se os moluscos têm um tentáculo predominante ou são “octidextros”, desde o mês passado que em vários aquários por essa Europa fora têm posto cubos mágicos e outros brinquedos à disposição dos bichos. A observação vai ser registada quer pelo público, que à entrada recebe um formulário com um diagrama dos tentáculos, quer pelos tratadores à hora da paparoca.
Os polvos por suposto têm tantas células nervosas nos tentáculos que se julga que em grande parte pensem com estes. E segundo declarações prestadas por Claire Little, uma perita em “polvologia” do Weymouth Sea Life Centre ao jornal Independent este estudo é revolucionário uma vez que se se vier a descobrir que os polvos têm preferência por um dos lados, esse conhecimento poderia ser aproveitado numa tentativa de lhes reduzir o stress por exemplo alimentando-os do seu lado favorito ou estimulando-os mais desse lado. Os resultados deste estudo serão anunciados no Outono.
E claro que estes maluquinhos por polvos têm uma esperançazinha que os bichos sejam tão inteligentes que para além de brincarem com o cubo até consigam resolvê-lo.
Engraçado… é que o cubo mágico, como creio que já aqui disse, sempre me deu cá um stress que para mim não seria cura nenhuma!… Mas eu não sou um polvo…
(foto: bpns.co.uk/Herve Lavigne/iStockPhoto e GNU: Booyabazooka)

15 Comments:

Blogger ∞ Ju . ∞ said...

Se eu fosse um polvo e me dessem um cubo mágico, eu ficaria muito mais stressada. rs Tô me sentindo assim agora. Adorei teu espaço!

05 agosto, 2008 07:19  
Blogger Menina said...

Eu nunca consegui resolver esses cubos...ao fim de uns minutos tava farta lol mas se calhar o polvo tem o trabalho facilitado com os tentáculos todos =D

beijo*

05 agosto, 2008 10:05  
Blogger papel químico said...

hmmm... será que o polvo consegue desmontar o cubo todo e montá-lo completamente resolvido? I wonder. (era isso que eu fazia pelo menos :)

05 agosto, 2008 12:03  
Anonymous Anónimo said...

Cortem no café ao polvo que o stress passa-lhe.

Jaime Solutions
Onde há um problema, estamos lá.

05 agosto, 2008 12:17  
Blogger Vida de Praia said...

Olá, ju - bem-vinda à sacola. E obrigada pelo elogio. Volta sempre!
Portanto seríamos duas ainda mais stressadas face às 6 faces do cubo mágico :-P

Ou melhor... seríamos possivelmente três mais stressadas, menina - ou duas mais stressadas e uma aborrecida ;-P
Muitos tentáculos não ajudam nada, creio, só muito génio e raciocínio matemático, do qual sou desprovida ;-)
:-*

Boa pergunta, papel... (he he he - a minha táctica era precisamente a mesma - ou como achas que várias vezes consegui resolver todas as faces?...)

Excelente proposta, jaime-consultor :-) No café e, já agora, no tabaco - remédio santo, não há stress que resista ;-D

05 agosto, 2008 12:33  
Blogger Marcia said...

eheheh!! Até os polvos são seres stressados... Tenho de concordar com tudo o que aqui foi dito... Aquele cubinho não é solução... Lembro-me bem de o atirar contra à parede, quando a "coisa" não corria bem :)

05 agosto, 2008 12:49  
Blogger Unknown said...

Eu não sei se não terá o efeito contrário! lol

05 agosto, 2008 14:16  
Blogger Vida de Praia said...

Realmente, psipages, se uma coisa nos leva de tal forma aos arames ao ponto de a atirarmos à parede, é porque não está a contribuir para o bem-estar da pessoa (se bem que o acto em si de atirar coisas à parede até bem que poderia ter este efeito benéfico LOL)

Como dizias, ladybug, também imagino que mais depressa teria o efeito oposto - grrrrrrrrrr, que stress, pá! Não consigo revolver isto! Ó não, já tinha uma face completa e agora foi à vida... grrrrrrrrrr!

05 agosto, 2008 14:29  
Blogger ML said...

Jogo que nunca gostei foi este mesmo! Cubinho mais maluco!

05 agosto, 2008 16:09  
Anonymous Anónimo said...

Dêem uma caixinha de ansiolíticos para o polvo brincar, que o stress passa-lhe.

Jaime Solutions
Onde há um problema, estamos lá.

05 agosto, 2008 21:48  
Blogger Vida de Praia said...

Ainda estou para conhecer alguém que gostasse da porcaria do cubo mágico, aka maluco, maria qualquer coisa :-S

Isso é que é te deu para branding hoje, hã, sr. jaime? E mais uma brilhante ideia! Estás contratado :-D

05 agosto, 2008 23:19  
Blogger Maria said...

NãO Sabia disso..
bjnho.

06 agosto, 2008 01:07  
Blogger Vida de Praia said...

Se calhar é porque não passava pela cabeça de ninguém, nostálgica ;-)
:-*

06 agosto, 2008 06:59  
Anonymous Anónimo said...

Dêem ao polvo uma polva para "brincar" que o stress passa-lhe.

Jaime Solutions
Onde há um problema, estamos lá.


PS. Nestes comentários o nome Jaime aparece 7 vezes. Agora 8 vezes. 75% das vezes escrito por mim.

06 agosto, 2008 10:12  
Blogger Vida de Praia said...

Mais um excelente conselho desta firma de um só consultor, jaime: que venha a “polva” ;-D
Ainda bem que mantens tu as tuas próprias estatísticas... mas pelas minhas contas já íamos em 9 vezes - e agora 10, ó sr. matemático (mas não stresses por isso) ;-P

06 agosto, 2008 10:18  

Enviar um comentário

<< Home