Cura para o stress?
Pelo que dizem os animais em cativeiro por vezes sofrem bastante de stress. E os polvos aparentemente não são excepção e para lhes dar uma mãozinha (he he he... estão a ver o trocadilho – polvos e mãozinha?...) no combate ao stress e ao mesmo tempo estudar se os moluscos têm um tentáculo predominante ou são “octidextros”, desde o mês passado que em vários aquários por essa Europa fora têm posto cubos mágicos e outros brinquedos à disposição dos bichos. A observação vai ser registada quer pelo público, que à entrada recebe um formulário com um diagrama dos tentáculos, quer pelos tratadores à hora da paparoca.
Os polvos por suposto têm tantas células nervosas nos tentáculos que se julga que em grande parte pensem com estes. E segundo declarações prestadas por Claire Little, uma perita em “polvologia” do Weymouth Sea Life Centre ao jornal Independent este estudo é revolucionário uma vez que se se vier a descobrir que os polvos têm preferência por um dos lados, esse conhecimento poderia ser aproveitado numa tentativa de lhes reduzir o stress por exemplo alimentando-os do seu lado favorito ou estimulando-os mais desse lado. Os resultados deste estudo serão anunciados no Outono.
E claro que estes maluquinhos por polvos têm uma esperançazinha que os bichos sejam tão inteligentes que para além de brincarem com o cubo até consigam resolvê-lo.
Engraçado… é que o cubo mágico, como creio que já aqui disse, sempre me deu cá um stress que para mim não seria cura nenhuma!… Mas eu não sou um polvo…
(foto: bpns.co.uk/Herve Lavigne/iStockPhoto e GNU: Booyabazooka)
15 Comments:
Se eu fosse um polvo e me dessem um cubo mágico, eu ficaria muito mais stressada. rs Tô me sentindo assim agora. Adorei teu espaço!
Eu nunca consegui resolver esses cubos...ao fim de uns minutos tava farta lol mas se calhar o polvo tem o trabalho facilitado com os tentáculos todos =D
beijo*
hmmm... será que o polvo consegue desmontar o cubo todo e montá-lo completamente resolvido? I wonder. (era isso que eu fazia pelo menos :)
Cortem no café ao polvo que o stress passa-lhe.
Jaime Solutions
Onde há um problema, estamos lá.
Olá, ju - bem-vinda à sacola. E obrigada pelo elogio. Volta sempre!
Portanto seríamos duas ainda mais stressadas face às 6 faces do cubo mágico :-P
Ou melhor... seríamos possivelmente três mais stressadas, menina - ou duas mais stressadas e uma aborrecida ;-P
Muitos tentáculos não ajudam nada, creio, só muito génio e raciocínio matemático, do qual sou desprovida ;-)
:-*
Boa pergunta, papel... (he he he - a minha táctica era precisamente a mesma - ou como achas que várias vezes consegui resolver todas as faces?...)
Excelente proposta, jaime-consultor :-) No café e, já agora, no tabaco - remédio santo, não há stress que resista ;-D
eheheh!! Até os polvos são seres stressados... Tenho de concordar com tudo o que aqui foi dito... Aquele cubinho não é solução... Lembro-me bem de o atirar contra à parede, quando a "coisa" não corria bem :)
Eu não sei se não terá o efeito contrário! lol
Realmente, psipages, se uma coisa nos leva de tal forma aos arames ao ponto de a atirarmos à parede, é porque não está a contribuir para o bem-estar da pessoa (se bem que o acto em si de atirar coisas à parede até bem que poderia ter este efeito benéfico LOL)
Como dizias, ladybug, também imagino que mais depressa teria o efeito oposto - grrrrrrrrrr, que stress, pá! Não consigo revolver isto! Ó não, já tinha uma face completa e agora foi à vida... grrrrrrrrrr!
Jogo que nunca gostei foi este mesmo! Cubinho mais maluco!
Dêem uma caixinha de ansiolíticos para o polvo brincar, que o stress passa-lhe.
Jaime Solutions
Onde há um problema, estamos lá.
Ainda estou para conhecer alguém que gostasse da porcaria do cubo mágico, aka maluco, maria qualquer coisa :-S
Isso é que é te deu para branding hoje, hã, sr. jaime? E mais uma brilhante ideia! Estás contratado :-D
NãO Sabia disso..
bjnho.
Se calhar é porque não passava pela cabeça de ninguém, nostálgica ;-)
:-*
Dêem ao polvo uma polva para "brincar" que o stress passa-lhe.
Jaime Solutions
Onde há um problema, estamos lá.
PS. Nestes comentários o nome Jaime aparece 7 vezes. Agora 8 vezes. 75% das vezes escrito por mim.
Mais um excelente conselho desta firma de um só consultor, jaime: que venha a “polva” ;-D
Ainda bem que mantens tu as tuas próprias estatísticas... mas pelas minhas contas já íamos em 9 vezes - e agora 10, ó sr. matemático (mas não stresses por isso) ;-P
Enviar um comentário
<< Home