quarta-feira, março 04, 2009

Luta contra o stress
Na luta contra o stress também parece valer tudo desde massagem e power naps na hora do expediente e consultas com os de momento tão populares coaches até... levar o cãozinho consigo para o escritório. Pelo menos nos Estados Unidos (e já sabem o que acontece quando uma moda qualquer começa nos Estados Unidos, né?... Dez-quinze anos depois chega à Europa...) Pois é verdade: segundo o Financial Times parece que alguém se lembrou que os animaizinhos de estimação são tremendamente relaxantes... pelo menos para os seus donos. Por isso cada 1 em 5 empresas lá já toleram que se leve o animal de estimação para o emprego. O que para além de contribuir para uma maior calma supostamente tornaria o clima laboral mais divertido e menos hierárquico.
Não estão já a imaginar a chinfrineira do Bóbi de um a correr atrás do Tareco de outro, alguém novamente de cócoras a procurar o cágado debaixo da estante, a empregada da limpeza aos gritos por encontrar uma jibóia e um ou outro piriquito a fazer estrilho?... Por muito que me esforce não consigo imaginar como é que uma cena destas iria contribuir para um clima laboral mais calmo... lá divertido sim, porque alguém há-de estar de braços cruzados com um sorriso maquiavélico a um canto a dizer “mas o que é que eu tinha dito”; e vá lá menos hieráquico talvez – afinal de contas depois de uma pessoa ver o chefe a ... remover um excremento do seu canino, não há respeito que resista; mas calmo...? I don’t think so...

12 Comments:

Blogger papel químico said...

dear god. é a bestialização total do trabalho. não há pachorra :s
será que essas empresas também deixam as mães levar os bebés para o trabalho para os poder amamentar, por exemplo? não me parece.

04 março, 2009 09:09  
Anonymous Anónimo said...

Estas questões de achar bem ou mal carregar o bicho ao colo, levar o bicho para o trabalho, pagar férias ao bicho, etc., acabam sempre no mesmo: quem gosta de animais acha bem, quem não gosta acha mal.

Acho que as pessoas nem sequer refletem* sobre o que está em discussão, limitam-se a sentir visceralmente se gostam ou não de animais e a extrair daí a sua posição.

* Comentário corrosivo escrito de acordo com o Acordo Ortográfico de 1990.

04 março, 2009 10:16  
Blogger papel químico said...

não concordo nada contigo, jaime. eu gosto imenso de animais, mas acho ridícula esta ideia quando muitos dos direitos fundamentais dos trabalhadores (ditos humanos) são absolutamente cilindrados - nomeadamente das mulheres grávidas que são despedidas e das jovens mães que têm de deixar os filhos na creche de madrugada a partir dos quatro meses. é que, que eu saiba, até ver, um cão até aguenta sozinho em casa (por muita dor de alma que isso cause e por muita porcaria que ele faça), uma criança não.

*comentário corrosivo escrito completamente à revelia do acordo não sei quê :)

04 março, 2009 11:01  
Blogger Vida de Praia said...

Que debate tão interessante que se criou para aqui, meninos. Confesso que concordo com a papel, ó jaime: isto é discriminação da mais infâme: então os animais têm direito a privilégios e as criancinhas não? Mas como é?...
Mas... neste aspecto animais (como crianças) à solta no posto de trabalho só deve ter graça para os donos (/pais) - e se calhar nem isso, se o resto da malta e/ ou o próprio não está satisfeito com tais distracções.

*Ah, e eu andarei sempre à revelia de acordos idiotas ;-)

04 março, 2009 14:09  
Anonymous Anónimo said...

Eu não manifestei acordo/desacordo com levar os animais para o trabalho. Dou um rebuçado a quem citar uma frase do meu comentário onde eu concorde/discorde!*

O que eu disse é que as opiniões das pessoas nestas questões são determinadas somente por gostarem ou não de animais, e não pela questão em si.

* Oferta válida apenas durante o dia de ontem.

04 março, 2009 16:11  
Blogger Vida de Praia said...

LOL!!! Mas quem é que insinuou que tu concordavas ou discordavas, ó jaime? Eu só me limitei a sublinhar o ponto de vista da discriminação.
Mas agora vou ter mesmo de te contradizer: apesar de não ter animais até gosto deles - mas creio que me incomodaria ter cães a latir no consultório ao lado - para além de que o meu tal (o tal!!!) colega do consultório ao lado já tem o suficiente que o distraia do trabalho :-P

*A tua oferta estava fora do prazo de validade :-P

04 março, 2009 17:31  
Blogger Menina said...

Numa coisa concordo, os animais sõa mesmo bons para relaxar, isso sem dúvida nenhum (e eu que o diga..)agora levar para o emprego já não sei se seria bom..

No meu futuro emprego, mesmo sem levar animais, vou acabar rodeada deles lol a vantagem duma veterinária =D

beijo*

04 março, 2009 17:51  
Blogger Unknown said...

Devia ser giro ver a Nicas a correr atrás dos corvos que povoam pros lados do meu trabuco (é o que dá trabalhar quase no meio do monte). Não acho uma ideia completamente descabida desde, claro está, que exista bom senso por parte dos donos...

04 março, 2009 22:53  
Blogger Alecrim said...

Lol, as minhas gatas na perfumaria!... Só me dá vontade de rir.

04 março, 2009 23:14  
Blogger Vida de Praia said...

LOL menina - juntaste o útil ao agradável :-)
:-*

Pois, helena... mas isso de confiar no bom senso de outrem tem que se lhe diga, ó se tem... ;-)
...
A que propósito é que trabalhas no meio de um monte...?

Dá, não dá, alecrim? Mas que confusão que havia de ser com gatas residentes, uuui!...

04 março, 2009 23:38  
Blogger ' Claudjinha said...

ahah essa está boa.. ninguem trabalhava ! entao se essa moda chegar aqui a portugal, entao.. é a nossa desgraça total ! xD

05 março, 2009 01:23  
Blogger Vida de Praia said...

Também acho, ‘c. - distracções já as há a dar com um pau.

05 março, 2009 06:55  

Enviar um comentário

<< Home