quarta-feira, outubro 18, 2006

Sondagens – parte 2
Há dias vinha a rir sozinha no metro. A razão foi uma pequena e absurda notícia no jornal, que dizia que 61% dos egípcios não sabem o que são sondagens. E que esta percentagem foi constatada numa sondagem governamental recente levada a cabo pela agência oficial de sondagens do governo egípcio; ou seja 61% dos inquiridos não faziam ideia de que tipo de estudo era aquele em que estavam a participar. E ao mesmo tempo constatou-se que somente 10% dos inquiridos tinham participado numa sondagem anteriormente e que 49% desejavam expressar a sua opinião numa sondagem sobre o desemprego que aparantemente é um grande problema na sociedade egípcia. Será possível que 1) em 2006 realmente ainda haja tanta gente sem ter conhecimento do conceito de sondagem, quando se fazem sondagens praticamente sobre tudo e têm tanta influência na criação de opiniões e decisões a todos os níveis? 2) Estamos a falar numa civilização que na antiguidade era uma das civilizações mais desenvolvidas do mundo de outrora? E 3) como será possível o trabalho de uma agência inteira passar despercebido em relação a bem mais e metade de uma população?
Se não tivesse vindo no jornal, com a agência Ritzau como fonte, até pensava que era mentira.

4 Comments:

Blogger papel químico said...

para mim os egípcios continuam muito à frente. porque simplesmente não assimilam o que não interessa. já nós, ocidentais, somos um depósito de informações inúteis como esta. above and below the line.

19 outubro, 2006 00:03  
Blogger Vida de Praia said...

Mais uma vez provaste a tua sabedoria imensa e opiniões saudáveis e equilibradas, papel químico! É talvez por assimilarmos tanta informação inútil que acabamos por não nos lembrarmos de nada, nem útil nem inútil, quando é preciso ; ) Eu, pelo menos, de momento ando com dificuldade em lembrar-me dos nomes das coisas e das pessoas. "Ó.... importas-te de me passar aquele coiso para cortar cartão e... aquilo que é mais fino do que cartão mas mais grosso do que papel?"

19 outubro, 2006 07:19  
Blogger papel químico said...

... breaking news: isso tem outro nome : )

sabedoria imensa??!!! opiniões saudáveis e equilibradas???!!! eu gosto é de ser do contra!

19 outubro, 2006 11:48  
Blogger Vida de Praia said...

Pronto, lá estás tu a ser do contra, papel químico!... ; )
O que é que tem outro nome - o coiso para cortar, ou aquilo que é mais fino do que cartão e mais grosso do que papel? ; P

19 outubro, 2006 12:09  

Enviar um comentário

<< Home