domingo, novembro 05, 2006


Adulto a sério
Vinha há dias entretida a ouvir uma emissão em que discutiam animadamente o que significava afinal ser-se adulto; quando se era deveras adulto. Os interlocutores tinham várias opiniões e vários ouvintes ligaram para o programa para contribuir com as suas propostas. “É-se adulto quando se é economicamente independente dos pais”. “É-se adulto quando se deixa de culpar os outros e a sociedade em geral pelos problemas que se tem e se começa a resolvê-los”.Senti-me adulta quando tive de lidar com empreiteiros e de escolher azulejos novos para a casa de banho”.
As propostas foram muitas e variadas, mas nenhuma se aproximou sequer da minha ideia do que significa ser-se adulto. Para mim é-se nomeadamente adulto quando:
Se estaciona o carro numa garagem de centro comercial (evito-o a tudo o custo, porque tenho medo que me pelo de o carro se ir abaixo na rampa nas subidas de andar e comece a deslizar para trás).
Se compra o jornal todos os dias (e falo de jornais a sério, não os gratuitos de leitura fácil que eu leio).
Se sabe o que é o PBI.
Se conhece o significado do termo “pudor deontológico” (adivinhem se eu conheço...).
Não se pode perder um debate político, ou um programa com a Clara Pinto Correia ou a Edite Estrela.
Se vai a reuniões de pais.
Se tem bagageira extra no tejadilho do carro quando se vai para férias.
No meu B.I. diz que sou adulta há muito tempo e até tenho direito ao voto (e exerço esse meu dever cívico), mas quantas vezes me sinto como uma impostora na companhia de outros adultos!...
(Fotos: Jeanne Newmann @pbase.com, Gordon L Wolford @pbase.com, fotabug@pbase.com)

6 Comments:

Blogger papel químico said...

ser adulto é fingir que se percebe e sabe falar sobre uma série de coisas, quando na verdade só lemos os títulos do jornal. e é arranjar estratégias para estacionar nos sítios mais convenientes ; )

06 novembro, 2006 22:42  
Blogger tikka masala said...

Humm... Concordo mais com o papel químico do que contigo. De facto, há muitos putos a estacionar carros em centros comerciais. A do "pudor deontológico" deve ter sido inventada por alguém que tem a mania que é adulto, só para te confundir! Dos debates com essas senhoras não sei nada, nunca vi nenhum. A bagageira no tejadilho é só para quem se que armar ou tem muitos filhos ou pratica desportos que exigem muito equipamento. As reuniões de pais são só para os adultos com filhos e nem todos os têm. Resumindo: eu diria que se é adulto quando se sabe o que significa, não o PIB, mas o factor PDI!...

06 novembro, 2006 23:41  
Blogger Vida de Praia said...

He, he, papel químico: percebes-me completamente e descreves aqui as minhas estratégias mais típicas neste meu disfarce de adulta ; )
Tikka: um comentário straight to the point, como sempre.
O que é o factor PDI?
Ai que bom ter amigas que também só cá andam a fingir no mundo dos graúdos! Acho que estamos a ser bem sucedidas - ainda não fomos apanhadas ; )

07 novembro, 2006 09:05  
Blogger Vida de Praia said...

Ou percebi-vos bem que pensam que andamos todos a fingir, só que os outros não sabem do nosso fingimento, nem nós nos apercebemos do fingimento dos outros? : )

07 novembro, 2006 11:00  
Blogger Maria João Resende said...

Olha que muitas dessas coisas que dizes têm mais a ver com gente aburguesada ou chata como a potassa do que com ser ou não adulto. Acho que só és mesmo adulto quando a distinção deixa de partir de ti e parte dos outros, tipo, quando te chamam 'Minha Senhora' respeitosamente, e outras coisas parecidas e igualmente deprimentes... e não há nada que possas fazer contra isso. E depois, há sempre aquela senhora de meia idade que começa a olhar para ti, sempre que olhas para o espelho ...
Quanto a PDI, e enquanto a tikka não responde, é a P...Da Idade, querida, uma coisa que talvez esteja longe para ti, mas que mais cedo ou mais tarde, ZÁÁÁÁSSS, ataca sem apelo nem agravo!

08 novembro, 2006 20:19  
Blogger Vida de Praia said...

Optimist: obrigada pelo comentário extremamente esclarecedor (entre outras coisas na área da semântica) ; )
Devo pensar assim sobre os adultos, ou o que significa realmente ser-se adulto 1) pelo exemplo dos meus pais e 2) exactamente pela tendência generalizada de a malta com os anos se aburguesar e se tornar séria e responsável e começar a falar de cenas que mal percebo e/ou que não me interessam (e, dito isto, tenho a felicidade de 99% dos meus amigos serem como eu e nada tipicamente adultos!)
Ainda nunca fui respeitosamente chamada de "Minha Senhora", mas faz-me confusão quando os putos se dirigem a mim na expectativa de que eu, como mais velha do que eles e supostamente adulta, os possa ajudar ou tomar decisões. Só me apetece fugir a sete pés!... : S
O que é que a tal senhora de meia idade estará a fazer dentro do espelho?... Eu dou-lhe o ZÁÁÁÁSSS, dou!...

08 novembro, 2006 21:49  

Enviar um comentário

<< Home