domingo, abril 15, 2007

Rir é o melhor remédio 2
Para além das qualificações profissionais, nos últimos anos tem cada vez mais ficado em voga apostar no recrutamento de empregados com as qualificações pessoais certas para o perfil da empresa. Raro é o anúncio que não traz uma lista de qualidades desejáveis: flexibilidade, empenho, lealdade, maturidade, motivação, empatia, espírito de equipa, etc. etc. etc.
Para além destas óptimas características, recentemente também já se começou a dar valor ao sentido de humor, uma vez que é importante para um bom ambiente laboral. Muitas firmas até já começaram a aplicar um teste (chamado KP Explorer e desenvolvido por uma firma de consultores de psicologia do trabalho) para avaliar o de sentido de humor dos candidatos durante as entrevistas. O teste em questão, como tantos outros testes demasiado óbvios ditos de personalidade, consiste em várias perguntas tipo “numa escala entre o muito humorístico e o muito sério, onde me encontro?” Ou quem conduz a entrevista descreve uma situação hipotética e pergunta ao candidato se consegue ver a parte humorística da questão. Ou pede-lhe para dizer se concorda ou discorda com frases como: “uma gargalhada pode salvar um mau dia de trabalho”, “ eu consigo encontrar o humor até nas tarefas mais aborrecidas”, “eu não gosto que os meus colegas ‘entrem’ comigo”, “pessoas que se riem demasiado no emprego normalmente não fazem nenhum”, “eu gosto de fazer brincadeiras com os meus colegas”, “tenho demasiado que fazer para vir com chalaças” ou “piadas distraem demasiado”.
Tenho a sorte de ter colegas com excelente sentido de humor e com quem posso estar na galhofa de vez em quando, o que torna o dia-a-dia laboral mais leve e motivante. Mas isso nota-se logo, não foi preciso fazer-lhes perguntas parvas.

5 Comments:

Blogger Dulce said...

Ora exactamente. Perguntas parvas, nem mais!

15 abril, 2007 13:08  
Blogger papel químico said...

quem elaborou o questionário não devia ter sentido de humor nenhum.

15 abril, 2007 17:04  
Blogger Vida de Praia said...

Nem sentido de humor, nem grandes dotes intelectuais, uma vez que as perguntas e as respostas às mesmas parecem extremamente óbvias...

15 abril, 2007 19:45  
Blogger papel químico said...

deve ser uma técnica de elaboração de questionários. como o questionário quando se vai dar sangue: injectou-se, teve vários parceiros sexuais (e mais um rol interminável de comportamentos de risco) no último ano?

16 abril, 2007 11:34  
Blogger Vida de Praia said...

És capaz de ter razão, papel químico. POR FAVOOOOR MUDEM DE TÉCNICAAAA!!!! É que uma pessoa às vezes até se sente insultada pelo óbvio mesmo óbvio das questões: ”mas estes tipos pensam que eu sou parva ou quê?”

16 abril, 2007 12:29  

Enviar um comentário

<< Home