sexta-feira, abril 13, 2007


Sem fumo
Quem não experimentou já estar a tentar apreciar uma bela jantarada num restaurante a uma mesa de não fumadores e ser incomodado profundamente pelo fumo de outrém já no fim da sua refeição a poucas mesas de distância?
Aliás nunca percebi o conceito de haver mesas para fumadores e não fumadores no mesmo estabelecimento. Alguém imagina que o fumo chega a uma barreira invisível e pára ou volta para onde veio, “ai, perdão, apartir daqui é a area de não fumadores”?! Não, pois não?
Como não fumadora alegro-me pelo facto de cada vez mais estabelecimentos introduzirem uma política e prática antitabagistas – quem quer fumar abandona o local para que chateie e prejudique o menor número possível de pessoas nas suas imediações. Na Dinamarca já há mais de 190 cafés e restaurantes totalmente sem fumo (excepto se o cozinheiro deixar queimar o guisado…).
O desafio mais difícil é levá-lo a cabo em bares; alguns começaram a título de experiência a ter certos dias sem fumo, o que por um lado tem desencadeado protestos e por outro expressões de agrado, se bem que seja uma semi-solução, já que as particulas nocivas do tabaco do dia anterior permanecem no ar, nas cortinas, nas mais pequenas frinchas.
Na Dinamarca ¼ da população é fumadora – insurgem-se, acham-se discriminados. Mas porque haveriam de continuar a ter direito de infestar o ar dos restantes ¾ ?
Prontos para sair?
Bom fim-de-semana!

7 Comments:

Blogger papel químico said...

fico dividida nesta questão, mas admito que prefiro estar em ambientes sem fumo onde não fico imediatamente com enxaquecas e a sangrar do nariz, coisa que acontece frequentemente.
ao mesmo tempo, faz-me impressão ter de proibir.

13 abril, 2007 12:51  
Blogger Vida de Praia said...

Ai, ai, ai!: porque será tão típico do não-fumador este espírito de sacrifício? Os sintomas que descreves quando estás em ambientes com fumo falam por si... Porque terá uma pessoa de se sentir constrangida se não se continuar a sujeitar aos vícios pouco saudáveis dos outros? Fumar não é precisamente um direito do Homem, nem uma necessidade vital de que se está a privar a minoria fumadora...

13 abril, 2007 13:10  
Blogger papel químico said...

pois, eu acho sempre que os outros é que têm de se "mancar". pois, eu sei.

13 abril, 2007 13:47  
Blogger Vida de Praia said...

”Mancar” em que sentido?

14 abril, 2007 10:07  
Blogger papel químico said...

perceber quando estão a incomodar.

14 abril, 2007 11:39  
Blogger Dulce said...

Mas não vais lá assim, papel químico!
Eles não se mancam...

14 abril, 2007 13:28  
Blogger Vida de Praia said...

Aliás, se se mancassem, nem era preciso proibir por lei o fumo em lugares públicos...

15 abril, 2007 09:20  

Enviar um comentário

<< Home