quarta-feira, julho 18, 2007

Bastará um comprimido?
Durante os últimos anos o número de psicólogos que trabalham com crises e traumas tem vindo a aumentar explosivamente, apesar de vez após vez serem publicados artigos que põem em dúvida o efeito da psicoterapia em relação a este tipo de problemas.
Confesso que precisamente em relação a este assunto sou bastante ambivalente: se por um lado a minha profissão, experiência e conhecimentos ditam que é essencial trabalhar com certos traumas para vencer ansiedades, problemas de auto-estima etc., por outro lado penso por vezes que na sociedade de hoje falta uma robustez inerente que nos prepare melhor para os tumultos e empurrões que a vida nos dá – e sempre deu. Ninguém devia de ter de sofrer e viver psicologicamente definhado como antigamente, como o meu pai e tantos homens que vieram marcados, transtornados, de uma guerra, mas será que definhamos por menos hoje em dia?
De qualquer das formas a indústria medicinal afirma recentemente ter arranjado solução para todos os traumas desta vida: um novo medicamento desenvolvido em colaboração entre a McGill University em Montreal e Harvard University em Boston. Segundo um artigo publicado no Journal of Psychiatric Research este novo comprimido que contém propanolol, uma substância que inibe os sintomas físicos de ansiedade e stress, tem a capacidade de “apagar” a dor ligada a memórias mais penosas.
Mais uma vez não sei bem o que pensar: se por um lado o poder de certas memórias é tão destrutivo que é capaz de arrasar uma vida apesar de muita psicoterapia, por outro lado não sou nada fã de soluções fáceis. E imagino que seja estranhíssimo, e um pouco assustador até, de repente sentir-se emocionalmente anestesiado, inerte.
(foto: Colourbox.com)

4 Comments:

Blogger papel químico said...

e quais serão os efeitos secundários?

18 julho, 2007 12:09  
Blogger Vida de Praia said...

Boa pergunta!... Isso já não expunham no artigo... hmmm... mas que os há, não tenho a mínima dúvida.

18 julho, 2007 12:53  
Blogger Alecrim said...

Ontem li este post e vinha tão a propósito do que sentia ontem que não consegui comentar!

Hoje já só te desejo boa férias...

19 julho, 2007 15:44  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada, alecrim aos molhos.
Espero que estejas melhor, mais bem disposta.
Um beijinho.

19 julho, 2007 19:14  

Enviar um comentário

<< Home