quarta-feira, janeiro 16, 2008

Dieta pós-natalícia
Pois não são só as pessoas que têm a tendência a comer demais durante o mês de festas; pelo menos na Dinamarca as pessoas são tão solidárias com os seus animais de estimação, atribuindo-lhes as mesmas vontades e necessidades que nós, que acabam por lhes dar demasiado de comer em Dezembro, entre extra petiscos, comida tradicional de Natal (mais rica em gordura e açúcares do que a cozinha normal) e porções extraordinariamente grandes, para os mimar “porque afinal de contas os animais também têm de sentir que é Natal”. Resultado: 40 % dos animais de estimação, particularmente cães e gatos, acabam por ficar tão gordos, que, tal como os seus donos, também precisam de fazer dieta em Janeiro.
Claro que a indústria farmacêutica topou imediatamente este problema e os vastos mercados que se abrem, se conseguirem desenvolver medicamentos de emagrecimento para os bichos.
Não tarda vêm aí de certeza campanhas de publicidade dos ginásios: traga o seu cão e a primeira aula de aeróbica é gratis…
Foto: Katrine Damkjær

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Curioso. O presente que dei às minhas cadelas foi uma lata de comida de cães de que elas gostam muito. Almoçaram meia lata, cada uma, no dia de Natal. Uma delas está de dieta, mas não é por causa do Natal, há muito tempo que o veterinário a pôs de dieta.

16 janeiro, 2008 09:43  
Blogger papel químico said...

não há paciência...!

16 janeiro, 2008 11:29  
Blogger Marta said...

Eu acho óptimo. O Froide tem sempre direito a um frango inteiro no Natal e nos anos dele, e a conselho do veterinário só faz uma refeição por dia (coitadinho, entrou em dieta desde muito pequenino por causa de suplementos de cálcio). O pior é que o bicho pedincha tudo, mas tudo, o que os outros estão a comer - até comida que deliberadamente não gosta. E como ele é chato... todos os dias ganha uns extras (nem que seja um bocadinho pequenino de pão com fiambre). Por isso... concordo! :)

16 janeiro, 2008 11:55  
Blogger Vida de Praia said...

Mas é que não há mesmo paciência!...
Jaime e marta: vamos lá tentar estabelecer uma coisa, nomeadamente que animal não sabe que dia é e portanto de certeza que não se queixará se não tiver direito a prendas de Natal e de anos. Certo?
E quando à pedinchisse... bem, segundo qualquer bom behaviorista isso é (literalmente) alimentado pelo facto do bicho ser recompensado quando pedincha (lá vai mais um nacozinho de pão com fiambre). Portanto na minha teoria (e é só mesmo teoria, já que nunca tive animais), se se deixarem sistematicamente disso, por muitos olhinhos que o bicho faça, ele acabará por se desabituar com relativa facilidade; cá para mim quem tem dificuldade em dar uma de duro é o dono... ;-P

16 janeiro, 2008 12:13  
Anonymous Anónimo said...

O Watson foi atacado por um dos cães ao tocar a campainha [acho que não, mas não é relevante]. Isso do comportamentalismo é perigoso. ]:->

16 janeiro, 2008 12:33  
Blogger Graça said...

Ehehehehehe!!!!
Gostava de ver isso!!
Acho muito bem que os nossos amigos tenham também um regime alimentar muito rigoroso, se engordaram , têm que emagrecer!!!

Beijo

16 janeiro, 2008 13:42  
Blogger Vida de Praia said...

Ora, pois eu tenho muito respeito pelo comportamentalismo! Não me lembro se o Watson chegou a ser mordido, mas que aprendeu a amestrar os cães, lá isso aprendeu (ou era o Pavlov com os cães e o Watson com os ratos de laboratório? Não me recordo...).

Cuidado com as propostas, ó graça: é que haja coerência - o que se aplica aos nossos amigos de quatro patas, aplica-se por certo a nós também... LOL

16 janeiro, 2008 16:12  
Anonymous Anónimo said...

Pois era, o Pavlov é que tocava música de campainha para os cães. Ai onde esta psicologia do secundário já vai...

16 janeiro, 2008 16:54  
Blogger Vida de Praia said...

:-)
«Ai onde esta psicologia do secundário já vai...»
Pois, ’tás a ver; eu estou pior ainda: isto até é da minha área e eu nem sequer me lembrava dos detalhes... ai, esta memória...

16 janeiro, 2008 18:26  
Blogger Marta said...

"Jaime e marta: vamos lá tentar estabelecer uma coisa, nomeadamente que animal não sabe que dia é e portanto de certeza que não se queixará se não tiver direito a prendas de Natal e de anos. Certo?"

Eles não sabem mas eu sei. E mais. Os bebés também não sabem quando fazem um ano, nem sabem o que é o Natal e enchem-nos de prendas. Porque é que o Froide havia de ser diferente? :)
Quando às pedinchices... é verdade que é comportamentalismo puro! :) Mas é impossível resistir aos olhinhos, às ganidelas, e à pata a bater nas nossas pernas! :)

16 janeiro, 2008 19:48  
Anonymous Anónimo said...

Aquele gato na balança parece-me um rolo de carne numa travessa.

16 janeiro, 2008 21:14  
Blogger Vida de Praia said...

Ai, o Froide, o Foide, é um cachorro muita mimado - e pelos vistos perito em fazer olhinhos, he he he ;-)
Se o gato na balança se assemelha a um rolo de carne, mais razão me dás de que precisa de fazer dieta, é ou não é, jaime? :-D

17 janeiro, 2008 07:20  

Enviar um comentário

<< Home