terça-feira, janeiro 15, 2008

Esquisitice geneticamente determinada
Ha!, está cientificamente provado que, se tenho algumas esquisitices alimentares – como já aqui expus, gosto de quase tudo, mas detesto por exemplo favas, iscas e diospiros de todo o coração – a culpa nem sequer é minha: está tudo ou quase nos genes (isto apesar da minha mãe adorar favas, iscas e diospiros; isso não vem à questão). Um estudo britânico demonstrou recentemente, que 78% da oposição e má-vontade contra o saborear coisas novas é decidido pelos genes. Um grupo de cientistas da London University College levou a cabo a maior pesquisa de sempre sobre o que determina as esquisitices alimentares das crianças; estudaram os hábitos alimentares de 5.390 pares de gémeos entre os 8 e os 11 anos de idade. E chegaram à conclusão que a neofobia (medo de alimentos novos – até há um termo para isto, vejam só!...) das crianças começa aos 2 anos de idade, quando as crianças começam a ser mais móveis por conta própria, e diz-se que serve a função muito básica de nos proteger de comer de tudo e mais alguma coisa (por exemplo coisas venenosas ou prejudiciais), assegurando a nossa sobrevivência.
Um excelente alibi para continuar a evitar comer favas, iscas e diospiros :-D
(foto: titanium22 @flickr.com)

8 Comments:

Blogger Carina said...

Olha aqui está uma boa desculpa para dar! Favas adoro!!! diospiros BLHERC!!!! e quantos às iscas o meu ódio é do trauma! LOL (tive anemia e obrigavam-me a comer prai 3xs por semana!) LOL Acho que não tenho ódios de estimação por mais nada... Sou um bom garfo :)

15 janeiro, 2008 11:19  
Anonymous Anónimo said...

Felizmente os tubaroes nao sofrem de neofobia: mordem tudo, novo ou antigo.

15 janeiro, 2008 11:58  
Blogger Vida de Praia said...

Eu também não sou má de garfo, carina... (e compreendo perfeitamente o trauma das iscas, BLHERC!!! BLHERC!!!); mas sempre sou mais crítica do que um tubarão, jaime ;-P

15 janeiro, 2008 12:28  
Blogger papel químico said...

serão as iscas um trauma geracional (que eu partilho)? i wonder...

15 janeiro, 2008 13:57  
Blogger Marta said...

Eu tenho um conjuntinho de coisas que não suporto (incluindo essas que mencionas). Acho que vou imprimir isto e pôr na porta do frigorífico lá de casa...

15 janeiro, 2008 14:51  
Blogger Vida de Praia said...

Deve ser isso: o trauma geracional das iscas - BLHERC!!! :-P

Toca a proveitar-se da ciência, marta (especialmente com a ameaça sempre pendente de certos tipos de alimentos...) LOL

15 janeiro, 2008 15:11  
Blogger Graça said...

Favasw com entrecosto, muita bom!!!
E um pãozinho com uma bananinha!? Também é muitoi bom!!!

Beijo

15 janeiro, 2008 15:47  
Blogger Vida de Praia said...

Francamente, ó graça: ainda pão com banana, vá lá, não deve ser do mais saudável, mas não desgosto; mas favas dispensam-se, com ou sem o entrecosto, pá :-/

15 janeiro, 2008 20:13  

Enviar um comentário

<< Home