Como conseguir uma posição
É prático saber absolutamente o que não fazer durante uma entrevista de emprego. Mas também é necessário saber o que fazer para criar uma imagem atraente e conseguir - e manter - a posição desejada. E ter a indispensável lata para levar a cabo certos comportamentos mais arrojados ou que se coadunem menos bem ao nosso carácter natural.
Aqui ficam umas dicas inspiradas pela revista americana Cosmopolitan.
* Dá a aparência de ser um team-player, leal e cooperador: pondo na secretária uma fotografia do teu cão – ou do cão de outra pessoa. Quem veja a fotografia associa automaticamente a ti os valores que se ligam aos cães, nomeadamente a fidelidade e como tal vai ver-te como uma pessoa fiel e leal.
* Dá uma imagem de poder: aqui a palavra-chave é “funeral” – um fato preto, uma cara menos sorridente do que te é habitual. Pessoas de roupa escura são vistas como mais dominantes do que as de roupa garrida e uma expressão facial neutral liga-se a uma posição social mais elevada.
* Cria (literalmente) uma ligação calorosa: por exemplo perguntando ao chefe se quer que lhe tragas um café. E enquanto o chefe saboreia o café quentinho, tu ficas ali pendurado a conversar – e o chefe associa a ti uma sensação ”quente”.
* Cria contacto através do toque: um ligeiro toque enquanto se conversa com outra pessoa dá uma ideia de contacto positivo – mas nada de exageros.
* O que dizes define-te: se queres dar uma imagem de ser uma pessoa de interesses exóticos e desportivos, fala calorosamente das férias em que mergulhaste numa ilha tropical. Se a imagem desejada é mais para o intelectual e aventureiro, farta-te de falar da expedição à Antártida em que participaste. Etc.
* Imita a linguagem corporal: não há nada que dê graxa mais eficazmente e ao mesmo tempo de forma subtil do que imitar os gestos de outra pessoa. Portanto tenta manter a postura do teu chefe, gesticula de forma semelhante e tal.
* Arranja um modelo em que te possas reflectir: fala calorosamente de alguém que crês que a pessoa com quem estás a falar se identifica e admira. Isto fará com que te associem com essa pessoa.
Por muito que tentasse, duvido que conseguisse desempenhar uma sequer de forma credível, mas enfim...
8 Comments:
Gosto do último conselho: «Arranja um[a] modelo». ;-)
Bom dia!
LOL Ó jaime,tu, pá!... :-D
eu também não amiga. são todas ridículas. pleeeease!
É isso, amiga papel - aaaaaargh!... Os leitores da Cosmopolitan devem ter muita, mas muita lata ;-D
Inspiraste-me!
Eu sou mais a favor do ser que do parecer, e por isso ía já deixar aqui umas quantas observações acerca das 'dicas' meio tontas e, sobretudo, cínicas, da Cosmopolitan. Mas como ainda são umas quantas e a coisa podia ficar longa, opto por te sugerir que as consultes no positiva+mente.
De qualquer forma, deixo já a primeira sugestão: experimentem trabalhar. com alma, com entusiasmo, com cabeça, mas trabalhar MESMO! Geralmente não resulta mal...
Ainda bem que ficaste inspirada, optimist (e vou já lá espreitar o que escreveste).
LOL Excelente essa tua sugestão, a do trabalhar! :-D Ouvi dizer que às vezes resulta... e onde trabalho quase tão bem como dar graxa ao chefe, que é o que o tal colega calão faz para se safar sem trabalhar :-S
Ah... afinal, estavas a falar de trabalho!!!
Estava a achar esquisito tanta coisa, só para arranjar outro tipo de "posições"...
Ha ha ha, sorrisos - estás sempre em forma, pá! ;-)
Enviar um comentário
<< Home