A irmã mais nova
Adoro a minha irmã mais nova: é inteligente, simpática, bonita, cheia de garra. Por isso este post não se aplica em nada a ela, a excepção à sina das (os) irmãs (ãos) mais novas (os). Porque segundo li há dias, os mais novos num grupo de irmãos são os que estatisticamente se saem pior na vida: são os mais novos que mais provavelmente desistem da escola, começam a usar drogas, se tornam mães solteiras na adolescência, etc. e tal. Isto porque os pais têm mais em que pensar (pudera, com vários filhos , trabalho etc.!...) e não têm por isso recursos para lhes ensinar as regras de conduta socialmente aceitáveis; e já não estão para ser tão durões como foram com os mais velhos – daí supostamente os caçulas ficarem tão fora de controlo.
…
Vá lá: agora contrariem-me :-)
17 Comments:
oh amiga, mas que raio de revistas científicas andas tu a ler? cada tiro cada melro :) pois eu não concordo nada com essa teoria e tenho vários exemplos concretos para o corroborar. de resto, sempre ouvi dizer que os mais novos até são, em certa medida, uns sortudos em termos de desenvolvimento e afecto. já não percebo nada disto! ;)
eu sou a filha do meio... safei-me??
;)
beijokas
Mas é claro que te contrario :-) Sou a mais nova e nada do que escreves-te se aplica a mim. Agora que os filhos mais novos são mais mimados isso são.
Ora bem, eu sou a irmã do meio e como é no meio que está a virtude, acho que me safei :)
E a minha irmã mais nova, felizmente, nada tem a ver com o perfil que falaste :) As irmãs mais velhas andaram sempre em cima dela :)
A minha cadela mais nova é sempre a que se porta pior. :-P
Podes crer, papel... também me espantou, mas a ciência é a ciência... ou seja: são todos uns cientistas marados ;-D
Quanto aos filhos do meio, eu nem digo nada, maria qualquer coisa... (e idem psipages);-P A sério: na volta são os que se saem melhor - nem são super-controlados nem super-caóticos.
Ainda bem que me contrariaste, helena. Era essa a ideia ;-)
Então a mais nova na vossa família teve muita sorte com irmãs tão... activas, digamos, psipages :-)
E tu a dar-lhe com as cadelas, jaime. Não tens irmãs? ;-D
Devo dizer que este estudo não me convenceu...p'ra começo de conversa, sou filha unica+oito...hehe! ainda por cima fui a ultima a chegar e nem por isso desisti da escola(não continuei por não haver posses,e só), mas mesmo sem grandes estudos, tenho me dado bem na vida, sou patroa de mim,...drogas, o que é isso? (só se for a net)falta de educação,nunca tive ,embora ás vezes me apeteça perdê-la...
Mais não digo..
Olá**
Eu sou a mais velha, mas até acho que o meu irmão está a dar menos trabalho a criar do que eu dei...(pelo menos é o que a minha mãe diz lol)...
beijinho*
Obrigada pelo comentário, de dentro pra fora, mais excepção à regra. Não te convenci, mas convenceste-me a mim ;-)
Isso de dar mais ou menos trabalho a criar só tem a ver com a experiência (ou falta dela) dos pais, e sendo tu a primeira, menina...
Na na na. Nada disso. Este estudo tem muito pouco de científico, ou não falasse uma irmã mais nova!!
Como irmã mais nova, sempre fui comparada à mais velha e, consequentemente, quase forçada a seguir as mesmas pisadas. Segundo tenho lido, os filhos mais novos são mais mimados, mas também são muito mais livres que os mais velhos. De qualquer forma, a mim não se aplica! :)
Olha, olha: mais outra excepção à regra! Mas que maravilha, marta :-)
Não discordo nem concordo... Sou a irmã mais nova e não acho que este caso se aplique a mim, até porque sempre fui melhor aluna que o meu irmão (em idades diferentes), não gosto tanto de sair à noite quanto ele, etc...mas acredito que isso seja verdade, pois conheço casos desses verídicos! Beijos
Obrigada pelo comentário, ladybug. Pelos vistos só me sairam excepções... ou seja: estou mais que pronta para descartar os resultados desta pesquisa.
É curioso 'falares' nisto, porque li há muito pouco tempo um artigo numa revista, sobre este tema, só que embora a conclusão final pudesse ser esta, o ponto de vista não era rigorosamente este. Passo a explicar: o artigo que li explicava que os filhos mais velhos tendem a ser mais bem sucedidos na vida. E com uma explicação fácil e que faz todo o sentido: começam por ter atenção exclusiva dos pais que, por ser a primeira experiência de paternidade/maternidade, se entregam com muito mais empenho e atenção. Aprender a ser responsáveis mais cedo, porque desde cedo que são 'convidados' a tomar conta dos irmãos. Com isto, aprendem a tomar decisões mais cedo, e a inspirar os outros ... e por aí fora. É claro que se estes são mais bem sucedidos, os irmãos mais novos serão menos bem sucedidos, mas daí às drogas e delinquência, ainda vai um (grande) passo!
Obrigada pelo comentário extremamente esclarecedor, optimist. Como irmã mais velha reconheço tudo o que descreveste acima :-D Aliás já tinha divagado sobre o sucesso dos primogénitos há um tempo atrás :-)
contrario-te !! tenho um amigo, que é irmão mais novo de outro irmão; o mais velho foi desejado, super mimado e, porém, o mais rebelde; o meu amigo, mais novo, nao foi desejado, (tipo acidente LOL), nao eh tao mimado e é mais 'sossegadinho'... LOL
Ai, ai, ai, mais uma excepção!... :-S Mas tudo bem, eu é que convidei.
Enviar um comentário
<< Home