sexta-feira, julho 25, 2008

À francesa
E para além dos conselhos simples de beleza também me agradam os conselhos simples referentes à saúde.
Recentemente ouvi falar de um que me surpreendeu: que segundo Brian Wansink, um perito em alimentação, comer como os franceses ajuda a manter a linha. Claro que imaginei logo croissants e brioches, patés e vinhaça, o que me fez logo um pouco céptica até ler o resto do artigo. É que não se tratava de uma pesquisa sobre o que comer mas como comer: nela comparavam os hábitos alimentares de um grupo de franceses e um grupo de americanos com o foco em quando paravam de comer; enquanto que os franceses terminavam a refeição quando se sentiam cheios e saciados, como qualquer pessoa normal, os americanos fiavam-se mais em sinais exteriores como o prato estar vazio, ou se os outros em redor da mesa já tinham acabado de comer, ou (típico americano!) se o programa de televisão que estavam a ver enquanto comiam tinha chegado ao fim, acabando por comer mais – e por conseguinte por pesar mais que quem pare de comer quando se sinta saciado.
É por isso talvez que intuitivamente sempre me chateou ver pais insistirem com os filhos para que comessem tudo o que tinham no prato, até à última migalha. Porque cada um é que sabe se ainda tem fome, não?…

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ah!, Mademoiselle...

25 julho, 2008 12:00  
Blogger Vida de Praia said...

Oui... ;-)

25 julho, 2008 12:08  
Blogger Marcia said...

A mim o que me chateava é quando diziam que havia muitas crianças a passar fome... Ainda me lembro de responder que ia lá levar o meu prato (o que infelizmente não seria suficiente), mas nunca ninguém me levou a sério.

Comparar os americanos com o resto dos mortais, nunca é boa ideia :) Eles gostam de tudo "em grande"!!

25 julho, 2008 13:02  
Blogger Menina said...

Então se forem pratos muito cheios..nunca mais acabam de comer os americanos..depois têm uns tamanhos XL, não admira! lol

bjs**

25 julho, 2008 16:34  
Blogger ' Claudjinha said...

quando li o início do post, pensei que fosse porque os franceses comem tão pouquinho, num prato enorme só no meio teem uma mãozinha de comida xD

pois, é verdade. eu sempre fui habituada a comer tudo o que tinha no prato, desde pequena, mesmo quando já estava cheiíssima, com a desculpa 'olha tanta gente a morrer de fome no mundo ! '. hoje a seguir ao almoço estava a comer uma maçã quando, a meio, comecei a sentir-me cheia. mas continuei a comer, sei que faz mal mas continuei, porque detesto deitar comida fora quando sei que é verdade, 'há tanta gente a morrer de fome no mundo e que dava tudo por metade desta maçã' ! ..

25 julho, 2008 17:24  
Blogger Marta said...

Eu também sempre fui incitada a comer tudo o que tinha no prato. Às vezes lá podia deixar um bocadito no prato...
Actualmente como até me sentir cheia. Não há nada pior do que andar mal-disposta por causa do estômago cheio! E a minha desculpa mais recente é "olha, queres que se estraguem dois bocaditos de carne e meia dúzia de garfadas de arroz ou o prato todo que comi quando for à casa de banho vomitá-lo???" :)

25 julho, 2008 17:46  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, psipages. Também me lembro de ter uma vez tentado usar esse tipo dechantagem sentimental com a minha irmã mais nova, ao que ela retorquiu, que eu podia embrulhar e enviar ;-)
Tens razão: os americanos não têm mesmo comparação, he he he :-D

E os XL dels são os nossos XXXXL ainda por cima, menina :-D
:-*

Então apanhaste logo o espírito deste post, 'c.; refeição em restaurante francês é assim mesmo: uma miniatura :-)
Percebo a filosofia do pensar em quem não tem, mas...

Então já comes à francesa, martinha :-)
Adorei o argumento do ”gregório”! Realmente tudo é relativo LOL

25 julho, 2008 20:47  
Blogger Wolf said...

american way...bááá

pois basta ver os indices de obesos lá e é o susto..

pecado da gula...rsrsrsr


kiss

25 julho, 2008 21:34  
Blogger Lurdes Silva said...

Que bom aspecto têm estes croissants. Nada como um bom croissant estaladiço e delicioso. E se a juntar a isto for de chocolate. Que saudades que eu de outros tempos, em que a dieta era a última das preocupações à face da terra :))

25 julho, 2008 22:39  
Blogger papel químico said...

bah dis donc. boeuf!

26 julho, 2008 00:10  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Ao menos isso... pensei que para ser saudável ia ter que começar a esfregar o pão no sovaco, como os franciús...

26 julho, 2008 00:59  
Blogger Unknown said...

Eh pá não sei mas não é obvio que uma pessoa para de comer quando se sente saciado??? Mas vindo dos americamos nada de admira... Se soubesses a confusão que me faz vê-los a tomar o pequeno almoço:

Mummy: i want a hot dog for the breakfast!!!

Mum: And I want some eggs and bacon...

Até me dá "voltas ao estomâgo" Se bem que aqueles croissants na imagem.... hummmmmmmmmm

Acho que vou deixar de ler o teu blog. Sempre que cá venho caio em tentação... Eheheheheh

26 julho, 2008 02:11  
Blogger Vida de Praia said...

É isso, wolf :-P
:-*

Têm, não têm, lurdes?
Ai, ai, esses bons tempos...

Quois, papel? Mon français c'est terrible, je ne t'ais pas comprenu (ou coisa assim)... :-S

Que sorte, hein, sorrisos?!... ;-D

Isto é tão básico que devia ser óbvios, mas pelos vistos...
Sorry por mais uma tentaçãozinha, he he he :-D Mas não te vás embora!... Vá lá!...

26 julho, 2008 11:27  

Enviar um comentário

<< Home