sexta-feira, agosto 25, 2006

Bate leve, levemente como quem chama por mim – será chuva?
O tempo é um fenómeno estranho pelo imprevisível que é. Na teoria percebo os mecanismos que o movem e transtornam – altas e baixas pressões, frontes de ar quente e frio, ciclones e anticiclones (como o dito dos Açores, que é sempre uma chatice), água que se evapora, que sobe e se condensa. Mas na prática continua a ser um mistério tão grande quanto qualquer um dos grandes mistérios do mundo, como o que causa os gigantescos círculos nos campos de trigo, ou em que estariam suspensos os famosos jardins suspensos da Babilónia.
Este tem por exemplo sido um Verão de extremos onde vivo. Se Julho foi espectacularmente quente e se bateram recordes em termos de calor, já Agosto tem sido de certeza o mês mais chuvoso de sempre (ou assim parece) com mais de 120 mm de pluviosidade numa questão de 24 horas, em certas partes do país, e somente 3-4 dias em que não se viu uma gota de água e o tempo que fazia à noite era o mesmo que estava quando me levantara de manhã. Em termos de variedade tem sido largo o repertório: chuvas torrenciais durante horas a fio, rápidos aguaceiros tipo blitz, chuva grossa, média, miudinha, chuviscos, chuva vertical e chuva perpendicular e quase horizontal batida pelo vento. Chuva calma e chuva feroz e violenta, trovoada.
Em circunstâncias normais costumo achar acolhedor estar num cantinho abrigado da casa debaixo de um cobertor a ver a chuva, com uma chávena de chá bem quente e um livro e a ouvir o seu ruído a bater ao de leve nas janelas. Mas como me revolta e entristece admitir que é óbvio que nos aproximamos precocemente e a passos largos do Outono e que a vida estival de praia já lá vai, adeus e até para o ano, só me apetece olhar para as nuvens e gritar: “alguém se esqueceu novamente de fechar o chuveiro, pá!”
A única vantagem é que voltei a ter a praia só para mim.

4 Comments:

Blogger tikka masala said...

Ora aí está uma ENORME vantagem!! Ainda anteontem estive na praia e como aqui o tempo está bom havia gente aos magotes. Só às 20.30 me senti lá verdadeiramente bem. Devia ser sempre como a essa hora! Tu tens a sorte de não teres de esperar até tão tarde :D

25 agosto, 2006 16:51  
Blogger Vida de Praia said...

Pois é. Hoje por acaso fez sol mas só vinte e poucos graus; e como tinha o dia livre aproveitei para ir à praia, que estava às moscas. Senti-me como uma rainha, e a enorme extensão de areia era o meu reino : ) "Só miiiiinha!!!"
Para amanhã já prevêm outra vez chuvadas e trovoada... : (

25 agosto, 2006 22:39  
Blogger tikka masala said...

Que pena... mas deixa lá. A vida é feita de emoções e experiências, faça chuva ou faça sol! ;)

26 agosto, 2006 00:37  
Blogger Vida de Praia said...

Pois é... onde é que eu já ouvi isto...? ; )

26 agosto, 2006 10:11  

Enviar um comentário

<< Home