quinta-feira, agosto 17, 2006

Ó gente, o quanto me irritas!...
Confesso que a paciência nunca fez parte do meu modesto rol de virtudes. Mas ultimamente tenho-me apercebido de que há cada vez mais tipos de pessoas que sem esforço me irritam colossalmente:

  • As que à Sexta feira à tarde apesar da fila longa no Multibanco insistem em ver o saldo e levantar dinheiro. Mete cartão - escolhe idioma (opcional) - marca código - marca 'ver saldo' - tira cartão - tira talão. Mete cartão - escolhe idioma (novamente opcional) - marca código - marca 'levantamento' - marca a quantia desejada - tira cartão - tira dinheiro - quer talão? Sim - tira talão - conta dinheiro. E nisto já lá vão vários minutos preciosos de vida!
  • As que reservam toda a ambivalência e incerteza para a ida à padaria: "Bom dia. Queria seis bolas bem cozidas...não, olhe, dê-me antes um pão de forma." "Mais alguma coisa?" "Não...ah...olhe, já agora dois pãezinhos de leite e um croissant." "Simples?" "Sim...não: com queijo e fiambre, se faz favor". E para ajudar à "festa" fazem questão de pagar em trocados: "Quanto é?" "Doze euros e vinte e sete cêntimos". "Dez, onze, doze e dez, quinze, vinte, vinte e um, vinte e dois, vinte e sete. Veja lá se está certo", o que leva a empregada a contar o moedame: "Dez, quinze, vinte, vinte e um, vinte e dois, vinte e sete. Está certo sim."
  • As que não se descalçam à entrada da praia e bombardeiam os demais veraneantes já a secar-se deitados nas toalhas com a areia levantada pelos chinelos.
  • Os automobilistas indecentes: os que vão na brasa e optam por ultrapassagens perigosas. Os que vão a pisar ovos mesmo à minha frente e só para chatear aceleram assim que faço sinal para ultrapassar. Os que vão a falar animadamente ao telemóvel bem colado ao ouvido. E os que se alapam à traseira para pressionar a excesso de velocidade.
  • As que não têm a minima vergonha de deixar lixo por onde quer que passem - donos de cães, fumadores e fumadores donos de cães estão no topo da lista.
  • As que tossem sem pôr a mão à frente da boca. As que cospem para o chão. As que se apressam a entrar no Metro e não deixam primeiro as outras sair. As que são mal educadas para os clientes e claramente não acham que o cliente tem sempre razão. As que param subitamente no passeio sem avisar. E as que se irritam por tudo e por nada.

4 Comments:

Blogger tikka masala said...

Que tal acrescentar as que se plantam à beira das passadeiras, mas que nos fazem sinal para andar quando paramos para as deixar atravessar a estrada?! E as que deitam caroços de maçã ou maços de tabaco pela janela do carro? E as que abandonam monitores de computador ou impressoras estragadas a um canto do passeio? E as que deixam baterias de carros a um canto do passeio? E as que enterram beatas na areia? E as que começam a fumar para cima de nós, na mesa ao lado, à frente ou atrás, quando chega a nossa refeição no restaurante? Meu Deus, sou capaz de nunca mais parar...

17 agosto, 2006 23:48  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelas contribuições valiosas e absolutamente imprescindíveis para a lista de pessoas irritantes. Reconheço-as todinhas! Grrrrrr! Cá, já agora e por falar em passadeiras, também me irritam as que, apesar de já teres parado para as deixar atravessar - por ser uma passadeira! - estão ali que tempos e não sabem se pôr o pé na passadeira se não, acabando por ficar ali especadas à espera de atravessar até o trânsito estar também parado na outra direcção, não vão elas arriscar-se a serem atropeladas; só me apetece acelerar e ir à minha vida!

18 agosto, 2006 14:57  
Blogger tikka masala said...

Tens razão. Mesmo assim, eu faço questão de cumprir o meu dever. E depois apito furiosamente aos carros que não param para o peão que aguarda, porque esses idiotas ainda me fazem perder mais tempo!

18 agosto, 2006 17:04  
Blogger Vida de Praia said...

Também cumpro o meu dever na passadeira mas nestes casos verdadeiramente contrariada. Deviam incluir o atravessar numa passadeira em todos os testes de inteligência e aptidão - e também uma prova ao que fazer com beatas de cigarro, impressoras estragadas etc ; )

18 agosto, 2006 20:07  

Enviar um comentário

<< Home