domingo, agosto 13, 2006

Armadilhas vivas
Recentemente perdi-me numa estufa. Não me perdi no sentido literal de perder a orientação e o rumo e de não saber onde estava; e nem a estufa era tão enorme assim. Mas para mim uma estufa é um mundo tão variado, tão interessante que me prende a atenção e destrai de tudo o mais. Desde plantas exóticas como orquídeas e palmeiras até aos mais comuns fetos, oliveiras, brincos-de-princesa, hortências, gerânios, sardinheiras de côres garridas. E vasos lindos. E utensílios de jardinagem pouco práticos mas muito decorativos.
Venho sempre de lá com o porta-bagagens repleto de plantas. Desta vez não pude deixar de comprar uma pequeníssima planta carnívora, uma dionaea (ou ”armadilha de moscas de Vénus”; creio que “Vénus” se refere à armadilha, não às moscas; em Vénus não deve haver moscas...) verde-alface com muitos “braços” como um polvo e em cada extremidade uma autêntica armadilha, como duas mãos com finos cílios sensores nas palmas, sempre pronta a cerrar-se como duas mãos entrelaçadas ao mínimo movimento de um inseto que lá caia ignorando o perigo. Só se volta a abrir quando feita a digestão. Fico fascinada quando por exemplo uma mosca se aproxima e zás! Fica presa na armadilha e tenta freneticamente libertar-se, só conseguindo assim que a armadilha se feche cada vez mais. E chateio-me se só pousa ao de leve e consegue fugir antes de ser apanhada.
Foi assim que descobri este meu fascínio mórbido. Terei outros sem saber?

5 Comments:

Blogger papel químico said...

podem encomendar-se pela internet? tavez uma barreira de plantas carnívoras junto à janela fosse a solução cá para casa. assim tipo... uma 150 : D
o fascínio é perfeitamene compreensível, amiga!

13 agosto, 2006 11:40  
Blogger Vida de Praia said...

He, he : D
Muito a propósito da tua conversa de anteontem e sem o odor, para o venenoso ele também, do dum dum. E estas plantas carnívoras são até bastante decorativas. Se não se conseguir encomendar pela internet, da próxima vez que vos virmos levamos uma remessa ; ) Temos é que arranjar uma boa história para explicar na alfândega : )

13 agosto, 2006 20:14  
Blogger papel químico said...

acho que da forma que as coisas andam ainda vos tomavam por terroristas com armas biológicas! obrigada amiga, mas o bio kill está a dar conta do recado e não tem cheiro. com dum dum é o fim : )

13 agosto, 2006 20:44  
Blogger tikka masala said...

Que ideia excelente! Se conseguires passar pela alfândega, arranja uma para mim, please! Embora ache que não iria gostar de ver a planta em acção, dava-me jeito uma ajudinha desse tipo aqui em casa...

14 agosto, 2006 00:45  
Blogger Vida de Praia said...

Armas biológicas, he he he, essa foi bem apanhada ; ) Sim, nos dias que correm é mesmo preciso ter cuidado com o que se leva na bagagem.
Aceitam-se encomendas, Tikka : ) E acredita que é fascinante ver a plantinha em acção, de um momento para o outro passa de ter um ar inofensivo para ser uma...arma biológica eficaz ; ) Bye bye insetos chatos!

14 agosto, 2006 08:52  

Enviar um comentário

<< Home