sábado, agosto 12, 2006

Cortar ou não cortar, eis a questão – parte 2
Não sei se conhecem aquele sentimento de surpresa depois de uma coisa, que se receara, ter corrido muito mais para além das expectativas e ser praticamente impossível reconhecer qual era afinal o problema inicial. Andei eu a fazer um bicho de sete cabeças? Uma tempestade num copo de água? Foi esse mesmo sentimento de surpresa que tinha ontem quando saí do salão de cabeleireiro com o cabelo leve ao vento.
Dei liberdade à minha cabeleireira, que já me conhece há mais de um ano, para fazer o que achasse que devia fazer. Deu uma coloração profunda mas ligeira; lavou; tratou; secou; escadeou levemente; esticou; alisou; cortou como achou por bem, mantendo o penteado comprido mas mais suave.
Acho que já me tinha esquecido como era. Foi uma experiência bastante intensa para todos os sentidos. Para a visão as garrafas e tubos de côres vivas, os penteados arrojados das cabeleireiras, o artigo e meio que cheguei a ler na revista Elle com óptima fotografia, a cliente com papeis côr de mostarda no cabelo, os espelhos do chão ao teto com as suas molduras de mogno. Para o ouvido a música, a conversa animada com a cabeleireira, as outras conversas no salão, todas elas sobre férias bem passadas ou férias ainda a passar. Para o gosto o chá de frutos, hoje não me apeteceram uvas nem biscoitos. Para o tato a massagem ao coro cabeludo, a lavagem prolongada com água à temperatura ideal, a exfoliação às mãos - um extra para experimentar um produto novo em promoção - as toalhas macias acabadas de sair da secadora a envolver-me o cabelo molhado, o cabelo seco à mão, esticado à escova e alisado a ferro. E para o olfato os odores agradáveis do shampô caro, do novo volumizador que ao mesmo tempo realça o brilho natural do cabelo.
Quantas vezes tenho duas horas e meia só para mim própria em que posso esquecer tudo lá fora e deixar que me encham de mimos e luxos?
Duas horas e meia depois eu era uma nova mulher de mãos e cabelo sedosos, como uma estrela de cinema num anúncio da L’Oreal, “porque eu mereço”, a passear o cabelo de um lado para o outro por essas ruas fora e a contemplar-me nas montras das lojas. Qual era afinal o problema?
Eu até punha uma foto do novo penteado no blog, mas não tenho ainda uma máquina fotográfica digital. Por isso usem a vossa imaginação. Por agora vão ter que se contentar mais uma vez com a foto do meu salão preferido onde passei umas belas horas Sexta à tarde.

8 Comments:

Blogger papel químico said...

boa! e pelo bom aspecto do salão, o corte deve ter ficado bem giro : )

12 agosto, 2006 12:21  
Blogger Vida de Praia said...

O corte ficou impecável! Continuo a parecer uma autêntica estrela de cinema : ) Até já me dói o pescoço de tanto virar a cabeça de um lado para o outro para o fazer voar como nos anúncios da L'Oreal ; )

12 agosto, 2006 14:14  
Blogger papel químico said...

não há nada como deixar quem sabe, fazer o que sabe ; ) acho que é um bom pretexto para comprares a máquina digital!

12 agosto, 2006 22:52  
Blogger Vida de Praia said...

Aliás um óptimo pretexto, tens toda a razão ; )

13 agosto, 2006 08:47  
Blogger tikka masala said...

Muito giro, este post. Porque retrata uma situação com a qual não me identifico minimamente (raramente vou ao cabeleireiro e é uma experiência de que não gosto nada), mas de uma forma que torna impossível não perceber a tua satisfação. Fico contente que te sintas bem. Eu já tive essa sensação de profundo agrado por me ter permitido passar duas horas num local onde tratassem de mim, mas foi a receber massagens de um osteopata e estava mal da coluna!

14 agosto, 2006 00:50  
Blogger Vida de Praia said...

Olá Tikka. Bem-vinda de férias da ilha deserta sem acesso à internet ; )
Se tiveres oportunidade de ler o post de dia 9 verás que a minha relação às idas ao cabeleireiro é no mínimo ambivalente - nos dias que antecipam a ida fico sempre cheia de stress, porque nunca sei o que fazer ao cabelo; quando lá chego é aquela experiência relaxante e fenomenal; e para a próxima já me esqueci que adorei e que saí de lá satisfeita e volto ao stress.

14 agosto, 2006 08:47  
Blogger tikka masala said...

É claro que li avidamente todos os teus posts assim que voltei! ;D Não comentei esse porque também fiquei com um sentimento ambivalente em relação a ele :P

15 agosto, 2006 00:19  
Blogger Vida de Praia said...

O sentimento ambivalente é compreensível : )

15 agosto, 2006 10:24  

Enviar um comentário

<< Home