Andorinhas
Ontem ao cair da tarde fomos a uma das nossas praias favoritas na ilha onde vivemos; é numa zona natural visitada por muita passarada migrante, especialmente andorinhas. E ontem estava apinhada delas. Quando as vejo invejo-lhes a audácia, a rapidez, as manobras imprevisíveis, a ligeireza confiante de movimentos, a maneira pitoresca como pairam nas alturas e quase tocam as nuvens e agilmente voam a pique rente à água que raspam ao de leve, ou rente aos telhados e às paredes das casas, entram, saem, voltam a entrar, brincam frivolamente, desafiam-se mutuamente em corridas aéreas desenfreadas. Porque a sua natureza o dita constroem os ninhos nos alpendres e beirais que querem, sem limites, sem demarcações, sem fronteiras. Sobrevoam praias e planícies. Comem no ar, só pousam para descansar as asas fatigadas de tanto esvoaçar e providenciar para as crias que de si dependem. Criam os filhos e voltam a partir, vão ver o mundo, terras mais quentes. Seguem o sol, migram de estação em estação, aproveitando os ventos ao longo das zonas costeiras. Sem comprar bilhete ou mostrar identificação. Isso é que deve ser vida!
Se não fosse a chatice de ter de me alimentar de insectos repelentes e de ter de voltar a regurgitá-los, até gostava de ser andorinha.
8 Comments:
podias sempre ser uma andorinha vegetariana e regurgitar ervinhas e flores (isto continua a não soar lá muito bem...)
dás uns belos passeios aí perto de casa! também adoro andorinhas.
Lá dar bons passeios aqui à volta dou. Mas confesso que a cena do regurgitar me desencoraja... ; P
Bonita, a tua descrição das andorinhas. É texto para ler e reler.
Obrigada. Vê-las é fascinante, mas é difícil de descrever com palavras. Seria mais to the point filmar e mostrar : )
Boa ideia! Porque não introduzes aqui uns videozinhos para animar ainda mais o teu blog?!
Obrigada pela ideia. Mas videos só são mesmo precisos para descrever o vôo indescritível das andorinhas - tudo o resto é fácil de descrever com palavras ; )
lol
Rio-me de te imaginar a alimentares-te de insectos!
Seria cómico se não fosse um tanto ou quanto repugnante ; ) (há países em que insectos são considerados autênticos pitéus, mas eu fico-me pela cozinha tradicional... podem-me chamar conservadora à vontade.)
Em contrapartida imagina como seria incrível poder voar assim...
Enviar um comentário
<< Home