terça-feira, agosto 29, 2006


Vida de leão
Desde miúda que me lembro de no Verão haver campanhas televisivas para tentar prevenir ao máximo o abandono de animais domésticos nas ruas durante as férias. E apesar de nunca ter tido animais de estimação, sempre me confundiu, sensibilizou, perturbou e chocou este fenómeno cruel e irresponsável da sociedade portuguesa: primeiro compras um cão, tratas de o vacinar e alimentar durante meses e meses, crias uma relação, afeiçoas-te a ele e ele a ti. E de repente chega Agosto e dás-te conta de que vais para férias e não te apetece levar o cão, ou não te deixam ter o cão para onde vais passá-las. E o que fazer então? Pensão para cães está fora de questão, porque achas caro demais e todos os amigos e vizinhos vão de férias na mesma altura, ou já foram e não deixaram contacto. Só resta abandoná-lo na rua (?) Como é possível cometer tal crime, deixar um bicho dependente à deriva, à sua sorte, ao deus dará? Entretanto li há dias que no Brasil esta situação se tornou, se possível, ainda pior: devido a uma nova lei que proíbe a exibição de felinos e outras feras selvagens nos circos, estes não foram de meias medidas e soltaram os leões que tinham em cativeiro. Para as ruas! Resultado: 68 leões à solta nas ruas, magros, escanzelados, em péssimo estado, a morrer de fome de tão desabituados de caçar o seu próprio sustento – isto para a sorte do transiunte brasileiro; senão teria sido carnificina total. No Brasil leão tem vida de cão!
E da maneira como a vida está, quem diz que no futuro quem quer aproveitar as férias e não ter chatices, para além dos cães não começa também a abandonar os filhos ou os pais idosos na rua? Há quem diga que o homem é um animal racional... hmmm, talvez.., mas por vezes é de certezinha um animal de hábitos bárbaros, sem coração, sem piedade, sem compaixão...

5 Comments:

Blogger tikka masala said...

Estou totalmente contigo. Há dez anos adoptei um cãozinho que encontrei na rua, no Verão e com sarna. É um dos meus melhores amigos!
Quanto a essa história dos leões, nem dá para acreditar. Chocante. Só espero que pelo menos alguns deles se salvem! Porque não os regataram já para um zoo?

31 agosto, 2006 00:01  
Blogger tikka masala said...

E no que toca a crianças e idosos, caso não tenhas reparado isso também já acontece. Se ainda não ficam na auto-estrada, ficam em à porta de casas alheias, ou em lares, deixados por pessoas que nem merecem esse nome.

31 agosto, 2006 00:03  
Blogger Vida de Praia said...

Sobre os cães: não sabia que o teu cão tinha passado por essa situação, que imagino ser angustiante, de ser abandonado pelos donos. Fizeste bem em adoptá-lo - com sarna e tudo nem devia ser muito atraente - e em dar-lhe mimos. Fico contente de saber que ainda há pessoas com o coração no sítio certo!
Sobre os leões: também fiquei surpreendida por não terem recorrido a zoos. Sei que quando a polícia os capturou os pôs temporariamente num estádio e em uma penitenciária. Deu a parecer que alguns estavam bastante mal, coitadinhos.
E quanto às crianças e aos idosos: não tinha pensado nisso, mas tens razão: já acontece há muito tempo. É tão triste! Como é que a vida de uns é exaltada até às nuvens e a vida de outros parece não ter valor algum?...

31 agosto, 2006 09:00  
Blogger tikka masala said...

Um escândalo. Mais do que haver leis para punir quem comete tais crimes, devia haver quem fizesse com que as leis fossem de facto cumpridas e quem castigasse efectivamente todos os que maltratam animais e pessoas, sem esquecer as árvores :)

31 agosto, 2006 18:46  
Blogger Vida de Praia said...

Um ponto de vista com o qual concordo completamente! Quem maltrata seres vivos (talvez com a excepção de insectos repelentes... mas acerca disso já conheces a minha posição, Tikka) devia ser penalizado pelo menos tão pesadamente como quem comete crimes económicos (por exemplo de falsificação de moeda), que, pelo menos cá, são dos crimes que apanham as maiores penalidades.

31 agosto, 2006 21:41  

Enviar um comentário

<< Home