
Era uma vez num passado bastante longínquo um mundo em que virus eram seres microscópicos que atacavam outros seres vivos. Muitos anos depois passaram a atacar computadores via programas partilhados, emails contaminados e a internet em geral. A última novidade virológica é que até telemóveis podem ser atacados e apanhar uma virose. O fenómeno chama-se smishing e acontece através do envio de um sms de um computador para um ou vários telemóveis. Os números de telemóvel criam então o programa virulento eles próprios, não me perguntem como... A mensagem de sms tenta fazer com que a vítima faça o download de um programa antivirus gratuito para o telefone, mas na realidade o que se downloada (não sei se é esse o termo aportuguesado) é um virus. Possíveis consequências? Ter de pagar um balúdio pelo sms, ou até mesmo chantagem, afirmam os peritos. E a epidemia de virus telefónicos pode alastrar-se mais do que as epidemias que atacam os computadores pelo simples facto de haver mais telemóveis em circulação.
Ao inteirar-me deste perigo da era supratecnológica para a nossa civilização, este ébola dos telemóveis, é que me apercebi de quão sortuda sou por ter um telemóvel velhote, a preto e branco, com poucas funções, sem máquina fotográfica de x megapixels, bússola, lanterna, Java, Bluetooth, infravermelho, MP3, WMA, AAC, vídeo MPEG4, MMS ou toques polifónicos. Que eu saiba nem sequer tem possibilidade de fazer downloads ou escrever e receber emails e comunicar com computadores. O meu telemóvel apesar de idoso deve ter afinal uma saúde de ferro.
2 Comments:
Já somos duas! E só não tenho ainda o meu primeiro "tijolo" porque se estragou... mas o de agora também não vai poder apanhar essas doenças. Mesmo que quisesse!
Boa, Tikka! O teu amigo Jaime das modernices e tecnologias já se estaria a passar e a dar-nos para trás se lesse isto : )
Enviar um comentário
<< Home