sábado, setembro 16, 2006

As vantagens de ter um telemóvel da idade da pedra
Era uma vez num passado bastante longínquo um mundo em que virus eram seres microscópicos que atacavam outros seres vivos. Muitos anos depois passaram a atacar computadores via programas partilhados, emails contaminados e a internet em geral. A última novidade virológica é que até telemóveis podem ser atacados e apanhar uma virose. O fenómeno chama-se smishing e acontece através do envio de um sms de um computador para um ou vários telemóveis. Os números de telemóvel criam então o programa virulento eles próprios, não me perguntem como... A mensagem de sms tenta fazer com que a vítima faça o download de um programa antivirus gratuito para o telefone, mas na realidade o que se downloada (não sei se é esse o termo aportuguesado) é um virus. Possíveis consequências? Ter de pagar um balúdio pelo sms, ou até mesmo chantagem, afirmam os peritos. E a epidemia de virus telefónicos pode alastrar-se mais do que as epidemias que atacam os computadores pelo simples facto de haver mais telemóveis em circulação.
Ao inteirar-me deste perigo da era supratecnológica para a nossa civilização, este ébola dos telemóveis, é que me apercebi de quão sortuda sou por ter um telemóvel velhote, a preto e branco, com poucas funções, sem máquina fotográfica de x megapixels, bússola, lanterna, Java, Bluetooth, infravermelho, MP3, WMA, AAC, vídeo MPEG4, MMS ou toques polifónicos. Que eu saiba nem sequer tem possibilidade de fazer downloads ou escrever e receber emails e comunicar com computadores. O meu telemóvel apesar de idoso deve ter afinal uma saúde de ferro.

2 Comments:

Blogger tikka masala said...

Já somos duas! E só não tenho ainda o meu primeiro "tijolo" porque se estragou... mas o de agora também não vai poder apanhar essas doenças. Mesmo que quisesse!

17 setembro, 2006 11:06  
Blogger Vida de Praia said...

Boa, Tikka! O teu amigo Jaime das modernices e tecnologias já se estaria a passar e a dar-nos para trás se lesse isto : )

17 setembro, 2006 14:00  

Enviar um comentário

<< Home